Atitudes valiosas

- As chaves para o caminho da vida plena de alegria e felicidade

Este ano comemora-se 80 anos de atividades do “Dia do Hinokishin” e do “Dia da Divulgação”, realizados nos meses de maio e setembro, respectivamente. E para estes eventos foi definido o lema: “Gratidão, Satisfação e Salvação”, divulgado no período oportuno dos três anos que antecederam os 120 anos do ocultamento físico da Oyassama.

A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente, até se tornar um hábito. Por vezes, esquecemos de agradecer e vivemos apenas reclamando. Em vez de se lastimar na qualidade de vítima, deve-se passar à atitude positiva, agradecendo por tudo, desde o abrir dos olhos de manhã até a hora de dormir. Esta pequena atitude abre o coração e o entendimento de quantas bênçãos e proteções recebemos diariamente, e leva-nos a perceber as graças invisíveis, aquelas que passam desapercebidas no dia a dia. O sentimento de gratidão faz-nos libertar da preocupações e, ainda, nos acalma.

Viver com espírito de gratidão torna a pessoa mais humilde e gera a atitude que corresponde à intenção de Deus-Parens. Assim, dizer obrigado, bem como pedir desculpas, são duas palavras que não se pode esquecer.

Ao agradecer, o coração descansa, a mente se aquieta, relaxamos, dormimos melhor e ficamos livres das tensões da vida moderna. Também ajuda a combater as doenças psicossomáticas, a depressão, a tristeza, a solidão, a melancolia, a baixa autoestima, a insônia e a ansiedade.

Mentalmente, repita várias vezes ao dia: obrigado, obrigado, Deus. Experimente fazê-lo e sinta como ficará mais calmo, completo e feliz.

Do sentimento de gratidão surge a satisfação, que é o complemento do bem-estar social. Pressupõe-se um bom estado de ânimo que se propaga às pessoas ao redor e se prolonga pelo dia afora. Uma pessoa satisfeita é condescendente e tem para com os outros uma preocupação elementar. Por abranger as pessoas de bom ânimo, as quais têm um especial sentimento de prazer e alegria, todas estas vivem sempre rodeadas, compartilhando as ações coletivamente.

Demonstrar satisfação por tudo também faz melhorar o sentimento dos pessimistas. Não deve haver satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros. Isto é um meio de salvar o próximo.

Todo ser humano possui o livre uso do espírito. Assim, vamos antecipar a verdadeira vida plena de alegria e felicidade fazendo opção pelo uso das chaves da vida feliz: gestos de sentimento de gratidão; ser cuidadoso e ter satisfação por tudo; e, determinar-se em ajudar e salvar o próximo.