625.Jul 2023_Leitura I

rumo à evolução espiritual

Hinokishin (Cap. VIII – continuação)

Para o mundo pleno de alegria “portando a padiola no ombro”

O espírito de hinokishin, a atitude de hinokishin, quando isto se propagar a todos os locais, penso que poderemos receber as graças em nossa caminhada rumo a vida plena de alegria e felicidade, e, através do hinokishin, podemos resolver qualquer problema de toda a sociedade. (132 – Cerimônia Comemorativa dos 80 anos de fundação da Igreja-mor Shimagahara)

O único caminho que conduz à vida plena de alegria é o hinokishin. Quero dizer que não é exagero falarmos que é através do hinokishin que construiremos o mundo de vida plena de alegria. (133 – Encontro “Já ao hinokishin”, na Regional de Tottori)

Somente o caminho da vida-modelo

Penso que não é exagero dizer que o dia a dia da vida-modelo de Oyassama foi, do início ao fim, um hinokishin. (143 – Visita missionária a igreja Honmiti)

O fertilizante da eterna vida

Mais que praticar o hinokishin por desejar receber as graças, o melhor é, depois de tê-lo feito, ser agraciado por providências que nunca se acabam, e isso se torna a semente por toda a vida. (154 – Grande Cerimônia de Janeiro da Igreja Furusato)

Regresso a Jiba (Cap. IX)

O regresso a Jiba de cada um

Com certeza, já devem ter passado por momentos que, com muitas saudades do Parens e devido a um sentimento inexplicável de não poder deixar de regressar, os fizeram regressar com urgência a Jiba. Ou ainda, por estar muito envolvido na salvação de uma pessoa com deficiência física, pelo enorme desejo de querer salvá-la, mesmo que carregando- a, não conseguisse deixar de regressar  a Jiba. Ou ainda, quando, inexplicavelmente, algo os fizesse regressar, como se o fato de regressar a Jiba fizesse parte de um de seus deveres. Ao refletir sobre a 2ª, 3ª, 4ª, 5ª vez em que regressamos a Jiba, em todas as situações que nos levaram a fazer o regresso, e em cada sentimento contido, penso que é possível relembrar os vários tipos de sentimentos com que regressamos. (142 – Cerimônia de Inauguração do Alojamento N°81 da Igreja-mor Nakatsu)

Feriados

Para quê regressamos a Jiba? Por quê despender de tempo e dinheiro para regressar a Jiba? Regressamos a Jiba porque é onde Deus-Parens reside, porque é onde se encontra a Oyassama. (142 – Cerimônia de Inauguração do Alojamento N°71 da Igreja-mor Yamaguni)

Conforme é explicado de modo compreensível na preleção do Besseki, o regresso a Jiba é como um retorno saudosista ao Parens. O regresso a Jiba é a busca pelo Parens, semelhante ao saudoso sentimento dos filhos que regressam a morada dos pais. (143 – Cerimônia de Inauguração do Alojamento N°81 da Igreja-mor Niigata)

No Mikagura-uta, há a seguinte expressão: “tomados pela saudade”. Para podermos refletir sobre o significado dessas palavras, não podemos pensar que o regresso a Jiba seja algo obrigatório, mas, sentir que é algo impossível de deixar de realizar. (142 – Cerimônia de Inauguração do Alojamento N°99 da Igreja-mor Ogata)

Refletindo a respeito da intenção de Deus-Parens, como irmãos e filhos do mesmo Parens, acredito que todos já devem ter ouvido que o Parens aguarda, a qualquer momento a evolução espiritual dos filhos. Assim, vendo a imagem animada de todos regressando, com certeza quem mais fica contente é o Parens. Penso que o significado de nosso regresso a Jiba está no ato de corresponder dizendo: estou bem, com saúde, não esqueci do Parens, veja bem que hoje pude regressar.  (154 – Aos regressantes na Cerimônia Comemorativa dos 100 anos de Nomeação da Irmandade Meishingumi)

O ato essencial da fé

O regresso a Jiba é uma das ações imprescindíveis do cotidiano de nossa fé. E isso não é teoria. Aí se encontra um profundo significado que é difícil de ser explicado. (150 – Cerimônia de Inauguração do Alojamento N°144 da Igreja-mor Omori)

O fato de regressar a Jiba nos bons e maus momentos, na alegria e na tristeza, e também nos momentos de aflição, de poder sempre desabafar com o Parens mesmo no sentido de solicitar as graças, e assim, receber Suas orientações, para nós, é um ato imprescindível, e, aceitando esse espírito, poderemos receber ainda mais as Suas extraordinárias providências. (140 – Cerimônia de Inauguração do Alojamento da Igreja Kishibe) 

Da força centrípeta à força centrífuga

Hoje, com toda a determinação, os senhores realizaram o regresso a Jiba. E, apesar de não a vermos, Oyassama nos diz: “que bom que regressaram”, colocando a razão em seus espíritos. Espero que não desperdicem essa razão que foi amavelmente concedida. Que cada um a leve de volta com todo zelo em prol da própria saúde, da família, das pessoas ao seu redor, ou seja, para a própria vida. Desejo que trilhem atentos a isso. Mas, como devemos fazer? Com certeza, já devem ter tido o contato com as palavras de Deus-Parens. Então, devem acreditar firmemente nesse ensinamento e buscar dia a dia o adequado caminho espiritual. (137 – Regional de Saitama, Regresso em agradecimento aos 10 mil regressantes na Cerimônia da alegria; na caravana de regresso ao Besseki da Igreja-mor Hokuyo)

(continua na próxima edição)