628 2023 Out_Capa

Mensagens de deus-parens

Yoshimiti Matsusaki

Neste mês, comemoramos o início da Tenrikyo, que ocorreu em 26 de outubro de 1838, através da Revelação Divina proferida através da senhora Miki Nakayama, conhecida como Oyassama:

“Eu sou o Deus Original, o Deus Verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”

Ao longo da vivência na fé, é comum muitos considerarem que a expressão de Deus-Parens esteja somente nas escrituras sagradas. Contudo, num plano mais profundo, devemos estar atentos às orientações divinas que são as manifestações do amor de Deus-Parens, sempre preocupado com os seus filhos, ignorantes de sua perigosa jornada espiritual.

Recebemos orientações que se manifestam através do nosso corpo, em forma de enfermidades e, também, em problemas circunstanciais. Estas orientações buscam a reflexão individual e coletiva, promovendo a evolução e o amadurecimento espiritual que nos conduzirá ao mundo pleno de alegria e felicidade.

Embora não haja nada que possa ser chamado de doença, o incômodo que se apega no corpo é uma mensagem de Deus.           (ED IV-25)

É importante atentar que as orientações divinas também ocorrem em situações menos críticas, em estágios bem anteriores, como em cenários positivos onde os esforços e dedicação são reconhecidos e validados por Deus-Parens.

Não devemos associar as orientações somente a situações críticas ou negativas; é importante estar atento às mensagens de Deus em todos os momentos, no cotidiano ou nos momentos mais íntimos. Assim, perceberemos situações em que estamos sendo apoiados nos trabalhos que estão de acordo com o desejo divino, como se a mensagem fosse: “Muito bem, é isso mesmo!”, ou então, “Parabéns, continue assim!” Em outros momentos, pode ser uma mensagem de alerta: “Cuidado, não faça isso”, ou então, “Que tal refletir mais um pouco?”

É comum construirmos um diálogo com Deus em situações extremas e opostas, ou seja, na preocupação diante de um grande problema ou na gratidão devido a uma grande alegria. Esse diálogo íntimo é construído no dia a dia a partir da reflexão sobre as pequenas mensagens de Deus-Parens.

Em razão disso, lanço a fragrância mesmo em sonho. Reflitam logo sobre isso.           (ED XIV-7)

Nada é ao acaso; cada pequena conquista, alegria ou incômodo tem a presença de Deus-Parens. A reflexão espiritual durante o Serviço diário é um bom momento.

Em diversos momentos, também podemos perceber as mensagens de reconhecimento e de orientação através das pessoas que surgem para nos apoiar, por vezes criando oportunidades que até então não existiam. Por vezes, surgem dificuldades que jamais foram imaginadas, como pessoas que podiam ou deviam ajudar, mas criam oposição. O clima e o tempo também trazem mensagens que devem ser interpretadas; muitas vezes, traduzimo-las como sorte ou azar, e acabamos não refletindo com a devida profundidade as nossas predestinações, merecimento, dedicação e virtudes acumuladas. Muitas vezes, simplesmente, nos vitimizamos nas situações e relações, omitindo a responsabilidade e o protagonismo da nossa jornada espiritual.

Não poderão saber facilmente o que seja a mensagem, são as intenções de Deus muito acumuladas.           (ED IV-26)

Obviamente, nessa longa jornada, não teremos somente alegria transbordante e plena gratidão, em muitos momentos surgem as incertezas e até indignação. Mas, atentos às mensagens de Deus-Parens, que nos auxilia no amadurecimento espiritual, compreenderemos melhor o Ensinamento e captaremos a essência da mensagem de Deus, e, assim, conseguiremos trilhar a jornada espiritual legada pela Oyassama.

Reflitam e sigam-me determinando o espírito, no futuro terão um caminho promissor.            (ED V-24)

Como está seu diálogo com Deus-Parens?

(Yoshimiti Matsusaki)