626 ago 2023_Opinião

O que significa Tenrikyo?

Leonardo Yozhikazu Maruoka

Quando saio para divulgação ou estou em uma reunião, ou numa roda de amigos, sempre que o assunto é religião, me perguntam qual o Deus da Tenrikyo?

Nós, que somos deste Caminho, temos de ter, na ponta da língua, que o nosso Deus se chama Tenri-Ô-no-Mikoto, isto é, Deus-Parens, o Deus que criou os seres humanos na criação original.

No ideograma japonês, ‘Ten’ significa todo o universo; ‘Ri’, a razão ou de acordo com a razão; ‘Ô’, criador de todo o universo; e, ‘Mikoto’, indica a origem da vida ou Deus. Assim, Tenri-Ô-no-Mikoto é o Deus que governa a razão da lógica do universo - é o Deus deste ensinamento.

Deus-Parens é o Deus original que criou os seres humanos e ensinou sobre as providências divinas, e isso tem-se desenvolvido gradualmente. Denominamos de Deus-Parens porque é o parens (pai e mãe) da criação que iniciou este mundo e os seres humanos. Deus-Parens também é o Deus verdadeiro, que, através do ensinamento de todas as providências, tem nos conduzido e orientado para a maturação espiritual. Deus-Parens tem a relação de pais e filhos com os seres humanos.

Na relação de pais e filhos, nós como pais, trabalhamos para que os nossos filhos evoluam nos estudos, espiritualmente e na vida profissional. Acredito que na relação entre Deus-Parens e nós, seus filhos, Deus também tem trabalhado para evoluirmos espiritualmente e alcançarmos vários níveis ou estágios de maturação espiritual.

Quando fazemos a divulgação para pessoas que se interessam pela religião da Tenrikyo, é importante explicar sobre a razão das três predestinações originais. A predestinação do tempo: dia 26 de outubro de 1838; a predestinação do local: da Residência Original e de Jiba; e a predestinação da pessoa: de Oyassama, como sacrário vivo de Deus-Parens e a alma de Izanami-no-mikoto, a mãe da humanidade.

Através de suas palavras, sua escrita e também do seu modelo de vida, Oyassama instruiu sobre a razão de Deus-Parens, que nos vivifica através das dez providências para alcançarmos a vida plena de alegria e felicidade. Também, esclareceu todas as coisas e o motivo de ter-se revelado neste mundo. Assim, os seres humanos puderam conhecer o amor parental de Deus-Parens através das ações e do amor maternal de Oyassama, demonstrando maravilhosas graças e salvações.

No período de 50 anos, compreendido entre 26 de outubro de 1838 e 26 de janeiro de 1887, Oyassama recebeu a razão de sacrário vivo de Deus-Parens e de Parens da vida-modelo. 

Desta maneira, podemos dizer que a Tenrikyo foi iniciada pela revelação de Deus-Parens, que tomou Oyassama como seu sacrário. Não é, absolutamente, um ensinamento pensado pela pessoa Miki Nakayama. 

Na criação original, Deus-Parens fez a promessa de reunir os instrumentos quando da chegada do tempo predeterminado. Assim, Deus Parens se introduziu no corpo de Oyassama e, através do seu amor parental, explanou sua intenção de salvar toda a humanidade.

É importante também explicar sobre o Kanrodai, o Pedestal do Néctar, e a razão de Jiba, a nossa Terra Parental, localizada na cidade de Tenri, no Japão. Jiba é a prova da criação dos seres humanos e é a residência de Tenri-Ô-no-Mikoto, a fonte da salvação de toda a humanidade, de todos, igualmente e sem exceção. Jiba é o ponto único de realização do Serviço do Kanrodai e é o ponto de referência e convergência para a purificação do espírito de todas as pessoas. Jiba também é o local em que receber-se-á o néctar da vida plena de alegria e felicidade, concedido pelo Parens no Kanrodai,.

Agora, quando falamos sobre o Serviço, Otsutome, refere-se à dedicação ao trabalho de Deus e foi ensinado pessoalmente pela Oyassama. O Serviço Autêntico é executado mensalmente na Sede da Igreja, no dia 26, e é dividido em duas partes. Primeiro, o Serviço de Kagura, ao redor do Kanrodai, na área sagrada, em Jiba, executado expressando a razão das Dez Providências Divinas, por 10 membros do pessoal do Serviço. A segunda parte é a da Dança das Mãos, no tablado superior, por seis membros, executando o hino Yorozuyo e mais doze hinos.

Também devemos explicar que, na igreja, realizamos o Serviço diário, da manhã e vespertino, e, mensalmente, em dia específico, o Serviço da cerimônia mensal, que tem a razão do Serviço Sagrado de Jiba.

Tudo isso para mostrar a importância de frequentar a igreja para limparmos e purificarmos o espírito através do Serviço, que é o princípio para demonstrarmos a fé no dia a dia

*é condutor da Igreja Amazônia, em Belém/PA