632 2024.fev GAKU

gaku extraordinário

Comissão dos Encarregados dos Estudantes

Com a graça de um tempo maravilhoso, foi realizado entre os dias 9 e 14 de janeiro, o 16º Curso Estudantil, carinhosamente chamado de GAKU, com a participação de 210 jovens cursistas, vindos de diversas localidades do Brasil: CE 1, DF 2, MA 1, PE 6, PR 32, RJ 1, RO 2, SP 162, Japão 1, Peru 2, além de mais de 105 staffs.

O curso visa cuidar do aprimoramento espiritual dos jovens e é composto por três módulos, I, II e III, tendo como temas: ‘Despertar a fé’,’ Aprofundar a fé’, e ‘Praticar a fé’, respetivamente. As atividades são específicas para cada módulo, de acordo com o entendimento dos cursistas: os que chegam pela primeira vez são convidados a despertar a fé que talvez até tenham, mas que está escondido no íntimo de seus corações. Há visitas programadas ao Lar de Idosos, levando-lhes um abraço carinhoso, e atividades no Recanto Tenri, onde os cursistas podem sentir a natureza.

E nesta edição, aconteceu algo inusitado. Como sempre, a cerimônia de abertura se inicia após o Serviço vespertino, por volta das 19h30. Quando estávamos recebendo a saudação do Primaz, houve queda de energia, um apagão, apenas dentro do recinto de reverência. A princípio, foi um susto, mas logo o silêncio tomou conta do local e, assim, puderam ouvir a saudação do Primaz, em viva-voz. Foram 2, 3 minutinhos. Refletindo sobre este fato, cremos que Deus-Parens quis nos mostrar para ‘apagarmos’ nossos sentimentos egoístas; a luz voltou exatamente quando o Primaz falou em ajuda mútua. Enfim, apagar nossos sentimentos egoístas e acender o espírito de ajuda mútua em busca da vida plena de alegria e felicidade.

Ao passar os dias, aqueles cursistas que chegaram desconfiados, sem conhecer ninguém, aos poucos foram se integrando, fazendo amizades, sendo acolhidos pelos orientadores e abrindo seus corações na equipe. Foi notável a alegria estampada em seus rostos.

“Como as pessoas precisam ser ouvidas, como um abraço conecta almas tão parecidas, às vezes, não é necessário dominar todas as técnicas, é tocar uma alma humana a outra alma humana. O maior valor do ensinamento é a amizade, fidelidade, empatia e amor construído em apenas seis dias tão intensos. Aprendi aqui que o que vale a pena é realmente viver com pessoas que te façam sentir vivas. Conexão foi a palavra mais forte e descritiva de todos esses dias, o real significado de amizade conforto.” (Angela Anami, Igreja São Paulo)

“Siendo esta mi primera vez em el GAKU, creo que me pareció una experiencia muy interessante y divertida. La charla que más me gustó fue lo de vida de Oyassama porque nos mostró como fue su travesía y todo lo que hizo. Mis compañeros de grupo fueron muy amables. Me gustaría volver el año que viene para hacer el módulo 2. Muchas gracias a todos”. (Leandro Hachiya, Igreja Lima, Peru)

Muito obrigado a todos que nos ajudaram e nos apoiaram na realização de mais um Curso Estudantil, mais um GAKU extraordinário!

(Claudia Harumi Watanabe)