626 2023.Ago

Meu cotidiano

retribuindo as graças

Takanori Shishido

Trabalho como Técnico de Manutenção em elétrica, atuando em Geração de energia e Automação na Petrobras, no interior do Amazonas.

Distante 650 km de Manaus, a Província Petrolífera de Urucu é a única região produtora de petróleo em área de selva do país. A reserva fica localizada no município de Coari e os poços de extração ficam espalhados por uma área de 350 km². 110 km de estradas ligam as áreas de extração, mas alguns poços só podem ser acessados através de helicópteros.

Uma rede de dutos leva a produção ao Polo Arara, um complexo industrial com termelétrica capaz de produzir energia suficiente para abastecer uma cidade de 50 mil habitantes e quatro unidades de processamento de gás natural.

Fornecemos o gás natural a Manaus, via gasoduto, para a produção de energia elétrica da capital; o GLP (gás de cozinha) abastece toda a região Norte e também parte do nordeste, chegando até o Ceará; e o C5+ nafta, que é incorporada ao petróleo e enviada à Refinaria de Manaus que fabrica a gasolina, o diesel e querosene de aviação para a região Norte.

Aqui, a rotina é a mesma de uma plataforma de petróleo em alto mar; ficamos confinados durante 14 dias e folgamos 21 dias. A equipe de manutenção trabalha no regime de sobreaviso, ou seja, ficamos 24 horas à disposição da empresa para atender as necessidades operacionais do Polo.

Há quem diga que somos privilegiados com tamanha folga, mas o processo de adaptação deste regime não é nada fácil. Ainda hoje, após 20 anos de idas e vindas, sentimos a falta da família e perdemos momentos preciosos que não voltam mais. Neste ínterim agradeço a Deus-Parens e Oyassama por conceder uma esposa maravilhosa que entende a necessidade do trabalho e que cuida muito bem das filhas durante a minha ausência. 

Um dos fatos marcantes deste regime de trabalho foi deixar a minha mãe hospitalizada na UTI para cumprir a escala do trabalho; após três dias, ela retornou (faleceu) e, com a graça de Deus-Parens, um voo e toda uma equipe foi mobilizada para o meu retorno a Manaus. Agradeço do fundo do coração aos amigos e à família pelo apoio recebido.

Esse regime 14 por 21 também proporcionou muitos momentos felizes e de aprendizagem, como a passagem pela Associação dos Moços do Brasil, podendo participar da 54ª Caravana de Missionamento, realizada em 2018. Foi muito marcante para mim, sobretudo por ter a presença do presidente mundial da Associação dos Moços, Rev. Daisuke Nakayama, e um grande número de participantes. Isso pode ser considerado um privilégio da folga no trabalho.

Observando nossos processos automatizados, percebi que, mesmo com o avanço da ciência e tecnologia, é necessário ter o fator humano para análise, correções e tomadas de decisões em casos extremos. O capital humano tem um papel fundamental e está presente em todas as atividades executadas em uma unidade de negócios. Não existe algo mais perfeito que o ser humano criado por Deus Parens.

“Tsukihi criou os seres humanos por desejar ver o viver alegre e feliz.”     (ED XIV-25)

Se somos capazes de transformar a matéria prima, criar processos, inovar e buscar soluções para o dia a dia, podemos também alcançar uma vida alegre, mesmo diante das adversidades e desafios de hoje. Contudo, é necessário praticar os ensinamentos.

Durante as folgas, em Manaus, frequentamos a igreja nos finais de semana e praticamos o hinokishin animados, buscando transmitir esta maravilhosa fé às crianças. Desejo me esforçar em transformar esses dias em dias alegres e de ajuda ao próximo. 

*é Yoboku da Igreja Manaus