633 2024.mar_Bem-estar

Orientações de Deurs-Parens

Gina Yzumi Kijima

Desde a Antiguidade a doença vem sendo explicada à luz de teorias e paradigmas de cada época, ora invalidando, complementando ou avançando. É necessário resgatar essa história para auxiliar no entendimento da concepção de saúde, doença e cuidado da atualidade. 

Na Tenrikyo,  quando falamos de doenças, nos remetemos ao objetivo da criação da humanidade que é a “vida plena de alegria e felicidade”, e para a sua realização, Deus-Parens nos concede todas as providências, emprestando-nos o corpo humano. 

Ao tomarmos o corpo emprestado de Deus-Parens, seu uso deverá ser correspondido ao objetivo da criação, isto é, para concretizar a Vida Plena de Alegria e Felicidade.  

Os corpos humanos são todos coisas emprestadas por Deus. Com que pensamento estão usando?

(ED III-41)

Apenas o espírito é o nosso bem próprio e Deus-Parens nos permite usá-lo livremente e concede graças no corpo e no ambiente em que vivemos, conforme o nosso uso espiritual. 

Recebemos graças a todo tempo, sem pausa, sem falhas. Falhamos sim em percebê-las, valorizá-las e agradecê-las. Já, quanto às doenças e problemas da vida, geram tristeza, descontentamento e ingratidão que, muitas vezes, interpretamos como algo que não merecemos. 

Seja no que for, não existem dores nem doenças em absoluto. São a instância e orientação de Deus.”

(ED II-7)

“Quer dizer que qualquer doença, infortúnio, bem como complicações circunstanciais são manifestações do seu amor parental em incentivar a reflexão de cada um e da sua orientação (tebiki) misericordiosa para a vida plena de alegria e felicidade.” 

(Livro Doutrina de Tenrikyo, página 61)

Compreender, aceitar e transformar tudo em contentamento são virtudes que conduzirão à verdadeira salvação. 

*é colaboradora do Espaço Saúde Tasukeai e condutora da Casa de Divulgação Terra Branca


Espaço Saúde Tasukeai - Depoimento

Fiz uma cirurgia na adrenal esquerda, em dezembro de 2023. Esse tumor media cerca de 6 cm e foi encontrado por acaso, através de um exame de ultrassonografia realizado no Espaço Saúde Tasukeai, no segundo semestre de 2022. 

Para mim, foi uma surpresa, pois não sentia qualquer dor ou desconforto.

Quando a Dra Erika Hirano, médica colaboradora do Tasukeai, leu o resultado, em momento algum me desesperei. Fiz várias perguntas para poder entender o que estava acontecendo dentro do meu corpo. 

Logo começaram a bateria de exames e, graças a minha cunhada que é enfermeira, conseguiu uma vaga no hospital onde ela trabalha. Foram meses de exames e espera até marcar a cirurgia para agosto de 2023. 

Quando tudo estava pronto, no último minuto, foi cancelado. Havia a necessidade de fazer um tratamento hormonal antes da cirurgia. Quanto ao hospital, também foi necessário procurar outro, bem como refazer os exames .

No começo de 2023, imaginava me casar até o final do ano, mas em razão da cirurgia que não se definia, não conseguíamos marcar a data. Então resolvemos fazer uma determinação espiritual oferendando as nossas economias (o nosso coração) a Deus-Parens. 

Nesta ocasião, um de nossos pais espirituais, preocupados com a indefinição do nosso relacionamento, se ofereceu para celebrar a cerimônia religiosa, marcando a data para início de fevereiro, ao mesmo tempo em que a apreensão de não ter a data da cirurgia definida era muito grande. 

Mas, como num passe de mágica, logo após definida a data da nossa união perante Deus-Parens e Oyassama, foi confirmada a cirurgia para dezembro. Fomos alertados dos seus riscos, que seria uma cirurgia bastante delicada em razão das oscilações da pressão arterial, podendo ocorrer um AVC ou até uma parada cardíaca. De fato, no dia da cirurgia, tive oscilações da pressão, mas graças às grandes providências de Deus-Parens, tudo transcorreu conforme planejado. 

Ao acordar, sentia muita dor. Então me explicaram que fui entubada e ficaria com o corpo dolorido por um tempo, e talvez não poderia me alimentar por alguns dias. Mas, na mesma noite, no jantar, já pude tomar uma sopa, água e, no dia seguinte, caminhar. Senti uma enorme felicidade em poder fazer tudo isso!

No retorno pós-cirúrgico, outra notícia maravilhosa. Apesar do tumor ser maligno, não era necessário fazer quimioterapia, nem tomar remédios.

Hoje tenho a certeza de que a Oyassama me abriga em seus braços. Trouxe-me ao Brasil, me fazendo deixar tudo para trás, me fez mudar de vida e me mostrou que é o caminho que devo seguir, me presenteando com mais saúde e força.

Eu só tenho a agradecer a Deus-Parens e Oyassama pela vida recebida e sei que tenho muito a aprender nessa longa caminhada.

Para terminar, gostaria de trazer as palavras afetuosas do Dr Seo, responsável pelo Espaço Saúde Tasukeai, que recebi antes da cirurgia: “Se depois de tudo não for preciso fazer nada, aí é, com certeza, regressar a Jiba para agradecer a Oyassama”. 

Em abril estarei regressando a Jiba para concretizar outra determinação espiritual que é de cursar o Curso de habilitação para mestre do Caminho.

Muito obrigada.       (Cecília Satsuki Ishii)