629 2023.Nov_Palestra

tudo tem razão na origem

Primaz Alexandre Kaoru Murata

Acabamos de realizar animadamente a Grande Cerimônia de outubro da sede missionária Dendotyo do Brasil, juntamente com grande número de pessoas. Muito obrigado pela reverência no dia de hoje. Gostaria da atenção de todos por mais alguns minutos.

Todos os anos, no dia 26 de outubro, é realizada, na Terra Parental, em Jiba, a Grande Cerimônia de Outono em comemoração ao dia original da revelação divina. Recebendo esta razão, hoje realizamos a Grande Cerimônia de outubro desta Sede Missionária. Foi exatamente no dia 26 de outubro de 1838 que a Tenrikyo teve início; portanto este é o 186º ano da revelação. Ainda, como é do conhecimento de todos, relacionado ao dia da revelação, a cerimônia mensal da Sede da Igreja é realizada todos os meses no dia 26, exceto janeiro e outubro, e todas as demais igrejas da Tenrikyo também têm a sua própria data para realizar a cerimônia mensal.

Como acabei de mencionar, o dia original da revelação divina significa que a Oyassama ficou estabelecida como sacrário de Tsukihi (Deus-Parens), dando início à Tenrikyo, e essa “promessa” já tinha sido feita no momento da criação dos seres humanos e deste mundo.

De acordo com a história da criação original da humanidade, quando Deus-Parens resolveu criar os seres humanos, primeiramente atraiu para si o sirênio e a cobra branca, que estavam no mar de lama, com a intenção de fazer deles o modelo original de casal humano; verificou o seu espírito sincero e comprometeu-se em trazê-los de volta à residência original predestinada pela concepção humana, para serem reverenciados pela posteridade, quando passassem tantos anos quanto o número de filhos dados à luz na sua primeira geração e, obtendo o seu consentimento, tomou-os para si. O número de filhos dados à luz na primeira geração foi de novecentos milhões, noventa e nove mil, novecentos e noventa e nove. Conforme esta promessa, Oyassama, cuja alma predestinada é a da progenitora dos seres humanos, foi enviada antecipadamente a este mundo, sendo posteriormente trazida para a residência da família Nakayama, residência original predestinada pela concepção humana e, em 26 de outubro de 1838, tendo chegado o tempo previamente determinado, Deus-Parens obteve-a como o seu Sacrário. Estas predestinações de pessoa, de lugar e de tempo são chamadas respectivamente de “predestinação da alma de Oyassama”, “predestinação da residência” e “razão do tempo predeterminado”. Ainda, estas 3 predestinações também são conhecidas como as 3 grandes predestinações da revelação divina.

Com a chegada do tempo predeterminado, Deus-Parens revelou-se diretamente através da Oyassama e, assim como temos na declaração da revelação divina: “Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade”, Deus-Parens revelou-se com o intuito de salvar todas as pessoas do mundo sem nenhuma exceção.

Na Escritura Divina, temos: “Sou o Deus que iniciou os seres humanos do mundo; porém, não existe quem me conheça.” Portanto, graças à Oyassama, foi possível ouvir pela primeira vez sobre Deus-Parens, Deus original e Deus verdadeiro que deu início aos seres humanos e ao mundo. Até então, todas as pessoas do mundo desconheciam a sua existência e é por isso que estavam vagando na escuridão do espírito, sem poder viver a vida plena de alegria e felicidade.

Como o tempo predeterminado ainda não havia chegado, não havia como saber da existência do Parens original. No entanto, isso não significa que Deus-Parens não fez nada após a criação original, pois durante milhares de anos e em conformidade com o amadurecimento dos seres humanos, fomos conduzidos e instruídos da forma adequada, em cada momento adequado; é o que chamamos de “tratamento” e “fertilização”. Por exemplo, de acordo com a história da criação original, durante novecentos milhões e noventa mil anos, os seres humanos tiveram vida aquática. Nos seis mil anos subsequentes, Deus-Parens instruiu a inteligência e nos três mil, novecentos e noventa e nove anos seguintes, instruiu a leitura e a escrita.

Quanto à “instrução da inteligência”, os antigos mestres explanavam o seguinte:

Durante os seis mil anos de instrução da inteligência, Deus enviou a “Kunissazuti-no-mikoto” com corpo humano e fez com que começasse a tecer vestimentas lacerando algo como glicínias e videiras; enviou o “Otonobe-no-mikoto” com corpo humano e, entrando no seu corpo, ensinou a produzir os produtos agrícolas, os alimentos; enviou a “Kumoyomi-no-mikoto” como ser humano e, entrando no seu corpo, ensinou como se alimentar; enviou o “Tsukiyomi-no-mikoto” como ser humano e, entrando no seu corpo, ensinou como se constrói a moradia utilizando árvores e bambus.

Ainda, nas palavras de um outro precursor, temos que: “Médicos, remédios, preces, orações, profecias e adivinhações, tudo foi ensinado por Deus como ‘tratamento’ dos seres humanos.” Ou seja, não há dúvida de que Deus-Parens tem nos conduzido conforme o estado de maturidade dos seres humanos de cada época.

Assim, com a chegada do tempo predeterminado, o derradeiro ensinamento para a salvação do mundo foi revelado. Sobre este derradeiro ensinamento, o 3º Shimbashira (primaz mundial) nos ensina da seguinte forma:

“Desde que foi iniciado os seres humanos, até a chegada do momento oportuno prometido, várias coisas foram ensinadas de várias maneiras, mas para Deus-Parens, o que foi ensinado não passava de nove décimos do todo. Isto porque, o período prometido no início ainda não havia se completado. E, finalmente, em outubro do ano de 1838, o momento havia chegado e os seres humanos tomaram conhecimento do Parens original, pela primeira vez. Os homens não sabiam da existência do Parens original; da relação entre o Parens original e os seres humanos; da intenção do Parens original ter criado os seres humanos; de como o Parens original criou os seres humanos. Ainda, não sabiam das inúmeras providências do Parens original aos seres humanos e que o Parens original irá proteger os seres humanos pela posteridade. Tudo isso foi ensinado. Estas coisas que os homens deveriam ter sabido desde bem antes ou, que de certa forma os homens mais desejariam saber, que é sobre o surgimento dos seres humanos e a sua trajetória, sobre o Parens original e o Parens verdadeiro da humanidade, foi a Oyassama que revelou em detalhes.”

Podemos afirmar que, todas as pessoas aqui presentes, vindas de várias localidades para reverenciar a Grande Cerimônia de outubro, já foram atraídas para este Caminho. Ainda, acredito que já ouviram sobre este último ensinamento diversas vezes. Este é o ensinamento para salvar o mundo. Além disso, com a revelação, Deus-Parens quer salvar todas as pessoas do mundo, sem exceção; não é apenas a salvação das pessoas aqui presentes. 

Portanto, isto significa dizer que nós, primeiramente atraídos a este Caminho, temos uma importantíssima função, que é transmitir este derradeiro ensinamento para as milhares de pessoas que ainda não o conhecem.

Acredito que a grande maioria das pessoas aqui presentes nasceram e cresceram dentro desta fé. Mas, muitos também são da primeira geração, isto é, foram os primeiros a serem atraídos a este Caminho. As pessoas da primeira geração, creio que ainda se lembram de como foi o início da fé de cada um, mas, as pessoas da 2ª geração em diante, será que todas estão cientes de como foi o início da fé de cada família? Para quem ainda não sabe, gostaria de aproveitar esta ocasião e solicitar para que verifiquem como foi o início da fé, o dia original da fé, de cada família.

Deus-Parens atrai as pessoas, orientando-as através dos problemas físicos ou circunstanciais; portanto há pessoas que ingressam nesta fé após receberem a graça, através da ministração do Sazuke ou da solicitação através do Serviço. Por outro lado, há casos em que o simples contato com o ensinamento toca profundamente o coração da pessoa. Em outras palavras, através de diferentes motivos, as pessoas ingressam nesta fé, mas todas elas, necessariamente, têm o contato com os ensinamentos de Deus-Parens, despertando para a realidade de que existimos graças à onipotente providência divina e vivemos protegidos pelo seu caloroso amor parental. Ainda, repetidas vezes ouvimos os ensinamentos sobre a providência no corpo humano, sobre a razão da coisa emprestada e tomada emprestada e, assim, somos surpreendidos com a verdade de que não vivemos com as nossas próprias forças, mas sim, somos vivificados por Deus-Parens.

Tsukihi tem-se empenhado inteira e gradualmente, e os seres humanos são fruto disso.

Este verso da Escritura Divina nos mostra que, mesmo para Deus-Parens, não foi uma tarefa fácil dar início aos seres humanos e a este mundo.

Por outro lado, segundo as palavras de um dos antigos mestres precursores:

“Durante todo este longo período até o presente, houve a instrução da inteligência, a instrução da leitura e escrita. Além disso, em se tratando de ensinar, Deus entrou no corpo e instruiu, ensinando sobre diversas coisas. Portanto, sobre as coisas boas ou ruins, praticamente não há o que não saibam. No entanto, ensinei até 99%, o que significa que não sabem o 1%. Desta vez, ensinarei sobre isso.

Isso se diz razão da coisa tomada emprestada. Vejam, tudo está indo de acordo, mas só uma coisa, o que tem em mente, não dá certo. A isto se diz insatisfação. Se não houvesse insatisfação, estaria satisfeito. Este caminho da satisfação, como será que pode ser trilhado? Vejam, se pelo menos compreenderem a razão da coisa tomada emprestada, como já sabem sobre as coisas boas e ruins, não irão se envolver em lugares ruins e, sabendo da dívida de gratidão que temos com Deus, passando o dia a dia com esse espírito, a razão única da sinceridade irá surgir.

A sinceridade, é razão do céu; sendo razão do céu, Deus irá aceitar e conceder os trabalhos onipotentes. Irá conceder as providências que imaginarmos. A isto, diz-se satisfação. Daí, vejam, não pensem onde esteja a onipotência. Está na razão única do espírito de cada um.”

Ou seja, ao compreendermos sobre a razão da coisa emprestada e tomada emprestada, paralelamente, somos orientados sobre a razão do espírito, o trabalho do espírito, e de que a origem dos problemas físicos e circunstanciais está no espírito; assim, aprendemos que temos que evitar as poeiras espirituais, ao mesmo tempo em que somos instruídos sobre as más predestinações individuais que acompanham a nossa alma desde as vidas anteriores e, após uma profunda reflexão, chegamos ao sentimento de “arrependimento”, reconhecendo que estávamos indo pelo caminho errado, admitindo a necessidade de nos retratarmos para com Deus-Parens. É quando decidimos que vamos seguir este ensinamento, buscando retribuir às graças recebidas.

Sobre a razão do espírito, temos a seguinte explicação de um dos nossos antigos mestres; a primeira frase já citei há pouco:

“Médicos, remédios, preces, orações, profecias e adivinhações, tudo foi ensinado por Deus como tratamento dos seres humanos. No entanto, esta é uma razão do momento. Portanto através da providência ensinada por Deus, em cada ocasião, devem ter recebido a salvação. Porém, como não está tratando do espírito, depois, volta novamente; ou, se acaba curando assim mesmo, algum dia a razão surge de novo e apega-se ao corpo.

É como se estivéssemos espantando as moscas da comida. Elas desaparecem num momento, mas se não as espantar, elas voltam. Daí, se levar a comida para outro lugar, não precisa mais espantar, pois as moscas não vêm mais. Desta vez, Deus se revelou e diz que vai explicar sobre a verdade de todas as coisas.

Vejam, através da verdade das explanações ouvidas, temos que transformar o espírito que tínhamos até o momento, pois esse espírito, é como a comida que atrai um monte de moscas; se levá-lo para outro lugar e tomar cuidado para que não volte tomando o lugar do espírito bom, daí, médicos, remédios, preces, orações, profecias e adivinhações, tudo isso não será mais necessário.”

Ainda, quanto ao sentimento de “arrependimento”, um outro mestre predecessor já da 2ª geração, explica da seguinte forma:

“Quanto ao arrependimento, reconhecer apenas o mau, o que de fato fez de mau, não é arrependimento. Reconhecer como mau algo mau ou ver como bom algo bom, é como se estivesse apenas admitindo a existência da “poeira” e, se for só isso, qualquer um faz. Ao saber que fez algo mau, o que se precisa fazer agora, é corrigir essa conduta.”

Ou seja, o importante é corrigir o que fez de mau, na prática. Portanto mesmo sabendo que é uma poeira espiritual, se não houver o esforço real em não usá-lo, não será aceito como arrependimento.

Bem, até aqui, vim falando sobre a fórmula, a equação chamada “último ensinamento”, que irá nos conduzir para a vida plena de alegria e felicidade. No entanto, este mundo atual está longe de podermos chamá- lo de pleno de alegria, pois os seres humanos jogam o ódio um em cima do outro e, no mundo inteiro, os conflitos e as guerras não cessam. Por outro lado, não são poucos os que vivem preocupados, sofrendo com os problemas físicos e circunstanciais. Como já foi mencionado, a origem está no uso espiritual de cada um dos seres humanos. Ao invés de utilizarmos o espírito em conformidade com a intenção divina, acabamos por usar demais o espírito que não está de acordo com a intenção, baseado nos caprichos pessoais e egocêntrico, ajuntando as poeiras no espírito e acumulando as más predestinações. Como resultado, acabamos sofrendo com os problemas físicos e nos preocupando com os problemas circunstanciais. Porém, isso ocorre por não conhecer o Parens original e desconhecer o ensinamento da dedicação sincera à salvação.

Como já foi mencionado, este é o momento de, atuando como os braços e as pernas da Oyassama, transmitir o derradeiro ensinamento da salvação do mundo, explanando sobre a salvação verdadeira para as pessoas que ainda não sabem da existência do Parens original.

Na Instrução 4, o atual Shimbashira (primaz mundial), orienta da seguinte forma: “O período de três anos, mil dias para o decenário de Oyassama é o tempo de praticar o ensinamento e de trabalhar mais ativamente na caminhada da dedicação sincera à salvação, tendo como meta a vida-modelo.” Por outro lado, sobre a dedicação sincera à salvação, o 3º Shimbashira (primaz mundial anterior), deu a seguinte explicação:

“Pode ser que algumas pessoas que já receberam o dom da Concessão, Sazuke, estejam pensando que, para ministrar o Sazuke ou até para fazer os afazeres relacionados a este Caminho, devem mudar a sua vida, dedicando-se unicamente aos trabalhos religiosos. Pode ser que algumas pessoas estejam pensando que, neste caminho da dedicação sincera à salvação, certamente é necessário morar na igreja e servir apenas aos afazeres da igreja para poder dedicar-se sinceramente à salvação.”

E, após afirmar que não devemos ter uma visão tão estreita, continuou orientando: 

“Creio que o modo de viver daquela pessoa que veio a conhecer este ensinamento através de uma orientação divina e, após convencer-se da sua verdade, busca compartilhar essa alegria alcançada com as pessoas à sua volta, salvando-se mutuamente no que forem insuficientes, corrigindo o seu modo de pensar para estar de acordo com o ensinamento da Oyassama e procurando transmitir às pessoas próximas a vida plena de alegria e felicidade, que é a intenção de Deus-Parens, já podemos considerar que esta pessoa esteja se dedicando sinceramente à salvação.”

Ainda, afirmou que:

“Não é a ocupação que impede a pessoa de transmitir para as outras a intenção divina contida neste último ensinamento; pelo contrário, as pessoas deveriam se aproveitar da ocupação de cada um.”

Atualmente, estamos na reta final do primeiro ano das atividades decenárias dos três anos, mil dias rumo aos 140 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Todos nós, yoboku, temos que direcionar a nossa reflexão, uma vez mais, para a verdade de que estamos sendo vivificados graças ao grandioso trabalho de Deus-Parens e que estamos sendo acolhidos pelo seu infinito amor parental. E, para corresponder a esta grande dívida de gratidão que temos para com Deus-Parens, vamos, todos juntos, pôr em prática o que nos foi ensinado, atuando efetivamente e com alegria, para que Deus-Parens aceite como sendo o nosso agradecimento. Sem dúvida nenhuma, esta é a época oportuna.

Por outro lado, na Instrução 4, o primaz mundial dá as dicas do que pode ser feito: conduzir-se voluntariamente à igreja, animar-se no dia a dia ao hinokishin, empenhar-se na divulgação. Para as pessoas com problemas físicos e circunstanciais, solicitar a solução através do Serviço e ministrar o Sazuke, transmitindo os ensinamentos da salvação verdadeira.

Para finalizar, no dia 29 deste mês será realizado em todas as regionais, o “Dia de Atividade de Todos os Yoboku”. As informações detalhadas quanto ao horário e local estão no Jornal Tenri deste mês, assim como na internet, no site da Tenrikyo do Brasil. Favor verificar o local mais próximo das suas casas e, chamando e convidando uns aos outros, participem desta primeira atividade sem falta, principalmente se forem yoboku. Obviamente, quem ainda não é yoboku também poderá participar, mas gostaria que, principalmente os yoboku que há tempos não participam das atividades e eventos, sejam convidados.

Ainda, mais da metade das regionais já terminaram, mas este ano, o Curso de Doutrina de Um Dia está sendo realizado com os temas “Coisa Emprestada e Tomada Emprestada” e “As Oito Poeiras Espirituais”. Ainda continuaremos com os mesmos temas no próximo ano. Estes temas são a essência do ensinamento para recebermos a graça dos problemas físicos e circunstanciais, assim como são os ensinamentos fundamentais, que as pessoas que não conhecem o Parens original e verdadeiro precisam ouvir antes de mais nada. Trazer as pessoas com problemas físicos ou circunstanciais, ou que ainda não conhecem este ensinamento, para participarem deste curso é uma ótima forma de praticar a salvação e também será uma divulgação. Solicito a todos para que convidem, principalmente as pessoas que ainda não conhecem este ensinamento, a participarem do Curso de Um Dia em cada regional e, assim encerro a minha palestra de hoje. Muito obrigado pela atenção.

*Primaz da Sede Missionária do Brasil