633 2024.mar_Minha igreja

Força da união espiritual

Moacir Tadashi Yoshida

Meu nome é Moacir Takashi Yoshida, tenho 59 anos e sou yoboku e diretor da Igreja Tenrikyo de Três Barras. Faço parte da terceira geração da minha família na Tenrikyo.

Desejo compartilhar uma experiência incrível que tivemos em nossa igreja, através da união espiritual dos fiéis em torno de um objetivo comum; foi o grande impulso para as transformações que hoje vivenciamos.

Em julho de 2023, celebramos os 71 anos da fundação da Igreja Tenrikyo de Três Barras. O evento do decenário foi adiado por um ano devido à insegurança causada pela pandemia da Covid-19. E, mesmo com a gradual liberação a partir de 2022, os fiéis, ainda incertos quanto à adaptação à nova realidade, não compareciam como antes às cerimônias mensais.

A oito meses da cerimônia comemorativa, a igreja estava em completo abandono. Uma triste realidade para uma igreja que, não muito tempo atrás, tinha mais de 120 famílias e mais de 350 yobokus desenvolvidos em seus 70 anos de história. Muitos fiéis dedicaram a vida à igreja, mas, infelizmente, perdemos dezenas deles, assim como seus descendentes.

Diante desse cenário desafiador e além de enfrentar outros problemas circunstanciais, tudo nos levou a uma grande reflexão. Tomando estes fatos como orientações divinas, os diretores da igreja decidiram realizar uma reforma física e espiritual, sempre orientados pelo primaz, rev. Kaoru Murata. Buscamos diálogo individual com cada membro, escutando seus anseios, críticas e expectativas, buscando soluções, acima de tudo.

Iniciamos a reforma física com a pintura externa do recinto de reverência, através de pintores contratados. Para as demais áreas, contamos com a colaboração semanal dos fiéis, na forma de hinokishin. No início, a adesão foi pequena, mas, com dedicação e perseverança, o grupo cresceu. Em algumas semanas, 20 a 40 pessoas se reuniam todos os finais de semana, durante cinco meses.

Os fiéis, unidos espiritualmente, demonstravam alegria na dedicação e no suor derramado. Esta mobilização envolveu dezenas de seguidores, entre crianças, jovens e idosos, pessoas que a muito tempo não se faziam presentes, revitalizando a presença de fiéis na igreja.

Celebramos os 71 anos da igreja com a ilustre presença do Primaz e esposa e homenageamos cerca de 150 pessoas que fizeram parte da história da igreja. Tivemos o prazer de contar com a participação de 350 pessoas na festividade, destacando a nítida alegria no coração destas pessoas, dada a transformação no ambiente da igreja.

Após as comemorações, incentivados pelo Primaz, os fiéis passaram a comparecer semanalmente para realizar atividades de hinokishin na limpeza do recinto de reverência, entre outros. Essa alegria e comprometimento semanal são legados dos meses anteriores.

A prioridade agora é resgatar os antigos seguidores e formar a geração jovem, incentivando e apoiando as atividades das associações dos Moços e Infantojuvenil. Este é nosso agradecimento a Deus-Parens e Oyassama rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama.

Em janeiro, no Curso Estudantil, tivemos 14 jovens participantes e, no Encontro da Crianças, Tsudoi, 12 crianças. Para nós, da Igreja Três Barras, isso foi uma grande conquista, resultado da determinação espiritual coletiva e da sensação de que podemos avançar muito mais, com a união de todos.