633 2024.mar_Doutrina

Bolo de cenoura

Viviane Kondo

Em 2013, recebi a nomeação de diretora da Comissão dos Encarregados dos Estudantes. Não conhecia o Curso Estudantil, Gaku, e não tinha muito conhecimento da doutrina; tudo era muito novo e sentia que precisava fortalecer a minha fé. Como poderia, então, transmitir alguma coisa?

Quando fui escalada para ministrar palestra sobre Vida de Oyassama no Gaku, fiquei pensando em formas de explicar sobre a Tenrikyo para jovens que nunca tinham ouvido falar sobre os ensinamentos.

No livro Doutrina de Tenrikyo, Capítulo I - Nossa Mãe, a palavra “alegorizou” aparece diversas vezes, na forma em que Oyassama passava os ensinamentos. “Alegorizar” significa explicar utilizando metáforas, analogias, comparações e representações simbólicas para ajudar na compreensão de determinado assunto.

Pensando nisso, expliquei aos jovens do Curso Estudantil que, para entendermos melhor os ensinamentos da Tenrikyo, bastava pensar em um Bolo de Cenoura.

Imagine que o melhor cozinheiro do mundo decidiu fazer o melhor e mais gostoso bolo de cenoura. Para isso, pesquisou e encontrou os melhores ingredientes: cenouras, ovos, azeite, açúcar, farinha e fermento. Tudo misturado com muito vigor, mas de forma gentil. Para a cobertura, o Grande Cozinheiro utilizou cacau, açúcar, leite e manteiga. Ao todo, 9 ingredientes e o calor do fogo que, utilizado na temperatura ideal, completou o cozimento proporcionando crescimento e maciez. Dessa forma, o melhor bolo de cenoura estava pronto para ser saboreado. Entretanto, ao ser servido aos jovens, o Cozinheiro notou algo surpreendente… 

Um jovem muito feliz por ter acabado de ser aceito na faculdade, comeu o bolo sentindo o seu maravilhoso sabor. Outro, que tinha brigado com sua namorada, comeu sem vontade e não gostou do bolo. Um deles, preocupado em manter sua forma, tirou toda a cobertura e comeu apenas um pedaço. Um outro, entretido com seu celular, nem ao menos quis provar o bolo. Então, o Grande Cozinheiro pensou: ‘como pode o melhor bolo de cenoura, feito com os melhores ingredientes, não agradar a todos?’

Pensando nos ensinamentos da Tenrikyo, Deus-Parens criou o mundo e os seres humanos com suas dez providências, desejando que todos possam viver a vida plena de alegria e felicidade, ajudando-se mutuamente.

Nas Indicações Divinas, temos:

“Quanto ao ser humano, o corpo é coisa emprestada por Deus e tomada emprestada dele. Somente o espírito é seu bem.”    (ID de 1º de junho de 1889)

Deus-Parens nos emprestou este corpo e tem nos vivificado ininterruptamente com seu maravilhoso amor parental. Mas, como podemos usar livremente o nosso espírito, acabamos pensando apenas em nós mesmos, satisfazendo nossos caprichos e vontades. As poeiras espirituais se acumulam ao ponto de não conseguirmos mais enxergar o caminho para a vida plena de alegria e felicidade. Muitos já não conseguem sentir o verdadeiro sabor do Bolo de Cenoura e ainda, muitos nem ao menos querem prová-lo. 

Com o tempo, percebi que não posso apenas saber o nome das providências divinas; preciso sentir e transmitir que estou recebendo a constante proteção de Deus-Parens. Entender cada poeira é importante, mas preciso focar mais na limpeza diária. Não só praticar o hinokishin, mas sentir a gratidão por poder usar este corpo emprestado para ajudar e aliviar o trabalho das pessoas. Muito mais do que conhecer a vida-modelo de Oyassama, é preciso aplicá-la no meu  dia-a-dia, incondicionalmente. 

Conhecer os ensinamentos é importante, mas praticá-los é essencial. Acredito que esta é a forma de fazer com que cada vez mais pessoas possam provar e sentir o maravilhoso sabor da Vida Plena de Alegria e Felicidade.   (Viviane Kondo)