630 2023.dez_fujinkai

missão de educar e formar

Associação Feminina

De acordo com o Plano de Ação da Associação Feminina da Sede,  empenhando-se na missão das associadas de se formarem e educarem os fiéis, visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, a Associação Feminina da Tenrikyo do Brasil realizou, na véspera da cerimônia mensal da Sede Missionária, Dendotyo, no dia 11 de novembro, após 4 anos de intervalo por conta da pandemia do coronavírus,  o “Encontro das Condutoras e esposas de Condutores das Casas de Divulgação”, com a participação de 76 associadas.

Às 07h45, houve a cerimônia de abertura, no recinto  de reverência, com reverência aos altares acompanhando as palmas da diretora-presidente, reverenda Yuko Murata. Em sua saudação, a diretora-presidente, mencionando a presidente mundial anterior, reverenda Massa Nakayama, falou que a Associação Feminina é um local onde se constrói o espírito.

Em seguida, no salão Youki, houve a aula do Primaz, reverendo Kaoru Murata, tendo como tema: A Associação Feminina. 

O primaz explicou as palavras da Indicação Divina de 25 de março de 1898,  dizendo ser a única associação que começou com uma Indicação Divina. Assim, todas as associadas devem estabelecer,  pacificar e não acumular poeira no espírito. Quanto ao hinokishin, o primaz disse que deve ser praticado com espírito de alegria. Orientou, também, que só se consegue a salvação com respeito à razão de Jiba. Ainda, citando a Instrução 4, o primaz  falou sobre Jiba e as igrejas, e,  para a prática, esclareceu alguns pontos sobre como  ministrar a Concessão Divina.

Depois, das 9h20 às 10h30, houve treino da dança das mãos, sob a orientação do reverendo Yoshimiti Matsusaki.

À tarde, a partir das 12h30 às14h30, as participantes foram divididas em oito  grupos, dois em japonês e seis em português, e realizaram debates, tendo como conteúdo a aula do Primaz e a leitura das providências divinas Kunitokotati-no-Mikoto e Omotari-no-Mikoto, com a reflexão sobre a proteção divina no dia a dia.

Das 14h50 às 15h30, todas realizaram o hinokishin de limpeza dos banheiros dos alojamentos.

Em seguida, no salão Araki,  das 15h50 às 16h50, praticaram a terapia podal, sob a orientação da diretora Nami Ota. 

E, às 17h00, houve o encerramento do encontro, com reverência aos altares e o agradecimento da diretora-presidente.

Por fim, após o Serviço vespertino, às 19h30, no salão Araki, realizou-se uma animada confraternização.

(Alice Massako Uchiyama)