625. Jul 2023_Palestra

determinação espiritual

Almir Tyuzo Massuda


Bom dia! Parabenizo a todos pela magnífica realização da cerimônia mensal de junho da Sede Missionária, tendo ao centro o Primaz, revendo Kaoru Murata.

Ontem, foi realizada, solenemente, a 68ª Assembleia Geral da Associação Feminina da Tenrikyo do Brasil. Minhas congratulações a todas as associadas presentes, pela dedicação ao evento que é de suma importância ao desenvolvimento do Caminho e das senhoras, que são a base deste Caminho.

Entramos no sexto mês do período oportuno de três anos, mil dias rumo à celebração dos 140  anos do ocultamento físico  da nossa-mãe, Oyassama eternamente viva, que será realizada no dia 26 de janeiro de 2026, em Jiba.

Hoje, recebi a imcumbência de realizar a palestra da cerimônia mensal; humildemente, solicito a atenção de todos por alguns minutos, para compartilhar sobre o tema: Determinação Espiritual.

Citarei três determinações espirituais que foram extremamente importantes para o grandioso Caminho e  desenvolvimento da Igreja Sorocabana, da qual sou o terceiro condutor.

Antes, preciso relatar alguns fatos e nomes para uma melhor compreensão.

A Igreja Sorocabana, filiada à Igreja Três Barras, tem como precursor o reverendo Yassukazu Massuda, primogênito dos meus avós paternos, Sotaro Massuda e Ume Massuda.

Reverendo Yassukazu Massuda casou-se com a senhora Tae Okamura. Senhora Tae veio a sofrer de depressão pós-parto e devido aos excessivos esforços na lavoura, também veio a debilitar-se fisicamente. Posteriormente, em 1943, foram visitar a Casa de Divulgação Três Barras, em Assaí, que tinha como condutora a reverenda Hatsue Watanabe, de quem ouviram pela primeira vez os ensinamentos da Tenrikyo e sentiram seus corações iluminarem-se de alegria e gratidão.

Com o início da Segunda Grande Guerra, acabaram ficando em Assaí e, posteriormente, em 1948, também foram instruídos pelo reverendo Chujiro Otake, da igreja Bauru, como participantes da Academia de Treinamento Espiritual, Rensei Dojo.

1ª Determinação

Em 1949, o casal fez a determinação espiritual de se dedicar unicamente à salvação. Voltaram para a cidade de Presidente Venceslau e consagraram o símbolo de Deus-Parens na residência. Ainda, em meio a muitas dificuldades, Yassukazu regressou a Jiba, tornando-se Yobuku. Depois, com a ajuda de familiares, em 19 de abril de 1950, estabeleceu a Casa de Divulgação Venceslau.

Em 26 de agosto de 1963, o reverendo Yassukazu recebeu a permissão de fundar a Igreja Tenrikyo Sorocabana e de primeiro condutor. Para a compra do terreno e a construção do recinto de reverência, reverendo Yassukazu contou com a dedicação de 103 famílias, que fizeram doações para que as obras pudessem ser concluídas.

O reverendo Yassukazu dedicou-se intensamente à Igreja-superior Três Barras e, também, participou ativamente da Sede Missionária, Dendotyo, sendo um dos grandes colaboradores do primeiro primaz, reverendo Chujiro Otakeaté o seu retornamento, em 22 de dezembro de 1982.

2ª Determinação

Sem sucessor, em 26 de outubro de 1984, o diretor da Igreja Três Barras, reverendo Shinsuke Okamura, recebeu a permissão de segundo condutor, tendo à frente o reverendo Heihachiro Okamura, terceiro condutor da Igreja Três Barras.

Reverendo Shinsuke demonstrou muita dedicação ao desenvolvimento da igreja e fez a  determinação espiritual de construir um novo recinto de reverência, juntamente com todos os fiéis. Para que essa obra pudesse ser concretizada sem maiores problemas, foi nomeado como responsável, o diretor Massao Orikassa, condutor da casa Divulgação Liberdade, e, para minha surpresa, recebi a indicação de responsável pelas compras dos materiais.

Graças aos esforços e colaboração de todos os seguidores, o novo recinto de reverência foi concluído com muito sucesso, sem qualquer contratempo e dentro do prazo estabelecido. A consagração do símbolo divino e a inauguração foram realizados pelo primaz anterior, reverendo Yuji Murata, nos dias 16 e 17 de dezembro de 1994, respectivamente.

Reverendo Shinsuke Okamura, devido à idade, fez a condução de sucessão para mim e, em 26 de outubro de 1999, recebi a permissão de Jiba para assumir o cargo de terceiro condutor.

3ª e última determinação

A comemoração dos 50 anos de fundação da Igreja Sorocabana ocorreu no dia 18 de agosto de 2013, período em que também iniciamos a dedicação para os 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, celebrado em 26 de janeiro de 2016.

Para o cinquentenário da igreja, acabamos não realizando grandes planos ou diretrizes. 

Foi realizada uma nova pintura no recinto, na parte externa, portas e janelas. Assim, com as ilustres presenças do Primaz anterior, Yuji Murata e esposa, e do condutor da Igreja-superior Três Barras, reverendo Marcos Kazuto Okamura, a cerimônia comemorativa foi celebrada animadamente. 

Para a comemoração dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama, foi possível dar ênfase à dedicação e tivemos a felicidade de contentar Oyassama, com dezenas de regressantes a Jiba, quando cinco fiéis receberam o inestimável dom da Concessão Divina, Sazuke, e duas tornaram-se Mestre do Caminho. Para finalizar, deixo a minha mensagem da importância da determinação espiritual quando há sinceridade, Deus-Parens e Oyassama nos atende e faz acontecer, com toda certeza.

*é diretor da Sede Missionária e condutor da Igreja Sorocabana em Presidente Venceslau/SP