630 2023.Nov_Jiba

reafirmar a nossa missão

Shimbashira Zenji Nakayama
Saudação na Grande Cerimônia de outubro da Sede da Igreja

As minhas sinceras felicitações a todos os regressantes vindos de todas as localidades do Japão e do exterior para participarem da Grande Cerimônia de Outono (outubro). Gostaria de expressar, também, a minha gratidão a todos pela dedicação contínua aos trabalhos de Deus no dia a dia. É com imensa alegria que, há pouco, acabamos de realizar o Serviço Sagrado sem qualquer contratempo. A partir deste momento, gostaria de compartilhar algumas palavras com vocês.

Como é de conhecimento, o dia 26 de outubro de 1838 marca a data em que Oyassama foi estabelecida como Sacrário de Deus-Parens, e é o dia em que a vontade divina passou a ser transmitida à humanidade diretamente por Deus.

De acordo com os ensinamentos, na criação original, quando este mundo ainda era um vasto mar de lama, Deus-Parens criou os seres humanos para que pudessem viver a vida plena de alegria e Ele próprio poder compartilhar junto com os seres humanos dessa alegria.

No entanto, ao longo dos anos, a humanidade passou a fazer uso da liberdade de espírito de forma errônea e coberta de ganância egocêntrica. Como resultado, a humanidade se viu vivendo em um mundo rodeado de sofrimentos e preocupações, distanciando-se da intenção original de Deus-Parens. Foi então que Deus-Parens, com a chegada do tempo predeterminado e pelo profundo amor pelos queridos filhos, estabeleceu Oyassama como seu Sacrário e começou a ensinar novamente o caminho para reformar o espírito naquele em que a humanidade é capaz de viver a vida plena de alegria, da mesma forma de quando foi criada originalmente.

Daquele dia em diante, o que Oyassama dizia e fazia mudou completamente. Isso causou incompreensão por parte daqueles que a conheciam até então, levando a um período em que foi ignorada por muitos. Em meio a essas circunstâncias, Oyassama nunca desistiu, mas, pacientemente, ensinou por meio de palavras e escritas e nos mostrou pessoalmente a vida-modelo, enfrentando várias dificuldades conforme a vontade de Deus-Parens, orientando-nos em direção à vida plena de alegria e felicidade.

Quando fazemos uma reflexão sobre a vida-modelo da Oyassama, creio que por várias vezes relembramos: naquela ocasião a Oyassama “agiu desta maneira” ou “dirigiu tais e tais palavras” e tomamos como referência. Isso é uma coisa boa. No entanto, durante um período de 50 anos e mesmo diante dos inúmeros acontecimentos, a Oyassama, sem desistir, continuou dedicando-se em cuidar do aprimoramento espiritual e creio que, antes de mais nada, esta também é a vida-modelo que não devemos nos esquecer.No ano passado, promulguei a Instrução 4 por ocasião dos três anos, mil dias de atividades que antecedem os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. 

Na ocasião, mencionei que “Oyassama, apressando a evolução espiritual dos queridos filhos, encurtou 25 anos de sua vida determinada, ocultando-se fisicamente. No entanto, ainda hoje, permanece eternamente viva, trabalhando à frente da salvação mundial. De modo a corresponder a esse amor maternal, cada yoboku deve avançar concentradamente no caminho da evolução espiritual elevando a consciência como instrumento de Oyassama. Esse é o significado de celebrar as cerimônias decenárias de Oyassama.”

Nós, Yoboku, somos os instrumentos de Oyassama. Assim como no momento da criação original, em que os instrumentos foram atraídos e seus espíritos foram unificados com o de Deus, servindo de acordo com o desejo do Parens para a criação da humanidade, nós também fomos atraídos para unir nossos espíritos ao de Oyassama e agir de acordo com seu desejo, dedicando-nos sinceramente à salvação. Gostaria que todos reafirmassem esta nossa missão.

E, finalmente, devemos fazer esforços para atrair o maior número possível de pessoas a este Caminho e encorajá-las a se conscientizarem como instrumentos, e a praticarem os ensinamentos. Também devemos continuar a incentivar o maior número possível de pessoas que já se tornaram Yoboku, mas que estão um pouco afastadas das atividades, a reafirmarem seus votos, para que seus esforços não sejam perdidos. Desejo ânimo e sucesso nas atividades decenárias.

Espero que todos continuem se empenhando neste caminho e, assim, concluo minhas palavras. Muito obrigado pela atenção e colaboração de todos.

*Primaz mundial da Igreja Tenrikyo