632 2024.fev Opinião

transmitir a alegria da fé

Mehiri Satomi Onishi

Todos os dias, deparamos com muitas notícias na televisão ou na internet. Infelizmente, a maioria das notícias são tristes e, às vezes, acabamos ficando desanimados e pessimistas em relação ao futuro da humanidade. 

Por coincidência, minha filha me emprestou um livro que mostra exatamente o contrário do que muitos de nós imaginamos. O autor escreve o seguinte:

“Pense o mundo. Guerra, violência, desastres naturais, desastres provocados pelo homem, corrupção. As coisas vão mal, e parece que estão piorando, certo? Os ricos ficam mais ricos e, os pobres, mais pobres; o número de pobres não para de crescer; os recursos naturais logo vão acabar, a menos que façamos algo drástico. Pelo menos esse é o quadro que a maioria dos ocidentais encontra na mídia e carrega em suas mentes. (...)  Na realidade, a vasta maioria da população do mundo encontra-se em alguma parte no meio da escala de renda. Essas pessoas talvez não se enquadrem no que pensamos como classe média, mas não estão vivendo em pobreza extrema... Passo a passo, ano a ano, o mundo está melhorando. Não em cada uma das estatísticas, não em todos os anos, mas melhora como regra. Apesar de enfrentarmos enormes desafios, fizemos tremendo progresso.”

O autor não está falando isso por ser otimista, ele está se baseando em fatos para afirmar que o mundo está melhorando.

Creio que o mundo está melhorando porque muitas pessoas estão se esforçando para isso e,principalmente, porque Deus-Parens está nos abençoando com muitas graças diariamente.

Muitas vezes nos sentimos tão impotentes diante de grandes problemas e dificuldades, mas Deus-Parens através de Oyassama nos deixou a vida-modelo, onde nos ensina que não importa quão difícil possa parecer a situação, devemos praticar os ensinamentos com ânimo e entusiasmo e amparar-nos inteiramente em Deus-Parens e Oyassama. 

Quando praticamos o ensinamento: “Salvando os outros, estará salvando a si mesmo”, estamos plantando boas sementes para um mundo melhor para todos. O esforço de cada um de nós, que procura viver o dia a dia com a mesma integridade e verdade que Oyassama nos ensinou, é que fará nos aproximarmos da vida plena de alegria e felicidade.

O mundo está melhorando e, para continuar melhorando, acredito que é muito importante transmitir esse ensinamento maravilhoso para os nossos filhos e para as pessoas ao nosso redor. Eu costumo dizer para meus filhos que a vida que temos hoje só está sendo possível porque nossos antepassados se dedicaram de corpo e alma, deixando para nós todo o merecimento acumulado e nos transmitiram esse ensinamento. 

Segundo as palavras da neta de Oyassama, Tamae: “No mundo, pensa-se em deixar para os filhos terras, casas, bens, etc. Porém, embora os pais tenham merecimentos, se os filhos não os tiverem, logo esse patrimônio terá de ser devolvido, isto é, acabará se esvaindo. Então, o que deixar para eles? Apenas o merecimento que deve ser acumulado todos os dias. Este é o maior legado para os filhos. Se os pais amam seus filhos, devem ensiná-los a trabalhar firmemente para acumular seus próprios merecimentos”.

Contar a história da fé da família é importante para que os filhos sintam gratidão por termos sido atraídos para esse Caminho, para que, vendo a imagem feliz dos pais, sejam motivados a seguir essa fé e a vida-modelo de Oyassama. 

Na Assembleia Geral da Associação Feminina do ano passado, a Presidente Mundial disse: “Vamos transmitir, com muita convicção, este ensinamento único ao maior número de pessoas possível, de modo que essas pessoas que ouviram possam transmiti-lo aos seus filhos e netos. Se não cuidarmos e não nos dedicarmos a essas pessoas até que se tornem capazes de transmiti-lo a outras pessoas, esse ensinamento não irá se expandir. A escolha da fé em uma religião é livre, mas o ensinamento do Caminho não é apenas para uma única geração. Se não realizarmos a transmissão vertical e divulgação horizontal, nunca alcançaremos a concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade.”

Visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, vamos nos esforçar em transmitir esse ensinamento e a alegria da fé para as próximas gerações e para as pessoas ao nosso redor, para contentar e tranquilizar a Nossa-Mãe, Oyassama. 

*é diretora da Associação Feminina e esposa do condutor da Igreja Brasil Yamashiro