630 2023.dez_Jiba 2

ASSEMBLEIA DO SEINENKAI

“Vamos todos, com prazer pelo futuro, passar diariamente purificando o espírito”

A Sede da Associação dos Moços realizou no dia 25 de novembro, no pátio interno da Sede da Igreja, a 97ª Assembleia Geral da Associação dos Moços da Tenrikyo. Depois de um lapso de quatro anos, em decorrência da pandemia, esta assembleia foi realizada sem qualquer restrição de participantes, reunindo-se associados de todo o país e do exterior. A associação Seinenkai do Brasil foi representada por seis membros.

Nesse dia, desde cedo, estendeu-se um céu límpido azulado. Os associados, erguendo à frente a bandeira da associação filial, foram se reunindo seguidamente no pátio interno da Sede.

Às 10h55, sob a orientação do presidente mundial da Associação dos Moços, Rev. Daisuke Nakayama, os convidados, a começar pelas senhoras Harue e Nobue Nakayama, adentraram ao recinto. Na cerimônia, após a reverência  as palavras de abertura, o presidente Nakayama subiu ao púlpito para dirigir suas palavras de felicitação.

À meta básica da Associação dos Moços:  “Diariamente purificando o espírito”, o presidente Nakayama apresentou dois pontos para colocá-la em prática: “Reduzir as poeiras” e “Aumentar a sinceridade” e, prosseguiu a sua saudação. 

Primeiro, sobre “reduzir as poeiras”, apontou que “o importante é, usualmente, perceber qual poeira você tende a acumular facilmente”. Quando estiver sofrendo em razão do relacionamento humano ou outros problemas, falou que o importante é, percebendo a poeira que você próprio acumulou, ter o cuidado de reduzi-la na medida do possível.

Em seguida, mencionou sobre “aumentar a sinceridade”. A sinceridade é como conduta ou palavras proferidas para salvar, alegrar ou para o bem das pessoas. Enfatizou que o “importante, no cotidiano da vida, é ir acumulando as pequenas sinceridades”. Mesmo que acabe requerendo o reconhecimento de quando pratica um gesto bondoso, falou que é essencial relembrar o objetivo original de dedicar a sinceridade, retribuindo as graças recebidas de Deus.

Por último, o presidente Nakayama, considerando que todos estão em meio ao período dos três anos, mil dias visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, cada qual deve buscar a chave na vida-modelo de Oyassama, se empenhando em reduzir as poeiras e em aumentar a sinceridade. Isto fará contentar a Oyassama e conclamou: “Vamos todos, com prazer pelo futuro, passar diariamente purificando o espírito.”

Em seguida, a mensagem do Shimbashira (primaz mundial) foi lida pelo Diretor-Geral Administrativo, Rev. Zensuke Nakata.

Na mensagem, o Shimbashira disse desejar: “Dentro das atividades da Associação dos Moços,  neste período de três anos, mil dias, tenham o cuidado de passar, conscientizando-se da vida- modelo mais firmemente do que o normal.” E, complementou: “Nesta época em que todos os seguidores do Caminho desejam caminhar em união espiritual, espero que todos os senhores da Associação dos Moços também se empenhem concentradamente no missionamento e na busca pelo Caminho, almejando a imagem que possa contentar e tranquilizar a Oyassama eternamente viva”.

Após isso, os associados entoaram o “Juramento do Arakitoryo” e, por fim, todos cantaram em vozes uníssonas o “Hino da Associação dos Moços da Tenrikyo”.

Ainda, na parte da tarde, foram realizadas atividades relacionadas, em diversos locais da Terra Parental, com a presença de muitos associados.