625. Jul 2023_Fujinkai

68ª assembleia geral da associação feminina

  Associação Feminina da Tenrikyo do Brasil realizou, no dia 10 de junho do ano 186 R.D. (2023), na Sede Missionária Dendotyo, a 68ª Assembleia Geral, contando com 386 participantes. Neste ano, o evento foi presencial e houve também transmissão on-line para as localidades mais longínquas, como os Estados do Pará, Amazonas, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Fortaleza, Bahia, DF e Goiás.

Após as inscrições, às 9h00, teve lugar ao Ensaio Geral da Dança Sacra, com a participação de todas associadas. Antes da cerimônia de abertura da assembleia, foi apresentado o vídeo de toda a preparação da assembleia, o hinokishin e a confecção  das lembranças. Em seguida, às 13h00, com a presença do primaz e ilustres convidados, iniciou-se a programação, na seguinte sequência: - Reverência aos altares; - Palavras de abertura (Amélia Mieko Okubo; - Hino Yorozuyo; - Juramento das novas associadas (Karen Massami Toyonaga); - Leitura da Mensagem de Felicitação da sede da Associação; - Saudação da diretora presidente reverenda Yuko Murata; -Palavras do Primaz Kaoru Murata. - Juramento da representante das associadas  (Akiyo Murata); -  Hino da Associação; - Termo de encerramento (Yassaka Negoro); e, - Reverência aos altares.

Na mensagem da Sede, foi explicado sobre o período oportuno, que é propício para cada associada evoluir e educar as pessoas, seguindo o Plano de Ação deste ano.

A diretora-presidente falou da importância da divulgação e salvação; disse que se deve não apenas convidar as pessoas para regressarem a Jiba, mas também, entender o signficado do centenário. 

Em sua saudação, o primaz falou sobre a razão da vida-modelo de  Oyassama e do trabalho da Oyassama eternamente viva. Ainda, citando o Episódio 197. Mãos que trabalham, do livro Episódios da Vida de Oyassama, explicou sobre as virtudes do trabalho.

Depois, às 14h30, no Salão Youki, teve início o relato de experiências de quatro diretoras de igreja: Sueli Michiko Maruoka (Igreja Amazônia), em português; Hazuki Matake (Igreja Brasil Takaumi), em japonês; Vanda Hara (Igreja Ribeirão), em português; e, Kayoko Nozu (Igreja Curitiba), em japonês.

Às 16h30, no Salão Araki, houve a abertura do tradicional bazar. E, às 19h00, no refeitório, foi realizada a Atração Noturna, animada com apresentações, wadaiko e karaokê.

Como no próximo ano será comemorado o 70º aniversário de fundação da Associação Feminina do Brasil, foi feito o pedido para convidar o maior 

número de associadas, para realizar uma assembleia com grande animação.


“Senti-me emocionada em ver a dedicação e o esforço da reverenda Akiyo, ao falar o juramento em português e sem sotaque. Aquele momento foi muito importante para todas nós, brasileiras, nos sentirmos próximas uma das outras, principalmente com as pessoas da diretoria. Parabéns pelo evento tão diferenciado que nos fez sentir parte do Fujinkai da Tenrikyo do Brasil. Foi muito emocionante! Obrigada!

 

                 (participante da Igreja Brasil/SP )


“Sobre as palestras, eu me senti muito feliz e incluída. Eu sigo as redes sociais do Joshi e do Gaku e sempre que tem um evento presencial, me sinto triste por morar tão longe. Dessa vez, quando foi anunciado que seria on-line, fiquei feliz por saber que tiveram tamanha consideração por nós! As palestras foram excelentes e emocionantes. Gostaria de pedir que mais eventos sejam transmitidos via on-line.”

 

 (participante de Aracaju/SE)


Achei maravilhosa a ideia da transmissão online/LIVE, mesmo longe me senti no Dendotyo.

Assisti a Assembleia Online na íntegra, pude rever todas as associadas, me emocionar com os relatos de expriência e me divertir com o show noturno. Muito obrigada!

 

 (Satsuki Nakamura Sturgis, de Nova York/EUA)


“Os relatos estavam bons, mas o tema poderia ser variado.”

 

 

 


“Poderiam aproveitar mais as horas e fazer workshop também.”


“Os relatos mostraram como cada uma enfrentou de modo diferente a pandemia. Isso enriqueceu muito.”


“Fiquei feliz e espero que aumente cada vez mais o número de brasileiras na assembleia.”