634 2024.abr_Capa

Oyassama, parabéns!

Elcio Takanori Ohnuma

Em um mundo acelerado, onde a conexão digital muitas vezes substitui o toque humano e as notícias diárias parecem uma montanha-russa emocional, os ensinamentos de Oyassama (Nossa-Mãe), a fundadora da Tenrikyo, conhecida também como Miki Nakayama, oferecem um refúgio sereno e uma perspectiva transformadora. À medida que entramos no mês de abril, um período reverenciado dentro da Tenrikyo por sua conexão profunda com a vida e os ensinamentos de Oyassama, somos convidados a refletir sobre a relevância dessas lições em nosso contexto contemporâneo.

Oyassama ensinou que somos todos filhos de um amoroso Deus-Parens, chamados a viver com alegria, gratidão e em harmonia uns com os outros. Ela enfatizou a importância da ajuda mútua e da compaixão, ideias que, em nosso mundo atual, repleto de desafios ambientais, sociais e políticos, ressoam com uma urgência particular. 

À medida que enfrentamos crises climáticas, desigualdades crescentes e divisões sociais, a mensagem de Oyassama nos encoraja a olhar além de nossas diferenças e trabalhar juntos para criar um mundo mais inclusivo e sustentável.

Em abril, os seguidores de Tenrikyo celebram a data do nascimento de Oyassama, refletindo sobre como seus ensinamentos podem ser aplicados para superar os desafios modernos. Seus princípios de viver com um coração agradecido, praticar boas ações e promover a felicidade dos outros oferecem uma direção clara para aqueles que buscam um propósito maior em suas vidas. A ênfase na alegria de viver, mesmo diante das adversidades, nos inspira a encontrar beleza e significado nas experiências cotidianas, uma mensagem particularmente ressonante em uma era de incerteza global.

Nossa era digital, com todas as suas maravilhas, também trouxe desafios únicos à conexão humana e ao bem-estar psicológico. A pandemia de COVID-19, que remodelou drasticamente nossas vidas, sublinhou a importância da comunidade, do cuidado mútuo e da resiliência — temas centrais nos ensinamentos de Oyassama. 

À medida que navegamos pelas complexidades da vida moderna, os princípios de Tenrikyo nos lembram da importância de desacelerar, apreciar a natureza, e cultivar relacionamentos significativos.

O legado de Oyassama, celebrado em abril, é um convite para todos nós reconsiderarmos nossas prioridades e a maneira como vivemos. Sua mensagem não é apenas uma relíquia do passado, mas uma bússola viva para navegar nos desafios contemporâneos, oferecendo uma visão de um mundo onde a harmonia, a gratidão e o altruísmo prevalecem. Ao incorporar esses valores em nossas vidas, podemos não apenas encontrar uma alegria mais profunda e um propósito, mas também contribuir para a cura do nosso mundo.

Portanto, à medida que abril se desdobra, que possamos refletir sobre os ensinamentos de Oyassama e buscar formas de aplicá-los em nosso contexto atual. Que possamos encontrar inspiração em sua vida para cultivar alegria, gratidão e compaixão em nossos corações, e que possamos trabalhar juntos para construir uma comunidade global mais unida e harmoniosa, um eco verdadeiro do paraíso na Terra que Deus-Parens vislumbrou.

(Elcio Takanori Ohnuma)