627 Set 2023_Doutrina II

a começar pelos de casa

Esforçando-se em conversar tendo sempre como base o ensinamento de Oyassama

Transmitir a fé aos filhos é uma das divulgações mais importantes, para não dizer fundamentais. Alguns pais deixam os seus filhos se comportarem à vontade, mas, as circunstâncias da vida, como: o ingresso nas escolas, a obtenção de um emprego ou o casamento, por exemplo, podem levar os jovens a terem dificuldades, deparando-se com barreiras, sofrendo de doenças e problemas de relacionamento interpessoal.

Então, cabe aos pais a importante tarefa e responsabiliade de fortalecer o espírito dos filhos. Isto é, transmitir-lhes e cultivar a fé como o ponto de apoio para suas reflexões.

Todavia, nenhum filho cresce através de atitudes repreensivas, com obrigação ou imposição. A sincera atitude da vida diária dos pais é que acaba influenciando inconscientemente no espírito dos filhos. Como as crianças são sinceras, imitam não apenas o que os pais dizem, mas, sobretudo, os seus atos. Se o casal se ajuda em harmonia, não se queixa das dificuldades e tem sempre presente o espírito de gratidão, naturalmente a vida famliar  se torna alegre e animada. Isto é suficiente para gerar a fonte de um lar feliz e a base da transmissão da fé de pai para filho, sucessivamente.

Na Indicação Divina, Ossashizu, de 16 de novembro de 1900, temos:

“Quanto ao caminho, deve-se projetar ao espírito desde a infância. Não adianta começar com a idade avançada.” 

Explica que é difícil começar a instruir os filhos somente após surgirem os problemas na juventude ou quando adultos.

Para que os filhos sigam o correto caminho, frequente a igreja em família e desde a infância deles, dedique-se ao hinokishin e transmita o ensinamento de Deus-Parens e de Oyassama em qualquer oportunidade, sem receios.