628 2023.Out_Doutrina 2

Caminhar animados

 Hugo Hajime Kimura

Você já passou por uma situação em que apertou o botão para ligar a televisão, mas a imagem não saía? Contudo, olhando bem, na verdade, o cabo da televisão estava desconectado da tomada. Nos momentos em que vemos a imagem sendo transmitida pela televisão ou quando a luz do nosso quarto está acesa, podemos perceber que nesse local está passando a energia elétrica. A energia elétrica não tem como ser vista com os próprios olhos. Por meio da luz da lâmpada ou da imagem da televisão, ou também quando um cabo ou fio está quente, percebemos a existência da energia elétrica.   

Usando esse mesmo pensamento, passando para o nosso corpo, a fonte de energia que faz mover o corpo do ser humano não é a energia elétrica, nem o gás. Aos olhos da sociedade em geral, dizemos que isso é o trabalho da natureza. Contudo, o corpo do ser humano é muito melhor do que qualquer máquina, e também, foi construído de forma balanceada, sendo mais prático do que qualquer outro instrumento.

Para esse trabalho do corpo, que até então viemos expressando usando a palavra “natureza”, Oyassama nos mostrou usando a expressão “coisa emprestada e tomada emprestada”. Ou seja, não é possível ver com os próprios olhos, mas as dez providências de Deus-Parens são a fonte que faz mover o nosso corpo, sendo ensinado que essas providências foram emprestadas ao espírito de cada pessoa. 

Aprofundando um pouco mais, havendo apenas o corpo, não é possível haver a vida. Para haver o funcionamento normal do corpo, precisamos primeiramente de água, calor e ar. Deus-Parens veio criando e protegendo as pessoas concedendo várias providências. Ou seja, da mesma forma que uma excelente máquina precisa da sua fonte de energia para se mover, por haver também essa fonte de energia em nosso corpo, que são as dez providências, podemos nos movimentar e viver da forma como desejamos. Voltando o espírito para esse fato, é ensinado que se inicia a felicidade das pessoas, e esse é o ensinamento da “coisa emprestada e tomada emprestada”.

Oyassama disse: “No mundo, passam com as pequenas gratidões e esquecem as grandes gratidões; dessa forma, nada se pode fazer.” A expressão “passar com gratidão” dita pela Oyassama significa retribuir a gratidão. Há muitas pessoas que agradecem às pessoas que fizeram algo para elas, mas é ensinado que se esquecerem a grande gratidão que devem a Deus-Parens, que proporciona a vida, de nada adiantará. Nesta fé, solicitamos a salvação a Deus-Parens, solicitamos a sua providência, mas não se pode parar por aí. Devemos agradecer pela vida que nos é concedida dia a dia, fazendo a retribuição das graças recebidas com espírito de hinokishin. Quando adoecemos, conseguimos sentir como é gratificante poder viver com saúde, e nos tornamos capazes de sentir a gratidão a Deus-Parens. Quando pensamos no que podemos fazer para retribuir a gratidão que sentimos, Oyassama nos ensina que devemos salvar as outras pessoas.

Oyassama ensinou que salvando os outros, estará salvando a si mesmo. Nas palavras concedidas, temos que o espírito de salvar os outros é a razão da sinceridade verdadeira e a razão de salvar os outros é a razão de ser salvo. Ao auxiliar Deus-Parens na missão de salvar as pessoas, estaremos fazendo a retribuição ao Parens pelas graças recebidas. Quando solicitamos a salvação das pessoas, como razão celestial, recebemos a nossa própria salvação.

Atualmente, estamos na caminhada dos três anos, mil dias, visando os 140 Anos do Ocultamento Físico de Oyassama. Na “Instrução 4”, temos: “O yoboku, conduzindo-se voluntariamente à igreja, animando-se no dia a dia ao hinokishin, deve se empenhar na divulgação a partir das pessoas próximas, como da família e do local de trabalho”. Existem diversas formas para o hinokishin, mas o ato de transmitir algumas palavras para as pessoas que estão sofrendo ao nosso redor ou passar o ensinamento introduzindo-o em algumas palavras da conversa também é hinokishin. 

Estabelecendo no espírito sobre a existência de várias providências para passarmos o dia a dia com saúde e tendo o espírito de hinokishin ao nosso redor, vamos trilhar animados o caminho da vida-modelo nessa época oportuna. 


(Hugo Hajime Kimura)