625. Jul 2023_Bem-estar

ObentÔ 60+ & kids

PET - Programa Envelhecer da Tenrikyo


Juntamente com o processo emergente e acelerado do envelhecimento da população brasileira, nós, fiéis da Tenrikyo, também nos deparamos com diversas situações do cotidiano que nos fazem refletir sobre as condutas frente a este novo cenário. Somando-se a isso, durante a pandemia da Covid-19, interrompemos muitas atividades e adaptamos vários processos e eventos pela segurança da vida de todos, inclusive das pessoas idosas.

Com a graça e proteção de Deus-Parens e Oyassama, hoje já é possível afirmar que voltamos a fazer senão tudo, quase tudo o que fazíamos antes da pandemia. O Espaço Saúde Tasukeai, inaugurado às vésperas da pandemia, hoje funciona de forma intensa graças à soma de esforços da Sede Missionária e seus colaboradores e usuários. 

Durante a pandemia, a cerimônia mensal do Dendotyo não foi interrompida, mas foi realizada somente com as pessoas residentes, restringindo no período mais crítico a frequência dos fiéis. À medida que as normas de segurança foram sendo flexibilizadas, voltaram a recebê-los gradativamente. 

Já o almoço de confraternização servido após a cerimônia ficou inviabilizado, por se tratar de uma situação de risco de contágio. Mesmo assim, o Dendotyo, preocupado com as pessoas vindas de outras localidades, encontrou no lanche uma alternativa para que os fiéis pudessem retornar para suas casas providos de pelo menos um lanche para aliviar o esforço de uma viagem.

Hoje, a possibilidade de voltarmos a reverenciar com toda família no Dendotyo é motivo de uma alegria imensa, gratificante e contagiante! 

Muitas pessoas, neste retorno, estão vivendo seu dia a dia ressignificando sentimentos e atitudes e, sem dúvida, o hinokishin que fazemos hoje tem um sentido ainda maior de gratidão ao corpo vivificado graças à proteção divina. 

O Obentô 60+ nasce deste momento. Uma simples iniciativa de oferecer um “Oniguiri” teve uma repercussão de grandes proporções, unindo fiéis e regionais na sua preparação, que não sendo possível ainda de oferecer a todos, tem como seu público-alvo pessoas acima de 60 anos e crianças.

A alimentação é essencial a qualquer ser humano,  vai além de questões nutricionais e é, muitas vezes, afeto. Num processo de envelhecimento e no contexto da diversidade e inclusão, saber respeitar o diferente e incluí-lo nas esferas da vida é uma tendência positiva e uma necessidade visível na sociedade. Dentro disso, a equidade reconhece que não somos todos iguais e que precisamos oferecer formas para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades. Oferecer adaptações para quem delas precisa é algo fundamental para que, na prática, a equidade aconteça, e também, dentro das atividades da Tenrikyo. E na alimentação, isto hoje está sendo possível graças à união de esforços do Dendotyo, do Espaço Saúde Tasukeai através do PET – Programa Envelhecer da Tenrikyo e a Associação de Fiéis da Tenrikyo – Yonomotokai. 

O Obentô 60+ & Kids teve sua estreia em maio deste ano. É oferecido gratuitamente às pessoas acima de 60 anos uma marmita em estilo japonês (Obentô) e às crianças até seis anos é oferecido o bolinho de arroz (Oniguiri), preparado a cada mês com a união espiritual e o hinokishin de  fiéis das regionais da Associação de Fiéis. É um exemplo de que é possível construir conjuntamente novos caminhos de salvação mútua, praticando os ensinamentos de Oyassama.   

Vamos continuar contagiando os corações e alegrando espiritualmente as pessoas ao nosso redor, assim como descrito na Instrução 4. Que as novas iniciativas tragam bons frutos ao caminho da fé.

(PET - Programa Envelhecer da Tenrikyo)