632 2024.Fev_Capa

Persistência no Caminho

Alice Masako Uchiyama

 No ano passado, após a Grande Cerimônia de outubro, em Jiba, emocionados, recebemos as palavras diretamente do Primaz mundial, Shimbashira.

E neste ano, na palestra da Grande Cerimônia de Janeiro, que celebra os 138 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, o diretor-geral administrativo da Sede, reverendo Zensuke Nakata, explanou sobre a importância desta data, da prática do Serviço Sagrado, da ministração do Sazuke e da vida-modelo de Oyassama, retomando a palestra acima, referida em alguns pontos importantes.

Após a Oyassama se tornar sacrário de Deus, houve “um período em que foi ignorada por muitos. Em meio a essas circunstâncias, Oyassama nunca desistiu, mas, pacientemente, ensinou por meio de palavras e escritas e nos mostrou pessoalmente a vida-modelo, enfrentando várias dificuldades conforme a vontade de Deus-Parens, orientando-nos em direção à vida plena de alegria e felicidade.(...) Durante um período de 50 anos e mesmo diante dos inúmeros acontecimentos, Oyassama, sem desistir, continuou dedicando-se em cuidar do aprimoramento espiritual e creio que, antes de mais nada, esta também é a vida-modelo que não devemos nos esquecer.” 

Voltando ao passado, quando Oyassama se tornou sacrário de Deus, se pensarmos sobre as recusas iniciais do marido Zembee e dos parentes, por ocasião do dia 26 de outubro de 1838,  e nas palavras divinas ouvidas, como está na página 5 do livro Vida de Oyassama, “a aparência de Miki transformou-se e as suas palavras tornaram-se muito mais severas, parecendo uma ordem, para convencê-los: ‘Venha quem for, Eu, Deus, não me retirarei. É natural que agora tenham diversas preocupações, mas decorridos 20 ou 30 anos, virá o dia em que todos admirarão a verdade da minha intenção.’” 

Podemos levantar reflexões sobre como é importante a perseverança no caminho da fé.

O resultado de nossa dedicação talvez leve 20 ou 30 anos. Provavelmente diremos: “Mas é muito tempo para esperar.” Entretanto, é o período para ver frutificar, para amadurecer, como dizem as palavras divinas citadas.

No trabalho da divulgação e na salvação, além das horas que levamos, precisamos sempre nos fortalecer com fé  e persistência, que são nutrientes da continuidade, ou seja de ligação entre pais e filhos e seguidores. Graças à crença e perseverança dos nossos antepassados é que temos o Caminho atual.

Assim como Deus não desiste em nos orientar, em nos apoiar, principalmente quando passamos por sofrimentos, nós também, reanimando-nos continuamente, podemos sair para que outras pessoas consigam entender o ensinamento e  encontrem a salvação.

Shimbashira afirma que devemos nos esforçar em atrair o maior número de pessoas a este Caminho e incentivar os yobokus que estão afastados das atividades a renovarem a sua missão. 

Com as palavras propulsoras dos nossos pais espirituais, esta é uma época gratificante de amadurecimento e de busca para a prática consciente de salvação, caminho para contentar Deus-Parens e a Oyassama eternamente viva. 

(Alice Masako Uchiyama)