633 2024.mar_Shuyokai do Brasil

Shuyokai do brasil

Entre os dias 14 de janeiro e 10 de fevereiro, foi realizado do 125º Curso de Formação Espiritual, Shuyokai do Brasil. O Shuyokai é um curso regular ministrado pela Sede Missionária, Dendotyo do Brasil e tem como objetivo transmitir o ensinamento de Deus-Parens e formar o espírito do seminarista, para que este adquira a alegria pela fé e passe a se dedicar como um instrumento de Oyassama na construção do mundo pleno de alegria.

Na Sede da Igreja o curso é denominado de  Shuyoka e tem a duração de três meses, estando habilitados a cursar as pessoas maiores de 17 anos de idade, sem distinção de sexo, escolaridade, profissão ou nacionalidade. Dezenas de seminaristas ingressam no curso mensalmente, muitos com problemas de saúde ou circunstancial, como por exemplo, de família. Convivendo coletivamente durante três meses, ouvem o ensinamento, refletem e aprimoram o espírito.

No Brasil, recebendo a permissão e razão de Jiba, a Sede Missionária realiza o Shuyokai do Brasil, duas vezes ao ano, nos meses de janeiro, com início após a Grande Cerimônia, e julho, com início no dia 1º. O Curso tem duração de 28 dias.

O dia a dia do seminarista inicia-se com o Serviço da Manhã, realizando, em seguida, o hinokishin  com diversas tarefas de limpeza, principalmente do alojamento. E, em geral, no período da manhã são ministradas aulas de base doutrinária, em sala de aula (Doutrina de Tenrikyo, Vida de Oyassama e Hinos Sagrados), à tarde, treinos dos instrumentos musicais e da dança sacra, e, à noite, um complemento da dança sacra. Ainda, alternadamente, ouvem palestras, depoimentos e desenvolvem o espírito de hinokishin e de missionamento. As dificuldades dos primeiros dias são plenamente recompensados através da convivência em ajuda mútua e pela satisfação e alegria de serem vivificados pelo trabalho divino, observando, ainda, as dificuldades das pessoas ao redor.

O Shuyokai é o local onde é possível renascer  em vida, transformando o espírito.


Depoimento de seminarista

Em 2018, tive a oportunidade de cursar o Shuyokai, na Sede Missionária, Dendotyo do Brasil, após concluir de outros eventos como Tsudoi, Formação de Líderes, Koshu, Hinokishintai e o Curso Estudantil (Gaku). Na época, sendo um seminarista, senti que este seria um grande divisor de águas em minha vida. Entretanto, ao voltar para o meu cotidiano, não consegui levar comigo a prática dos ensinamentos por muito tempo, me deixando levar pelas cogitações humanas e egoísticas. Acabei por seguir por um caminho que estava me distanciando de Deus, tornando meu espírito revoltado e me impregnando de maus fatos e causalidades, me sentindo cada vez mais triste, insatisfeito e desanimado.

Este fato se estendeu por alguns anos, tomei consciência de que minha conduta não estava me guiando para os meus objetivos e, sim, me fazendo dar voltas em círculo, não tendo consistência em tudo que me propunha a fazer, sempre desistindo no meio do caminho e perdendo o foco facilmente.

Neste ínterim, fiz uma firme e sincera determinação espiritual, de me dedicar e transformar o rumo da minha vida e família. Retomei os estudos da doutrina, juntamente com o início da determinação dos três anos, mil dias, fiz uma profunda reflexão sobre minha vida no geral. Com isso, tive maior clareza de quais eram as prioridades e reajustei a rota. Neste mês, faz um ano que venho me dedicando às mudanças e que me propus, como nos estudos, trabalho, vida pessoal e espiritualmente.

Com isso, pude perceber o maravilhoso trabalho de Deus-Parens e Oyassama. Procurando refletir acalmando o espírito, coração e mente, me amparando no caloroso amor parental de Deus-Parens e Nossa Mãe, é que diariamente sou vivificado, recebendo plenamente as providências divinas.

Portanto, decidi fazer o Shuyokai pela segunda vez, em janeiro de 2024, para aprimorar os meus conhecimentos da fé e trabalhar a minha disciplina e disposição espiritual. Agora com a cabeça com uma melhor maturidade e maiores experiências de vida, pude refletir sobre coisas que já sabia, mas agora sendo capaz de ver por outros ângulos, não considerados antes.

Estou tendo uma grande oportunidade de evoluir meu espírito, aceitando as coisas que não posso mudar e melhorando o meu imediatismo que me sucumbia. Enfim, acredito que com a bagagem de aprendizado que estou levando deste seminário e deixando para trás a pesada carga que vinha carregando até aqui, com certeza a minha vida não vai ser a mesma. 

Semearei as boas sementes e andarei com elos de modo que não os perca, firmando os meus passos e seguindo unicamente amparado em Deus-Parens e Oyassama. Na caminhada da dedicação única à salvação, desejo arduamente que o mundo se aproxime cada vez mais na direção da vida plena de alegria e felicidade.

(Josther Miranda da Silva)