626 2023.Ago_Jiba

seminário de oyassato

O Seminário de Oyassato foi realizado entres os dias 17 e 22 de julho, na Terra Parental, com a participação de 21 jovens do Brasil.

O objetivo do Seminário é proporcionar aos jovens o contato com Deus-Parens e Oyassama, na Terra Parental, e também, desenvolver a fé de cada um e contribuir para a formação de pessoas capacitadas a promoverem a divulgação em suas localidades.

Esses objetivos são alcançados por meio do convívio em grupo, no qual os seminaristas, auxiliando-se mutuamente, têm oportunidades de ouvir sobre a vida de Oyassama, de praticar a divulgação e o hinokishin e, principalmente, de entrar em contato direto com a razão de Jiba e de Oyassama eternamente viva.

Depois de um período de três anos sem a realização devido à pandemia do coronavírus, o Seminário de Oyassato pôde ser realizado neste ano. Segundo o Departamento de Missões Exteriores da Tenrikyo, participaram do Seminário deste ano 16 seminaristas do curso em inglês e 21 seminaristas do curso em português, totalizando 37 seminaristas e uma equipe staffs, que totalizam 63 pessoas.

Nesta oportunidade, tendo como base das atividades a preleção do Besseki, os jovens do Brasil ouviram por duas vezes a preleção do Besseki durante o seminário, antes de solicitar receber o Dom do Sazuke. Assim, cada um pôde aperfeiçoar os seus conhecimentos, receber orientações e ter um objetivo mais claro após receber o Dom do Sazuke.

Na Cerimonia de Abertura do Seminário, o reverendo Masaharu Matsuda, Diretor do Departamento de Missões Exteriores, disse que todos já fizeram o Voto do Besseki, que no começo diz assim: “O nosso Deus-Parens chama-se, Tenri-Ô-no-Mikoto. Ele é o Deus original e verdadeiro que criou o mundo e o homem, donde não havia nenhum modelo formal.” (...)

Em seguida, mencionou o porquê de ser o Deus original e verdadeiro: “(...) temos os nossos pais, avós, bisavós, trisavós, e assim por diante, e quando chegamos à origem, encontramos Tenri-Ô-no-Mikoto, o nosso “Deus original”. (...) O que difere a Tenrikyo das outras religiões é que Deus-Parens não apenas criou os seres humanos, mas continua, desde a criação até os dias atuais, a nos orientar e a cuidar de nós, seres humanos, através das dez providências divinas. Por isso, podemos dizer que Tenri-Ô-no-Mikoto, o nosso Deus-Parens é o “Deus verdadeiro”. (...) Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto, não apenas criou os seres humanos, mas é o Deus que concede todo tipo de graça e qualquer tipo de salvação.”

Por fim, mencionou o seu desejo referente ao Seminário de Oyassato: “(..) assim, pelo desejo de que possam assimilar os ensinamentos básicos da Tenrikyo em Jiba, principalmente nessa fase jovial, é que existe o Seminário de Oyassato.”

Ao fim do seminário, no dia 22, cada um fez a sua determinação após se tornar o Yoboku de Deus-Parens e Oyassama, ao receber o dom do Sazuke: “de trabalhar em prol do caminho e da própria evolução espiritual, ministrando o Sazuke em qualquer local que seja e em qualquer oportunidade que lhes seja concedida” e “de transmitir o ensinamento de Oyassama com confiança às pessoas que desconhecem este ensinamento.”      

   (Depto de Missões Exteriores)