629 2023.nov_Capa

Seus preciosos registros

Gina Yzumi Kijima

Na Tenrikyo, temos as chamadas “épocas oportunas”. 

Existe época oportuna para o plantio do feijão, por exemplo, que são três: 1ª safra das águas (plantio entre agosto e dezembro); 2ª safra da seca (plantio entre janeiro e abril) e 3ª safra de inverno (plantio entre maio e julho). Sem falar que é melhor ainda em dias de lua crescente. 

Há, também, época oportuna para o melhor controle das pragas que atacam o feijão, observando o período em que se encontra a planta (antes ou depois da florada) e época oportuna para se obter o melhor preço de venda do feijão. Enfim, o feijão foi apenas um exemplo dentre milhares de coisas que estão submetidas às épocas oportunas.

No dia 26 de janeiro de 2026, celebraremos os 140 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama e estamos em plena época oportuna, ou seja, quase encerrando o primeiro ano de atividades dos três anos, mil dias, que antecedem esta importante e significativa data para avançarmos no caminho da evolução espiritual, seguindo a vida-modelo de Oyassama. 

Nas palavras do Rev. Zensuke Nakata, na Grande Cerimônia de janeiro de 2023 da Sede da Igreja, temos: “Três anos, mil dias é o tempo oportuno da prática sincera e verdadeira, dedicada unicamente à salvação e do movimento para animar o espírito. (...) Por isso é que é importante ter um objetivo e realizar de forma efetiva, determinando o espírito em poder receber as graças. Durante a caminhada do que se determinou a praticar, surgirão diversas orientações e, em cada oportunidade, deve-se refletir sobre elas e procurar se esforçar em assimilar, sem erros, a intenção do Parens.” 

Nos cinquenta anos de vida-modelo deixada pela Oyassama, são inúmeras as inspirações, os exemplos, as referências de condutas e atitudes a serem colocadas definitivamente em prática. Todo processo de mudança, de transformação, de evolução implica em vencer etapas, cumprir estágios, seguir passos para que o objetivo final seja cumprido, o produto concluído ou a evolução conquistada. Isto nos remete ao entendimento de que o que temos a fazer pode e deve começar por aquilo que está ao nosso alcance em realizar e, mais ainda, ao realizá-lo uma mudança ou uma força a mais irá movimentar e animar o espírito de todos. 

Por exemplo, as palavras. Desde ao levantar até dormir, a palavra faz parte do cotidiano. Cumprimentos, perguntas, respostas, conversas, brigas, canto, enfim, tudo isso é mediado pelas palavras. Oyassama sempre usou palavras amáveis. Vendo a vida-modelo, Oyassama sempre dizia, em primeiro lugar, palavras amáveis como: “seja bem-vindo de regresso”, “obrigada pelo sacrifício”. Ao ouvirem estas palavras dela, não havia uma pessoa sequer que não sentisse que se tratava realmente do verdadeiro Parens. Nas palavras do Rev. Yoichiro Miyamori, Oyassama não começou ensinando uma doutrina difícil ou orientando sobre algo, e sim, dizendo palavras amáveis, acariciando as mãos e as costas das pessoas.

No mundo de hoje, o quanto se faz necessário falarmos e ouvirmos palavras de incentivo, de motivação, de encorajamento e de carinho. Na Indicação Divina de 16 de maio de 1900, temos: 

“Do mesmo modo que se cultiva o espírito das pessoas, falar palavras amáveis é a base do mundo”. 

A evolução espiritual tanto desejada por Deus- Parens, especialmente nesta época oportuna, pode começar pela simples mudança no repertório das palavras que falamos ou teclamos. Isto trará mudanças para o outro e para nós, além de nutrir o nosso espírito de sinceridade que Deus venha a aceitar.  

Se neste momento, em que está lendo estas linhas, você ainda não iniciou o seu registro do capítulo desta época oportuna, anime-se e determine no seu espírito o melhor que pode realizar neste exato momento. E não estamos falando de muito, grande ou profundo. Que seja, sim, sincero e que o aproxime e possa contentar Deus-Parens e Oyasssama.

*é diretora-presidente da Associação Infantojuvenil e condutora 

da Casa de Divulgação Terra Branca