628 2023.Nov_Bem-estar

sinceridade do dia a dia

 Emerson Issamu Moniwa Seo

Estudar; trabalhar; fazer exercícios físicos; manter uma alimentação saudável; manter-se hidratado; assistir um filme ou série; interagir nos grupos de WhatsApp; acompanhar as publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram...); fazer hinokishin, ou, em outras palavras, ter uma atitude que nasce da gratidão pelo corpo emprestado por Deus-Parens;  e realizar o Serviço Sagrado diário (otsutome), agradecendo as providências divinas concedidas diariamente. 

Quantas destas ações fazem parte do seu dia a dia? Quantas você está fazendo no modo automático? Você já parou pra pensar em como elas te afetam? Será que dá pra melhorar?

Sim, sempre dá pra melhorar. Mas, para isso, é preciso parar para analisar o que está acontecendo. Vamos focar nos ensinamentos de Oyassama: 

“Digo que o diário e constante é a sinceridade.

(Palavras Divinas, Okakisague)

O  ser humano é condicionado a ter uma rotina, pois isso nos traz segurança e conforto. Todavia, não devemos ligar no "piloto automático", pois somos moldados pelas nossas escolhas e atitudes diárias; seja para atingir objetivos acadêmicos ou profissionais, ou mesmo para manter saúde física, mental e espiritual.

Conseguir se movimentar, comer, dormir bem e sentir o gosto da água podem parecer banais e naturais. Contudo, é preciso cuidado diário e atitudes de gratidão para manter essas graças divinas, ou o trabalho de Deus-Parens no nosso corpo e na natureza.

Podem parecer desafiadores aplicarmos todas essas questões no nosso dia a dia. Porém, saiba que você não está sozinho. Além das casas de divulgação e igrejas da Tenrikyo, hoje podemos contar também com o Espaço Saúde Tasukeai para te acolher e te ajudar no equilíbrio da saúde física, mental e espiritual.


Emerson Issamu Moniwa Seo, médico, Yoboku da Igreja Campinas




Campanha mensal - outubro rosa

O que é câncer de mama? 

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos, sendo que alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. 

O câncer de mama é comum no Brasil? 

Sim. É o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. 

O que causa o câncer de mama? 

Não há uma causa única, e sim, diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Fatores de risco

Comportamentais/ambientais: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, bebida alcoólica e outros.

 História reprodutiva/hormonais:  menstruação antes dos 12 anos, primeira gravidez após os 30 anos, menopausa após os 55 anos, uso de pílula anticoncepcional por tempo prolongado, reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos e outros.

 Hereditários/genéticos: história familiar (câncer de ovário, de mama em algum familiar direto), alterações genéticas e outros.

Importante: A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença. 

É possível reduzir o risco de câncer de mama? 

Sim. Manter o peso adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. 

Fonte: Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer – INCA