633 2024.mar_leitura

rumo à evolução espiritual

Decenário de Oyassama (Cap. X)

Determinação dos três anos mil dias

O caminho da determinação dos três anos, mil dias, não possui nenhuma diferença com relação ao caminho de dedicação única da vida-modelo de Oyassama, mas, há várias formas de trilhar este caminho, e, por isso é que é diferente para cada pessoa. Com certeza, haverá momentos em que devemos refletir e decidir caminhos, ora como filhos, ora como pais, seja como pais e filhos, ou seja, como condutor de igreja, diretor da igreja, yoboku ou seguidor. Desse modo, seja qual for o caminho, o mais gratificante é que a pessoa que irá trilhá-lo tem claramente mostrada a vida-modelo de Oyassama. O treino para aprofundar-se mais sobre o Serviço é uma forma; outra, é esforçar-se naturalmente na divulgação e salvação. Se tiver no espírito a intenção de dedicar-se intensamente é uma forma, conduzir-se à igreja de todo o coração também é outra forma. paara estar de acordo com os pais e em harmonia com os irmãos, ajudando um ao outro fraternalmente, é preciso que tenhamos pensamentos que contentem a Deus-Parens. E ainda, se dentre estes, houver algo difícil de colocar em prática apesar de tê-lo em mente, quero dizer que, o fato de pensar qual possui a razão mais importante, prestem bem a atenção. O fato de pensar no que é mais difícil de realizar é o modo de acumularmos esforços na determinação dos três anos, mil dias, dedicando em meio às dificuldades para receber as graças. Gostaria que assim fosse a nossa determinação no dia de hoje. (146–Grande Cerimônia de Janeiro)

Yoboku (Cap. XI)

O uso espiritual

Qual é o princípio básico do yoboku no dia a dia? Nem é preciso dizer que é cultivar firme no espírito a convicção da dedicação única a Deus. Assim, é estar no dia a dia, do começo ao fim, com o espírito, a mente e a atitude de hinokishin. E depois, o fato de poder avançar na dedicação em união espiritual, com todos unindo as forças é o que já havia instruído o Shimbashira II, o que sempre dizemos a cada oportunidade e são os três princípios da fé. Valorizar isto é o princípio básico do yoboku. (133– Curso na Primavera)

Nos dias atuais, tendo consciência ou não, tendo trabalho ou não, de qualquer modo sendo um yoboku, todas as pessoas que receberam o Dom do Sazuke estão recebendo grandes virtudes de Oyassama. Por isso, elas e nós também, temos que trilhar o caminho firmes, salvando uns aos outros aproveitando essas virtudes, e ainda, isto deve ser o mais depressa possível. (136– Visita Missionária na igreja Izushima)

Nós, yoboku, fomos atraídos por Deus-Parens, assim como os instrumentos da criação original. Acreditar nas graças e orientações de Deus-Parens, em total sinceridade ao ensinamento e colocar em prática a vida-modelo de Oyassama é o dever concedido à pessoa. Isto corresponde ao caminho da gratidão e ao mérito dela mesma. Desejo que pensem bem sobre isso. Com o trabalho em união espiritual dos instrumentos, Deus-Parens concedeu as graças, como vimos a graça da criação dos seres humanos. Além do trabalho em união espiritual do yoboku, que é o instrumento de Oyassama, é por existir as providências de Deus-Parens que podemos concretizar o mundo de vida plena de alegria e felicidade. 

(141 – Grande Cerimônia de Outubro)

Gostaria que refletissem que, o caminho da vida-modelo é o primeiro modelo. A imagem de ter caído na profunda pobreza é o exemplo de como amparar-se por completo, de corpo e alma no espírito de Deus-Parens. Pensando mais adiante, eu acho que isto é a primeira norma e a atitude de um seguidor, é a base espiritual da pessoa que deve trilhar o caminho da dedicação sincera a salvação. (144 – Assembleia da Kanamekai)

Trilhar com o espírito de dedicação única a Deus é pensar somente e unicamente tendo como alicerce das decisões o ensinamento de Oyassama. (...) Por isso, é desnecessário dizer às pessoas que trilham dedicando-se unicamente ao caminho que, mesmo trabalhando por um tempo numa empresa ou como vendedor, se puderem avançar com as coisas do dia a dia cultivando o espírito de acordo com a intenção de Deus-Parens, qualquer pessoa com um único espírito é capaz de realizar. Não se trata de uma questão apenas dos senhores, mas, deve ser o verdadeiro espírito de todos aqueles que seguem o Caminho. (144 – 14º Encontro dos Novos Condutores de Igreja)

Buscar repetidas vezes no coração a intenção de Deus-Parens, estar sempre agradecendo pela verdade de que somos vivificados diariamente e que por isso podemos trabalhar, e  também, para que Deus-Parens se anime e possa conceder as suas graças, não podemos nos esquecer do mais importante dever do yoboku; fazer o possível para irmos a igreja reverenciar e participar fervorosamente do Serviço. Gostaria que refletissem sobre isso. (145 – Grande Cerimônia de Janeiro)

O yoboku é, ao mesmo tempo, a pessoa que transmite e busca constantemente o caminho, e isso não deve ser esquecido. (145 – Grande Cerimônia de Janeiro)

(continua na próxima edição)