627 Set 2023_Shonenkai

picadeiro da alegria

Gina Yzumi Kijima

Nos dias 12 e 13 de agosto, foi realizado, na Sede Missionária, o Curso de Formação de Líderes, CFL, coordenado pela Associação Infantojuvenil, Shonenkai, tendo como tema “O Picadeiro da Alegria” e recebendo um total de 121 participantes.

São considerados líderes da Associação todos os formandos do Tsudoi (Encontro Infantojuvenil) ou pessoas a partir dos 15 anos de idade. Em outras palavras, são todos aqueles que desempenham o papel de auxiliar os pais ou responsáveis na educação religiosa das crianças, promovendo a continuidade do Caminho de geração a geração. 

“Creio que a vontade do Shimbashira para com o Shonenkai, seria não deixar que a nossa fé se acabe apenas em nossa geração, e sim, dar continuidade a ela, transmitindo até às gerações futuras. Além disso, à medida em que se passam as gerações, torná-la mais brilhosa e profunda.” Na mensagem de boas-vindas, o Primaz, além desta missão, destacou a importância da postura do líder, que muitas vezes será copiado pelas crianças. Isso nunca terá erro se inspirar-se na vida-modelo de Oyassama, que precisamos aprender e praticar: o modo de dedicar o espírito e o indescritível amor parental. 

A programação teve início logo cedo, com o Serviço Sagrado, seguido da ginástica. Após o café, hora de confirmar a inscrição e já entrar no clima, aprendendo a coreografia da música-tema “Obrigado Verão de Jiba”. Na sequência, tivemos a cerimônia de abertura; uma calorosa recepção através da atividade de entrosamento e acolhimento; palestra do Primaz; palestra-interativa da diretora-presidente, Gina Kijima; propostas de atividades a partir do nosso corpo (sem uso de materiais ou outros recursos); reflexão sobre com que espírito devemos nos dedicar à oportunidade de ser um líder; brincadeiras e jogos simples, cooperativos e divertidos; apresentação das atividades da Associação e uma breve reflexão sobre a importância da determinação espiritual neste período oportuno; e rodas de conversas encerrando o dia com a troca de experiências e possibilidades de engajamento de cada um nas atividades da Associação, a começar por suas respectivas igrejas ou regionais.

E à noite, o sentimento de alegria presente em toda a programação do dia é trazido da forma mais essencial: no picadeiro da alegria! Com a participação especial do palhaço Biro-Biro (Ademir Pereira da Silva) e do mágico Irineu (Terumitsu Otani), tivemos momentos de muita alegria e descontração. No picadeiro, também estavam puladores de corda, Cigana Mengana, balizas, ginástica rítmica com fitas, Tatá & Mamá - as palhacinhas, mestre de cerimônias, recepcionistas, dançarinas, mímicos e muitas guloseimas deliciosas!

Para encerrar, trazemos trechos de uma carta recebida pelo Shonenkai, que pode traduzir o sentimento de muitos participantes do curso: 

“Olá pessoal! Nós, jovens da Igreja Três Barras, gostaríamos de expressar nossa gratidão a cada um de vocês por todo o esforço para que este CFL acontecesse. Temos uma relação muito especial com este curso, pois há alguns anos, alguns de nós nos tornamos tenriquianos por conta deste primeiro contato que tivemos com a Tenrikyo através dele. E essa situação se repetiu nesta edição. Levamos dois novos amigos que gostaram tanto e pretendem voltar para outros eventos. Vocês nos conquistaram com a recepção carinhosa que sempre fazem e, com certeza, irão conquistar o coração de todos os novatos que virão pela frente. Estamos focados em colocar em prática todo o conteúdo aprendido para trazer mais crianças e jovens a nossa igreja. O CFL já nos proporcionou momentos que ficaram marcados em nossos corações e, com certeza, vai ajudar a escrever muitos capítulos pela frente. E só temos a agradecer por tudo isso. Shonenkai, obrigado por tudo !”

(Gina Kijima)