631 2024.jan curso renseikai

CURSO RENSEIKAI

Eiji Ishizaki

O 37º Curso de Língua Japonesa para filhos de Igreja e Casa de Divulgação, Renseikai, foi realizado no Dendotyo, entre os dias 10 e 17 de dezembro. Houve a participação de 37 crianças entre 7 e 14 anos de idade. 

Por ser realização depois de um hiato de três anos, devido à pandemia do novo coronavírus, foi dada a nova partida do Renseikai sob o tema “Saikai”, termo em que está contido dois sentidos: coisa ou tempo que estava parado que volta a se mover e, reencontro.

O hiato de três anos teve como consequência o fato de crianças que há três anos eram da classe de idade inferior, de repente, se viram na classe de idade superior e, ainda, tiveram a responsabilidade de ser chefe ou sub-chefe do grupo. Porém, superaram o desafio ajudando-se mutuamente. 

No Renseikai, é possível estudar naturalmente a língua japonesa e, também, a doutrina, a Dança das Mãos, os instrumentos musicais sacros, as solenidades e várias outras coisas que se tornarão necessárias ao passar pelo Caminho daqui em diante. Além disso, é possível aprender a importância da ajuda mútua através da vida em conjunto, a organização do cotidiano no dia a dia no treinamento disciplinar, e várias coisas simultaneamente.

Ainda, no estágio de preparativos, para saber o objetivo da realização do curso, definiu-se como primeiro objetivo: “porta de entrada para a formação de recursos humanos”, para que aumente, um pouco que seja, a quantidade de crianças desejando estudar nas escolas de “Jiba” como TLI, Oyasato Fusekomi, Tenrikyoko Senshuka. Como segundo objetivo: o local para construir a “ligação horizontal”, com o desejo de que as crianças que estudaram aqui, doravante, possam passar pelo Caminho aprimorando continuamente como amigos da fé por toda a vida.

Durante o curso, foi possível avançar a programação sem problemas graças ao suporte do hinokishin de muitas pessoas. Pessoal do hinokishin da cozinha, responsáveis dos participantes, veteranos do Renseikai, enfim, recebendo a colaboração de muitas pessoas. Muito obrigado de coração.

O período de sete dias do Renseikai, à primeira vista, parece ser longo como uma atividade voltada para crianças de 7 a 14 anos. No entanto, há muitas descobertas e aprendizados nesse ínterim, e, uma vez começado, o tempo passa num instante. Quando iniciou o curso, o semblante das crianças era de insegurança; no final, vão embora para as suas casas prometendo o reencontro no próximo ano: “Foi bom ter vindo!” “Ano que vem também participarei sem dúvida!” 

Por último, pudemos encerrar o curso sem grandes intercorrências, recebendo inúmeras graças. Expresso os meus sinceros agradecimentos a Deus-Parens e Oyassama. Ainda, ter participado, mesmo que por pouco tempo, de um ambiente de formação de recursos humanos, para nós, staff, foi uma preciosa experiência. 

Daqui em diante, desejo que o Renseikai sirva também como uma trabalho missionário do Brasil e continue sendo um local de formação de recursos humanos e de ligação horizontal.

(Eiji Ishizaki)