629 2023.Nov_Opinião

Orientados pelo Parens

Edison Antonio dos Santos

Desde que aceitei a Tenrikyo, tenho acompanhado algumas mudanças estruturais. Ao comentar com alguns fiéis que, antigamente, na entrada das igrejas, haviam cordas esticadas com dobraduras de papel branco e, nas cerimônias mensais, antes da leitura da dedicatória pelo oficiante, era oferendado um ramo a Deus-Parens, tudo se mostrou estranho, mas já foi uma realidade do passado.

Hoje entendo que tais mudanças foram feitas para desvincular nossa religião do Xintoísmo,  sendo única, ensinada e orientada por Deus-Parens e nossa-mãe, Oyassama. Será que estas mudanças pararam por aqui?

Sempre, nas divulgações que pratico, para simplificar o entendimento aos ouvintes, faço uma explanação dizendo que, para entender Deus, basta centralizar o entendimento de filhos obedientes para os pais. 

Em uma família harmoniosa, os pais desejam somente o bem dos filhos e vice-versa. O relacionamento que reflete, transcende aos familiares e vizinhos e demonstra a gratidão de pais para filhos e de filhos para pais. Esta é a compreensão do amor de Deus-Parens para conosco, seus filhos.

Por outro lado, em uma família desarmoniosa, em que o relacionamento interno é corrompido pelo desentendimento do casal, os filhos mostram-se desobedientes, há inimizade com os vizinhos e, certamente, esta família não é bem vista na comunidade e desagrada a Deus. 

A base do nosso ensinamento é viver em harmonia para alcançar a vida plena de alegria e felicidade. Deus-Parens nos orienta para o bem- estar, a harmonia familiar e para sermos o espelho para a comunidade. 

Como é notável a diferença entre os dedos das mãos. Nas famílias também existem diferenças. Com os dedos e as mãos unidas, podemos segurar as virtudes de Deus-Parens e poderemos agradecer pelas graças recebidas.

Uma breve reflexão. Acabamos de passar pela pandemia do Covid-19, que levou a um número expressivo de perdas humanas, mas também, nos mostrou gratas salvações. Qual a lição aprendida?

Atualmente, vivenciamos secas em grandes proporções de rios, causando a interrupção no transporte pluvial e a população ribeirinha sofrendo com a ausência de peixes, sua principal fonte de alimento, e, também, desabastecida de água potável, que era abundante. 

Em outro hemisfério, onde se havia terra firme, vivenciamos inundações causadas por mudanças climáticas, desalojando famílias que tanto lutaram para ter o lugar ao sol. Em horas, tudo mudou.

Existem pessoas que, mesmo tendo tudo, não se contentam e querem ainda mais. Contudo, não se preocupam com o próximo. Por outro lado, existem aquelas que perderam quase tudo e mesmo assim lutam pelo pão de cada dia, dividem com o próximo o pouco que lhes restou e agradecem a Deus por receberem forças para reconquistar o que perderam.

No ensinamento, Oyassama orienta como trilhar sob quaisquer circunstâncias e agradecer sempre pelas providências recebidas. “Quando bebemos água, sentimos o gosto da água”.

Deus-Parens, como os nossos pais, em momento algum deseja o nosso mal. Nossos pais nos corrigem para entendermos e, Deus-Parens, através de sinais, corrige nossa conduta espiritual. 

Já ouviram sobre as oito poeiras espirituais? 

Nossa teimosia para com nossos pais são como as poeiras que acumulamos no espírito. Quanto à teimosia, nossos pais nos corrigem; já nas poeiras espirituais, Deus-Parens atua como vassoura.

Sabemos que o espírito é próprio e o corpo é algo tomado emprestado de Deus-Parens. 

Este mundo é o corpo de Deus, qual é a nossa atitude espiritual para com o Parens?

Este ano iniciamos o período dos três anos, mil dias, rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. Como os nossos pais, Deus-Parens deseja somente que alcancemos a vida plena de alegria e felicidade.

Assim, no último dia 29 de outubro, tivemos a oportunidade de dar um grande passo em nossa caminhada do aprimoramento espiritual, através do “Dia de atividade de todos os Yoboku”. 

Na Indicação Divina, temos:

“Se não trilharem o caminho da vida-modelo, não será necessária a vida-modelo. (...) Não há outro caminho a não ser o da vida-modelo.” 


*é condutor da Casa de Divulgação Hakuei Raízes (Igreja Rikuhaku Osasco)