629 2023.Nov_Editorial

A verdadeira salvação

José Katsumi Ishii

No  livro Episódios da Vida de Oyassama, há um episódio com o seguinte título: “Verdadeira salvação”.

Issa Yamamoto recebeu uma maravilhosa salvação em 1882, quando estava com 40 anos de idade. Obtivera a graça da cura completa da doença das pernas de que sofria por longos anos, quando conseguiu ficar de pé, estalando todas as articulações.

Entretanto, as mãos tremiam um pouco e não melhoravam de modo algum. Era caso de pouca importância; porém, isso a angustiava. Assim, regressou a Jiba no verão de 1884 e, apresentando-se a Oyassama, mostrou-lhe as mãos trêmulas e solicitou: “Gostaria que lançasse o seu sopro.” Então, Oyassama lhe explicou:

“Lançar o sopro é muito fácil, mas se pensar que você foi salva das pernas, esse pequeno tremor das mãos não tem qualquer inconveniência. Em vez de ser completamente curada, é melhor que fique com um pequeno tremor; assim poderá entender bem a predestinação das vidas anteriores e não esquecerá nunca a graça recebida. Isso é a verdadeira salvação. Todos desejam a salvação completa, mas o importante é a virtude que conduz à verdadeira salvação. Em lugar de lançar o sopro, empresto-lhe este livro. Peça a alguém para copiar e leia constantemente.”

Assim, emprestou-lhe todos os 17 volumes da Escritura Divina. Desde então, o tremor das mãos deixou de ser um incômodo para Issa. Leu por toda a vida a Escritura Divina copiada por seu pai e divulgou fervorosamente a fé a toda pessoa que encontrava, vivendo até os 89 anos.

Por ter recebido uma imensa graça, chegando até a estalar as articulações da perna, o fato das mãos tremerem um pouco não era algo tão grave. Para Oyassama é muito simples lançar o sopro e salvar, mas continuar com as mãos um pouco trêmulas seria para nunca esquecer a grande graça recebida.

Há alguns anos, eu estava fazendo uma visita a um senhor que havia sofrido um AVC. Visitei-o por uns dois anos e todas às vezes ministrava o Sazuke; fazia a oração nas suas pernas porque tinha dificuldades de andar e utilizava uma cadeira de rodas.

Certo dia, em uma das visitas, a sua esposa me falou que ele estava bastante agoniado porque não conseguia urinar no banheiro, sempre molhando a calça.

Então, neste dia, após conversarmos um pouco, ministrei o Sazuke no seu órgão genital.

Depois de uma semana, recebi a notícia de que este senhor havia retornado (falecido) e fui visitar a esposa. Sem saber o que falar, estava compartilhando as dores da perda, quando ela me contou que ele retornou muito feliz. Me disse que depois da ministração do Sazuke, durante toda a semana, o marido conseguiu ir ao banheiro, sem molhar a calça. E com um sentimento muito feliz, retornou. 

Tenho a certeza de que retornar com o espírito feliz e sem agonia é a razão da alma tomar um novo corpo emprestado com mais saúde, recebendo mais providências divinas. 

O que importa neste mundo, conforme as palavras de Oyassama, não é a salvação do corpo, mas, sim, buscar a verdadeira salvação: da nossa alma, através do correto uso espiritual.

*é condutor da Igreja Tsu Hakuryu