633 2024.mar_Doutrina

Doutrina da gratidão

Carlos Yoshitaka Negoro

Este artigo tem como inspiração dois jovens fiéis que, ao concluírem os três módulos do Curso Estudantil, manifestaram, espontaneamente, o desejo de aprofundar os conhecimentos na doutrina através do Curso de Formação Espiritual, Shuyokai. Esse episódio me deixou profundamente feliz e me fez refletir sobre a relação e impacto que a doutrina da Tenrikyo tem sobre os jovens.

O ensinamento da Tenrikyo está centrado na gratidão e na harmonia universal, tendo como objetivo desfrutar a vida plena de alegria e felicidade; aos jovens, oferece uma abordagem profunda e significativa para enfrentar os desafios da vida moderna. Em um mundo cada vez mais complexo e frenético, os ensinamentos da Tenrikyo são como uma bússola moral e espiritual, guiando os jovens em sua jornada em busca de propósito, significado e realização.

Gratidão como pilar fundacional

Um dos conceitos mais importantes da Tenrikyo é cultivar o sentimento de gratidão. Os jovens são orientados a promover uma profunda apreciação por todas as bênçãos em suas vidas, grandes e pequenas. Desde as coisas mais simples, como o ar que respiramos, até as mais complexas, que surgem como problemas circunstanciais em suas vidas, aprendendo que devem refletir sobre as causas e corrigir o uso espiritual, a fim de superar esses desafios que ajudam a crescer. A prática da gratidão fortalece a conexão com Deus-Parens e  ajuda a encontrar o contentamento e a paz interior.

Harmonia universal e relacionamentos significativos

Além da gratidão, a Tenrikyo enfatiza a importância da harmonia universal entre todos os seres humanos, pois somos todos irmãos perante Deus. Os jovens são incentivados a cultivar relacionamentos baseados no respeito mútuo, na compreensão e na empatia. Reconhecendo a interconexão de toda a humanidade, os jovens se tornam agentes de paz e de reconciliação, promovendo a compreensão e a colaboração em um mundo frequentemente marcado por divisões e conflitos.

Crescimento espiritual e autocorreção constante

Outro aspecto fundamental da doutrina da Tenrikyo é o aprimoramento espiritual contínuo e a autocorreção. Os jovens são incentivados a refletir sobre suas próprias ações e atitudes, buscando constantemente melhorar e se tornarem versões mais autênticas de si mesmos. Esta jornada interior não só fortalece a fé, mas também os prepara a enfrentar os desafios da vida, com integridade e compaixão.

Comunidade e apoio mútuo

A Tenrikyo também oferece aos jovens uma comunidade acolhedora e de apoio. Através da participação em atividades religiosas, culturais e sociais, os jovens encontram camaradagem e inspiração para crescer espiritualmente e contribuir positivamente para o mundo ao seu redor. Este senso de pertencimento e comunidade fortalece sua jornada espiritual e os ajuda a encontrar apoio mútuo ao longo do caminho.

Conclusão: Rumo a uma vida de harmonia e realização espiritual

Em resumo, a Tenrikyo oferece uma abordagem holística e inspiradora para os jovens em busca de significado e propósito na vida. Ao cultivar a gratidão, promover a harmonia, buscar o aprimoramento espiritual e encontrar apoio na comunidade, os jovens podem trilhar um caminho rumo a uma vida de harmonia e realização espiritual. Com seus ensinamentos atemporais e sua mensagem de amor e compaixão, a doutrina da Tenrikyo continua a oferecer orientação e inspiração para os jovens em sua jornada espiritual.  

(Carlos Y Negoro, condutor da Igreja Noroeste)