Fabio Yoshinobu Maruoka
Na Doutrina da Tenrikyo, aprendemos sobre os pilares deste ensinamento, que foi compilado baseando-se nos textos originais, pelo Shimbashira II, Shozen Nakayama, a fim de facilitar a compreensão, como um manual para o dia-a-dia dos seguidores deste Caminho.
Apesar de bem sintetizado, a doutrina tem um conteúdo bastante profundo, havendo a necessidade de buscarmos uma explicação e reflexão sobre cada capítulo. Eu mesmo tenho muita dificuldade de compreender, acabando, por muitas vezes, por transformar o assunto em mero conteúdo. Por achar isso desrespeitoso, procurei pesquisar, estudar e refletir mais sobre a doutrina e gostaria de compartilhar um pouco do que consegui analisar. Obviamente que não há como abordar sobre tudo e, nesta oportunidade, citarei um pouco sobre as duas primeiras poeiras espirituais, que é a cobiça e a mesquinhez.
Como é nos ensinado, para cada providência divina há o espírito errôneo (poeiras) que não corresponde à respectiva providência. Podemos dizer que as advertências ou os avisos (doenças e problemas circunstanciais) ocorrem pela impregnação das poeiras no espírito, que comprometem a plena benção das providências.
Qualquer que seja a advertência deve-se, primeiramente, arrepender-se de usar as poeiras que não correspondem a Kunitokotati-no-mikoto, que é a cobiça e a Omotari-no-mikoto, que é a mesquinhez. As providências de Kunitokotati-no-mikoto e Omotari-no-mikoto correspondem a Deus-Parens propriamente dito. As demais providências são instrumentos e protótipos.
Quando abordamos a cobiça e a mesquinhez, pensamos apenas no sentimento de querer e relutar; no entanto, a interpretação delas vai muito além do simples sentimento de querer e relutar. Gostaria de citar algumas para podermos refletir e ter uma percepção melhor sobre tais poeiras em nosso cotidiano.
Cobiça
Adultério; Desejar apenas comidas gostosas; Desrespeito e irresponsabilidade; Enganar e desvalorizar (valores, coisas e pessoas); Impaciência/ não ter perseverança; Inflexibilidade; Ingratidão; Insatisfação / Descontentamento; Mentira; Falta de espírito de colaboração/cooperação; Querer as coisas dos outros, ou ganhar sem merecer; Querer ter bel-prazeres, caprichos e fazer escolhas egoístas; Querer tudo além do necessário ou do merecimento; Roubar, furtar; Se queixar ou reclamar; Ser rígido, ignorante, bruto, maldoso; Temperamento e sentimentos inconstantes e caprichosos.
Mesquinhez
Alegrar-se com a desgraça dos outros; Relutar em dar ou pagar; Calculista; Covarde /traiçoeiro; Lisonja (pessoa falsa, hipócrita, bajulador); Espertalhão; Falar mal por trás (fofoca); Falta de vontade; Mesquinho/avarento; Não possuir misericórdia, compaixão; Não saber perder; Não saber perdoar; Poupar-se de trabalhar ou se esforçar; Preguiçoso; Promove a discordância e o desentendimento; Resmungão, teimoso; Sentimento frio; Viver de modo manhoso (sabido), trapaceiro, vigarista.
A mentira e a lisonja estão inseridas nestas duas poeiras. No Japão, existe um ditado que diz que “a mentira é a origem do ladrão”. Já, a Lisonja, faz o indivíduo relutar o verdadeiro esforço para conquistar algo, interrompendo a sua evolução.
A princípio me espantei, pois cometemos esses atos, naturalmente em escala menor, e percebi que é aí que mora o perigo das poeiras: quando usamos sem perceber, acumulando mais poeiras, como se estivesse jogando fertilizante para a semente da má predestinação.
Creio que inicialmente, o mais importante seja procurar desenvolver a percepção dessas poeiras em nossos atos no dia a dia, para, em seguida, limpar e aprimorar o espírito. (Fabio Yoshinobu Maruoka)