629 2023.Nov_Bem-estar
Cuidados preventivos
Yoshimiti Matsusaki
Este mês de novembro é o mês de conscientização sobre a saúde dos homens, enfatizando a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Estima-se que haja mais de 70 mil casos todo ano, sendo um dos mais comuns entre os homens.
A saúde como um todo é um aspecto de nossas vidas que requer muito cuidado preventivo e revisão do estilo de vida.
Em especial os homens, principalmente aqueles que vivenciaram uma vida focada no trabalho e de doação intensa do seu tempo, acabam por subestimar ou postergar os cuidados e exames associados à saúde, principalmente do exame de toque, ainda cercado por receio, vergonha ou preconceito.
Na Tenrikyo, temos o ensinamento da Coisa Emprestada e Tomada Emprestada, e muito se fala sobre o que fazer com o corpo, como ser um instrumento, mas creio que devemos também nos atentar a como cuidar desse corpo emprestado, todos os cuidados para que esse instrumento esteja em ordem, sempre bem afinado pela excelente manutenção e cuidado.
Em alguns momentos, acabamos associando esses cuidados do corpo à propaganda que muitas vezes relaciona tais cuidados à estética, mas isso é uma visão limitada da saúde do corpo: atividade física, alimentação balanceada, mente ativa e exames periódicos.
Sabemos que todas as doenças têm sua origem no espírito, e creio que os cuidados acima ocorrem por uma decisão espiritual. Sendo assim, será que muitas vezes não acabamos por subestimar os cuidados com o maior presente de Deus-Parens?
(Yoshimiti Matsusaki)
campanha mensal - novembro azul
Muitos homens, devido a vergonha, preconceito ou desinformação, deixam de fazer os exames preventivos do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, entre as mortes por câncer, a segunda maior incidência é o de próstata, a primeira é o de pele. A partir dos 50 anos, é recomendado procurar um urologista para realizar os exames ou, a partir dos 45, para aqueles que têm histórico familiar de câncer.
A melhor prevenção é fazer o check-up anual, incluindo os exames preventivos que detectam o câncer na fase inicial, pois este estágio, comumente, é assintomático. Dois desses exames são a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue e o toque retal. Este último é indolor e dura cerca de 15 segundos.
Por meio deles, é possível realizar a detecção precoce, aumentando a chance de cura em até 90 %. Em casos mais avançados, o homem pode apresentar sintomas, tais como: dificuldade de urinar, aumento da frequência miccional, diminuição do jato urinário e sangramento/ardência ao urinar (Beneficência Portuguesa).
Segundo o IBGE, a expectativa de vida do homem é cerca de 7 anos menor do que a da mulher e isso deve-se a fatores genéticos e socioculturais (Ramos,2020). Além do fato de que os homens procuram menos os serviços de saúde.
Até hoje, o autocuidado não é visto como uma prática masculina (Gomes et al,,2007) e isso reforça ainda mais o preconceito e vergonha dos homens ao realizarem os exames. Por isso, como um ato de cuidado com o nosso corpo tomado emprestado, é necessário quebrar os tabus.
Procure seu médico e incentive seus familiares a realizarem o check-up anual.