644 2025.fev
bem-estar
alegria gera alegria
Ana Izumi Sugahara
Se Deus-Parens criou os seres humanos para atingirem a Vida Plena de Alegria e Felicidade, por que será que nós não conseguimos atingir a felicidade?
Certa ocasião, eu estava assistindo uma palestra de uma professora da Tenrikyo pelo Youtube e ela disse:
“O nosso corpo foi emprestado por Deus-Parens para atingirmos a felicidade, mas o nosso corpo não foi criado para nos fazer felizes e sim fazer o outro feliz; e não conseguimos cuidar do nosso corpo quando ficamos doentes.”
Eu sou fisioterapeuta, eu consigo cuidar e aliviar as dores das pessoas, mas não consigo cuidar plenamente das minhas dores. Para isso preciso de outra pessoa.
“A condição social atual é o fortalecimento da tendência de pensar “Se ao menos eu estiver bem”, e isso enfraquece cada vez mais o laço fraterno entre as pessoas, colocando em risco até os vínculos familiares. É exatamente um movimento da sociedade que dá as costas para a Vida Plena de Alegria e Felicidade.
A missão das pessoas que seguem este ensinamento é promover a salvação do mundo, transmitindo a intenção do Parens Original às pessoas que carregam a insegurança em relação ao futuro por não terem um ponto de apoio espiritual.”
(Instrução 3)
Passados quase dez anos da Instrução 3, faço ainda reflexões sobre as palavras do Shimbashira IV. Como muitas vezes somos levados a não nos importar com as pessoas e sim, pensar apenas em si mesmos.
Hoje temos muitas pessoas com ansiedade e depressão. E como podemos mudar esse quadro atual da sociedade?
Além destes maravilhosos ensinamentos, me considero uma pessoa feliz por estar colhendo as sementes plantadas pelo meu pai, que durante 60 anos semeou amor ao próximo, salvação, empatia, alegria e ponto de apoio espiritual.
Sou muito grata também à minha mãezinha Sadako, por me ensinar este maravilhoso ensinamento. Tenrikyo é o meu porto seguro. Deus-Parens é o Deus verdadeiro, que limpa todos os males e me dá força nos momentos tristes e difíceis e que:
“Ensinou que ao caminhar totalmente dedicado a sincera salvação, o espírito se purifica naturalmente e será salvo, tornando-se alegre e animado.”
(Instrução 4)
“Nas palavras de Deus, que iniciou este mundo, não existe absolutamente um mínimo de erro.”
(ED I-43)
Como fisioterapeuta, aplico técnicas, protocolos e procedimentos, mas desejo ter sempre em minha conduta a alegria e a sinceridade no coração para que mais pessoas possam receber esta alegria através do meu trabalho e esqueçam um pouquinho das suas dores e sofrimentos.
Quando ajudamos alguém, nosso corpo libera hormônios da felicidade e essa alegria faz o nosso corpo vibrar positivamente e assim ficamos bem. Se compreendermos isso, atingiremos o ponto chave do ensinamento da Tenrikyo: salvando os outros, estará salvando a si mesmo. Deste modo, alcançaremos a vida plena de alegria e felicidade que Deus-Parens tanto almeja.
Ana Izumi Sugahara, Yoboku da Igreja Eldorado, fisioterapeuta e colaboradora do
Espaço Saúde Tasukeai