642 2024.DEZ_fujinkai

orientação mútua

Associação Feminina

A Associação Feminina da Tenrikyo do Brasil realizou o Encontro das condutoras e esposas de condutores das casas de divulgação, no dia 9 de novembro, na Sede Missionária, Dendotyo, com 70 participantes.

Às 7h40, no recinto de reverência, foi feita a abertura. Em seguida, todas se dirigiram ao salão Araki para a aula do Primaz, das 8h30 às 9h30. O tema abordado foram as Indicações Divinas referentes ao início da Associação Feminina. Na Indicação Divina de 25 de março de 1898, é dito: “A Associação Feminina deve iniciar o caminho estabelecendo o caminho da orientação mútua”, objetivando a maturação espiritual de todas. Às senhoras há a missão de procurar orientar também os fiéis. Explicou que, no trabalho como yoboku, não há distinção entre homens e mulheres, citando também os versos da Escritura Divina, VII, 21:

“Destas árvores, não digo pinheiro fêmea ou macho. A intenção de Tsukihi está em quaisquer árvores.”

O primaz relembrou a importância do trabalho de grandes mestres, como as senhoras Lin Massui e Yoshi Nakagawa.

No período das 9h45 às 11h15, teve lugar o debate em 10 grupos, 3 em japonês e 7 em português. Foi feita a releitura da mensagem da Sede, da ocasião da Assembleia Geral realizada em julho. Destacando os pontos principais, as participantes discutiram o tema e trocaram experiências de como conduzir efetivamente as respectivas casas de divulgação. 

À tarde, das 13h às 14h, houve aula de ginástica sob a orientação do professor Fabio Lourenço. Todos os presentes praticaram os exercícios físicos e o professor explicou o quão necessária é a constância da ginástica para a saúde na nossa vida cotidiana.  

Das 14h30 às 16h50, no salão Youki, realizou-se o grupo de estudo em roda de conversa sobre o tema “Depressão”. Inicialmente, foi apresentado o vídeo explicativo do psiquiatra Dr. Alberto Shoji Yamashiro, abordando assuntos como transtorno mental, senso de pertencimento, resiliência, amor, acolhimento, trabalho coletivo e tratamento médico. Em seguida, as psicólogas Célia Sakurai e Júlia Shiroiwa conduziram o debate. As participantes puderam levantar questões sobre a convivência com pessoas em estado depressivo, para encontrar melhores soluções.

Às 17h, no recinto de reverência, houve o encerramento com palavras de agradecimento da diretora-presidente, reverenda Yuko Murata.

Após o Serviço Vespertino, no salão Araki, foi organizada uma animada confraternização do encontro. 

(Alice Masako Uchiyama)