637 2024.jul_Capa
Bem-vindo rev. daisuke
Liliana Nobuko Murata
Neste mês, a Tenrikyo do Brasil comemora o marco dos 70 anos de fundação da Associação dos Moços e da Associação Feminina, recebendo a honrosa visita do rev. Daisuke Nakayama (centro), presidente mundial da Associação dos Moços, do diretor-presidente, rev. Masazumi Yasui (direita) e do diretor Daian Nakata.
A Associação dos Moços (Seinenkai) é composta por jovens do Caminho do sexo masculino (16~40 anos de idade); possui o objetivo de atuar como ‘Desbravador do Caminho’, se dedicando na salvação do próximo através da prática da divulgação e da salvação, e de ações de hinokishin (atitude de agradecimento pelo corpo vivificado).
Já, a Associação Feminina (Fujinkai) é formada pelas mulheres do Caminho, que tem como missão empenhar-se firmemente como ‘Base do Caminho’, isto é, de dedicar-se unicamente à salvação, buscando constantemente a maturação espiritual seguindo a vida-modelo de Oyassama, da prática da divulgação e da salvação.
Ambas as associações estão unidas pela disposição de caminhar rumo à concretização do mundo de vida plena de alegria e felicidade. Os 70 anos dos respectivos Caminhos trilhados até aqui resultaram em grandes benefícios à comunidade tenriquiana e à sociedade, buscando a promoção de um mundo melhor, onde todos buscam ajudar-se mutuamente como irmãos, em unidade espiritual. Parabéns às associações!
Julho é também o mês das férias escolares. E, ainda, no dia 30, também é celebrado o Dia Internacional da Amizade, oficializada pela ONU, com o objetivo de promover a cultura da paz e não violência.
Amizade significa o ‘sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades’. Existe um crescente esforço por parte de toda a sociedade, de unir as pessoas e fortalecer cada vez mais os laços fraternos. No entanto, se fizermos uma síntese de todos os acontecimentos que se sucedem, tanto ao redor do mundo quanto ao nosso próprio entorno, ainda vemos guerras e todos os tipos de violência. Com o avanço da era digital, é visível o número de pessoas intolerantes, mal-educadas e sem qualquer empatia pelo próximo.
Precisamos realizar, diariamente, uma pausa e voltar o olhar para si próprio. A empatia é um valioso sentimento, importante para ser desenvolvido por cada um de nós, seres humanos em evolução. Antes de condenar ou criticar, coloquemo-nos no lugar do outro; assim, essa atitude se torna benéfica, gerando simpatia, tolerância e bondade.
E quanto aos elogios? Por muitas vezes ou por algum motivo, deixamos de dar um elogio sincero às pessoas ao nosso redor, seja pela correria do dia a dia ou pelo simples fato de estarmos em falta. Exercer diariamente a atitude de apreciar o outro e verbalizar essa ação, faz mudar totalmente o ambiente de convivência, pois, no dia a dia, estamos lidando com seres humanos que necessitam ouvir palavras de incentivo, gentileza e valorização.
Outro amenizador de conflitos é o sorriso. Um bebê sorrindo desarma qualquer coração endurecido. O sorriso é a porta de entrada para muitos corações: ilumina a vida de quem o observa e pode fazê-los perceber que nem tudo está perdido, que ainda existe alegria neste mundo.
No livro Doutrina de Tenrikyo, capítulo VIII, temos: “Embora o mundo que percebemos através dos nossos sentidos permaneça como vemos e ouvimos, o mundo refletido em nosso espírito modifica-se. O mundo que pensávamos ser, até então, cheio de sofrimentos, será compreendido como um mundo cheio de alegria. Se nosso espírito for álacre, o mundo também será álacre, tal como é ensinado na frase: ‘Purifiquem o espírito inteiramente, é o paraíso.’ (HS X-4 )”
(Liliana Nobuko Murata)