Luiz Seiji Mizuki
É com muita honra e satisfação poder compartilhar a minha experiência como terapeuta.
A saúde é resultante do bom funcionamento do nosso corpo, como um todo, na qual a alimentação saudável é imprescindível. Deus-Parens nos criou com três posturas básicas: dormir, comer e se exercitar. Essa combinação bem executada é uma forma agradecer pelo corpo tomado emprestado.
Temos também os pensamentos, sentimentos e as emoções manifestados a cada ação ou acontecimento. Pensamentos negativos realmente deixam o corpo ‘ácido’ e o ambiente tóxico e muitas vezes a emoção acaba prevalecendo perante a razão.
Para amenizar estes impactos negativos em nosso corpo, praticar exercícios aeróbicos são excelentes, como polichinelo, marchar muito rápido, pois, quando arfamos, o coração produz mitocôndrias (organelas celulares que dão energia às outras células). Alongamentos específicos, feitos com a orientação de profissionais, cada ângulo e amplitude influenciam nas articulações e músculos desejados. Faça exercícios e alongamentos que sejam prazerosos. Outro ponto de atenção é, todas as vezes que for realizar um movimento de esforço físico, prenda a respiração, evitando dessa forma possíveis lesões.
Na parte fisiológica, a educação alimentar é pessoal, pois cada corpo aceita proteínas específicas. O que é bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra. Sempre pesquise sobre os alimentos e peça orientação profissional. Banhar-se ao sol por pelo menos 10 minutos com as palmas viradas para ele aumenta exponencialmente a vitamina D.
Hoje, também, já encontramos vários estudos sobre os benefícios da música clássica para nossa saúde física e mental. A música tem o poder de alcalinizar as células, assim como as palavras e sentimentos e nós, seguidores deste Caminho, podemos nos beneficiar refletindo à luz dos cantos dos Hinos Sagrados, Mikagura-uta. Outra ação que podemos colocar em prática é o Hinokishin, onde o cansaço, no final, se transforma em prazer e satisfação, produzindo a dopamina, enzima importante da motivação.
Deus-Parens nos orienta com incômodos (físicos e circunstanciais) e a alegria de ter o corpo tomado emprestado, mesmo com dor, é um estado de evolução espiritual. Quando a dor desaparece, esquecemos do sofrimento. É a ação das providências e dentre elas: Kunitokotati-no-mikoto (olhos e umidade no corpo), Kashikone-no-mikoto (respiração), Kumoyomi-no-mikoto (entrada e saída dos alimentos). Tudo está interligado e dependendo das nossas atitudes; é onde acumulamos mérito.
Eu procuro sempre recordar de todas as dores pelas quais eu passei, tendo gratidão por tudo. Penso sempre em melhorar em todos os sentidos e agradeço por estar na Tenrikyo, a Deus-Parens e Oyassama, por ter a família que tenho e a minha querida esposa que me conduziu ao Caminho.
Não há algo tão penoso como as doenças. Doravante, eu também farei o hinokishin. (HS III-8)
Se salvarem os que sofrem, cortarei a raiz das doenças. (HS II-7 e 8)
(Luiz Seiji Mizuki, massoterapeuta, Yoboku da Igreja Guaimbê e colaborador do Espaço Saúde Tasukeai)