642 2024.DEZ_doutrina

sentir gratidão por tudo

Uma atitude de fé valiosa, mas deve ser ensinada desde a infância

O sentimento de gratidão é uma atitude espiritual que se aprende com a vida. Mesmo sentindo alegria e felicidade quando coisas boas nos acontecem, nem sempre sabemos agradecer nessas ocasiões. Creio que a gratidão é algo que precisa ser ensinada, e deve ser aprendida. Por isso, desde pequenos, somos ensinados a agradecer às pessoas, quando, por exemplo, ganhamos um presente.

Há ocasiões em que é fácil sentir gratidão. Na vida, quando as coisas dão certo, o nosso coração transborda de alegria e ficamos sinceramente agradecidos. Todavia, em outros momentos, a gratidão é quase impensável. Em momentos de doença, sofrimento, perda, dificuldades, etc. Como e por que deveríamos sentir gratidão também nesses momentos?

Nas idas e vindas em nossas vidas, mergulhados na tristeza e na desesperança, quem nunca se sentiu desorientado, e até mesmo, revoltado? Mas, uma vez chegando ao fundo do poço, não podemos ficar eternamente tristes e cabisbaixos. Em certo momento, é preciso reagir, levantar-se, e, de alguma forma, lutar. Se não o fizermos, se deixarmos a tristeza nos dominar, dia após dia, estaremos fechando-nos para qualquer possibilidade que, porventura, Deus possa nos conceder. Se temos um fardo para carregar, vamos fazê-lo com algum ânimo no coração, mesmo que ainda não se vislumbre a solução para o nosso sofrimento.

É nesse momento que a fé se faz necessária. A crença de que existe um ser maior, um propósito maior, e que fazemos parte dele, nos faz sentir que o sofrimento não é em vão, e que vale a pena lutar, qualquer que seja a situação.

Os mestres do Caminho dizem com frequência: “Seguir o Caminho é gratificante.” Quando adoecemos e recebemos a graça, quem deixa de ficar grato pela graça recebida? Acredito que ninguém. Nessas ocasiões, o apoio que recebemos de familiares, parentes e amigos nos anima a prosseguir no Caminho e, sem dúvida, fortalece a fé que estava abalada. Também, através das orientações de saúde e problemas circunstanciais, é possível enxergar e compreender o motivo de termos sido atraídos a este Caminho e a nossa missão desejada por Deus e Oyassama. Tudo faz com que nos aproximemos de Deus e da Oyassama eternamente viva, amparando-nos com espírito humilde. E, ao nos ampararmos em Deus e Oyassama, recebemos o amor parental e maternal, sentindo uma nova sensação de gratidão.

Penso que a gratidão é condição primordial para sentirmos fé. Creio que não há como ter fé sem compreender o sentido da gratidão que devemos ter a Deus-Parens.

Por isso, é preciso se habituar a agradecer. Assim, todos os dias, ao despertar, é interessante mentalizar palavras de agradecimento pelo novo dia, pelo descanso da noite, pela saúde, pela alimentação, etc. Ainda, no caminho para a igreja, trabalho ou escola, também agradecer por poder caminhar. Tudo parece ser banal, mas, para quem possui restrições, são coisas que enchem o coração de alegria e gratidão.

Vida é tempo; é o tempo que Deus nos disponibiliza. Então, aprender a viver cada dia, valorizando cada vez mais o precioso tempo que recebemos de Deus. 

O tempo voa sem percebermos. Vamos valorizá-lo, vivendo intensamente cada momento, celebrando cada conquista, cada superação, com ânimo no coração e sentindo cada vez mais a gratidão.

(Jornal Tenri)