632 2024.fev Bem-estar
Disposição e vigor
Espaço Saúde Tasukeai
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o idadismo - fenômeno em que a idade é usada para categorizar e dividir pessoas de maneira a causar prejuízos, desvantagens e injustiças - é um desafio global.
Estima-se que 50% da população mundial seja idadista contra pessoas idosas, associando o envelhecimento a uma pior saúde física e mental, maior isolamento social, diminuição da qualidade de vida, entre outros fatores.
Durante a recente pandemia, por exemplo, estereótipos, preconceitos e atitudes discriminatórias com base na idade foram evidentes (etarismo), revelando o idadismo enraizado na sociedade, que influencia até a definição de políticas públicas de saúde. Nesse sentido, combater o etarismo é fundamental, seja por meio de estratégias legais ou de atividades educativas e sociais.
No âmbito da Sede Missionária, um exemplo disso é a união entre fiéis de diferentes gerações durante o Radio Taiso (ginástica tradicional japonesa), realizada nas manhãs do dia da cerimônia mensal.
Além de promover a saúde, esta atividade é uma importante iniciativa contra o pensamento de que o envelhecimento é acompanhado apenas por limitações.
Atualmente, a ginástica é conduzida com muita vivacidade pela Srª. Fuji Nakashima, que, aos 81 anos, esbanja disposição e serve de exemplo para a desconstrução do idadismo.
Fuji Nakashima, Yoboku da Igreja Daihakuyo
Comecei a praticar a ginástica Radio Taisso em 2005, na Igreja Daihakuyo, em São Paulo, e, desde então, pratico duas vezes por semana, agora em Mogi das Cruzes, onde moro atualmente.
O Radio Taiso é uma ginástica que era transmitida através do rádio, no Japão. Ainda hoje é transmitida diariamente pela emissora estatal NHK e muitas empresas e escolas praticam, podendo ser realizada por qualquer pessoa, em qualquer hora e lugar. No Brasil, existem vários locais que oferecem essa prática, voltada principalmente para as pessoas da terceira idade.
No final de 2022, recebi o convite do Espaço Saúde Tasukeai, para conduzir o Radio Taiso nas manhãs do dia da cerimônia mensal da Sede Missionaria, Dendotyo do Brasil.
Fiquei surpresa de me convidarem dentre tantas pessoas mais jovens e com disposição, pois já estava com 80 anos e, até então, frequentava a cerimônia mensal apenas nos meses que tinham atividades como Assembleia da Associação Feminina, Festival das Bandas de Koteki e Assembleia da Associação dos Fiéis.
Então, comecei a me lembrar de que, na Tenrikyo, nos é ensinado que devemos ter o espírito obediente e que estamos no período dos três anos, mil dias, rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. Desta forma, aceitei o convite e fiz a minha determinação espiritual de ir todos os meses, enquanto tiver saúde e como forma de agradecer pelo corpo emprestado, contentando Oyassama. Fico muito feliz em ver as pessoas praticando juntas!
Ver os profissionais e colaboradores do Espaço Saúde Tasukeai, sempre trabalhando com bastante empenho para ajudar as pessoas que estão precisando, enche o meu coração de gratidão. Eu mesma, sempre estou procurando ajuda como massagem, acupuntura e passando com os médicos quando tenho problemas.
Espero que cada seguidor da Tenrikyo possa, individualmente, determinar o espírito rumo ao decenário de Oyassama e convidar mais pessoas para fazerem o Radio Taiso conosco no Dendotyo.