625. Jul 2023_Associações

sentindo o extraordinário

O método HARP serve como base para a construção e desenvolvimento das atividades realizadas pela Comissão dos Encarregados dos Estudantes. Dentre os diversos tópicos, um deles alerta sobre alguns sintomas de quando estamos com “envelhecimento espiritual”. Não está relacionado com a idade, mas o quanto nosso espírito está maleável ou não. Se o nosso coração está rígido, deixamos passar despercebidos diversos fatos, não valorizando pequenos, porém, importantes momentos que ocorrem ao nosso redor.

Durante um Curso Estudantil, entrei em uma roda de participantes que estavam aprendendo o Serviço Sagrado. O professor deu a aula e pediu para que cada equipe treinasse. No começo, notava-se que alguns tinham dificuldade, mas um foi ajudando o outro. Depois de um certo tempo, eles conseguiram cantar e fazer os gestos das mãos, quase pulando de alegria. “Nossa, que demais! Conseguimos!”. Foi tão contagiante que me fez refletir o quão gratificante é realizar o Serviço Sagrado e perceber que eu estava sofrendo de envelhecimento espiritual, pois na correria do dia a dia, estava fazendo a oração diária apenas no automático. Há um trecho na apostila do HARP que diz o seguinte: “Se os seres humanos deixarem de sentir o extraordinário e deixarem de pensar sobre isto, então, serão meras máquinas”. Ou seja, graças a esse rápido, mas significativo momento com os cursistas, pude me renovar e esforçar para sentir o extraordinário.

Temos na Instrução 4: “O período de três anos, mil dias para o decenário de Oyassama é o tempo de praticar o ensinamento e de trabalhar mais ativamente na caminhada da dedicação sincera à salvação, tendo como meta a vida-modelo.”

São diversas oportunidades durante o ano (como o Gaku 15, Gaku 21+, Gaku Regional Nordeste, Curso HARP) para juntos aprendermos e refletirmos sobre os ensinamentos deixados por Oyassama, sentindo no coração o extraordinário desejo de Deus-Parens de querer a nossa evolução espiritual.

(Steven Koiti Tsukamoto)

intensas realizações de hinokishin

A Associação dos Moços da Sede transmitiu, por meio do ‘Senben’, 1000 episódios falando sobre o tema “coisa emprestada e tomada emprestada”. Expressando nossa gratidão pelo corpo tomado emprestado, usamos este corpo para realizar ações que contentem Oyassama. Chamamos isto de “hinokishin”. 

Nasci com uma doença do intestino e passei por várias experiências entre a vida e a morte desde então. É claro que tenho poucas memórias da minha infância. No entanto, lembro claramente do meu pai, que era carpinteiro, carregando suas ferramentas em um carro e saindo constantemente para trabalhar em construções nas Igrejas superiores ou em Igrejas filiais próximas. Embora essas memórias sejam um pouco solitárias, sinto que foi por uma reflexão deste nó, de ver o próprio filho nascer com uma doença. 

Ele estava determinado a contentar Oyassama por meio do hinokishin, e receber a salvação da doença do seu filho. Tenho convicção que ele se dedicou com este único propósito.

Dentro de mim, também desejo deixar esta mesma imagem do meu pai, que realizava hinokishin com entusiasmo, na memória dos meus filhos, assim como meu pai fez quando era membro da Associação do Moços naquela época.

Atualmente, estou ocupado com os deveres da Igreja, criação dos meus filhos e trabalho, e reconheço que não tenho desempenhado adequadamente meu papel como membro da Associação dos Moços. Refletindo sobre isso, como membro desta Associação, irei me dedicar ao máximo para contentar Oyassama e, durante o período dos três anos, mil dias até data da Comemoração dos 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, no ano que farei 40 anos de idade, decidi firmemente me dedicar ao hinokishin com muita alegria e animação.

Avante Seinenkai!

(Massaharu Matake)

regresso das crianças a jiba

Foram três anos de espera, mas ele está de volta!

O Regresso das Crianças a Jiba, que devido à pandemia, foi suspenso, neste mês de julho volta a ser promovido pela Sede Mundial da Tenrikyo, localizada na cidade de Tenri, no Japão.

E uma atividade muito especial é o Grupo de Hinokishin Infantojuvenil dos Países Estrangeiros, sendo um deles o Brasil, que contará com a participação de 3 crianças e 3 staffs.

Dizemos Regresso porque Jiba é o “berço da alma da humanidade”, e é para onde tudo começou, que estamos indo de volta. O Kodomo Ojiba Gaeri teve início junto com as construções dos prédios ao redor da Sede (Yakata), graças ao hinokishin dos fiéis da época. E para que as crianças também pudessem participar do hinokishin e para que os ensinamentos fossem transmitidos de pai para filho e filho para neto, a Sede começou a promover todos os anos, em julho (férias de verão do Japão), o Kodomo Hinokishin (Hinokishin para as Crianças). 

E com o tempo, vendo a necessidade de atividades educativas e recreativas para as crianças, o Kodomo Hinokishin começou a ter o formato do Regresso como conhecemos hoje.

Nessa época oportuna, ou seja, os três anos que antecedem o decenário do ocultamento físico de Oyassama em janeiro de 2026; temos que nos esforçar ainda mais em seguir a vida-modelo de Oyassama, tornando pessoas melhores e dando passos rumo à vida plena de alegria e felicidade.

A Associação Infantojuvenil deseja cultivar em cada um o desejo de se tornar um “Excelente Yoboku” (juramento), sentindo a alegria da fé. E eu desejo que os 4 participantes deste ano tragam em seus corações muitas experiências inesquecíveis e as multipliquem, transmitindo tudo o que aprenderam a muitas pessoas. 

(Zensuke Nakahara)