630 2023.dez_Palestra

demonstrar a evolução

Paulo Yasuharu Ishizaki

Expresso a minha imensa alegria por termos realizado, animadamente, a cerimônia mensal de novembro, que tem a ligação com a identificação de Jiba. 

Hoje, gostaria de compartilhar o meu pensamento rumo ao decenário da Oyassama. 

No juramento do Besseki, temos:

“Ouvi que Jiba é o lugar onde Deus-Parens reside e é praticado o Serviço Sagrado para a salvação da humanidade.”

Jiba é o único local sublime onde Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto, reside e criou os seres humanos. É o ponto central da nossa fé e original do elo entre o Parens e seus filhos. Como marco, nesse ponto foi assentado o pedestal Kanrodai e é onde é realizado o Serviço de Kagura para a salvação da humanidade.

Jiba, o berço da humanidade, é o local onde os seguidores regressam e sentem uma alegria indescritível, onde o corpo, a alma e o espírito se conectam  a Deus-Parens e Oyassama. 

Já se passaram mais de seis anos desde o incidente e o grande nó com o Kanrodai. Desde então, o primaz mundial,  Shimbashira, vem nos orientando e incentivando para a nossa evolução espiritual. 

Quando soube do incidente do Kanrodai, para mim foi um grande susto, mas, com certeza, para o Shimbashira, o nosso pai espiritual, o susto deve ter sido ainda maior. Entretanto, logo depois, veio mais um inesperado nó, com o adoecimento do Shimbashira.

O Shimbashira, tentando mostrar a sua recuperação, que já durava anos, no ano passado, no dia 26 de outubro, antecedendo o início do período de três anos, mil dias rumo à celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, promulgou a Instrução 4. Com a facilidade dos meios de comunicação,  recebi, via internet, as palavras do Shimbashira e não pude conter as lágrimas ao ouvir a sua voz, que transmitia o esforço em falar. Foi muito emocionante!

Agora, no dia 26 de outubro passado, na Grande Cerimônia de outono, o Shimbashira veio mais uma vez diante de nós, orientar-nos com palavras de incentivo. Para mim foi um puxão de orelha, para não me esquecer que sou um importante instrumento de Oyassama, na divulgação, na salvação e na construção da verdadeira vida plena de alegria e felicidade. 

Mudando de assunto.

No dia 26 de janeiro de 2026, vamos celebrar os 140 anos do ocultamento físico da Oyassama e, desde o início deste ano,  muitos mestres das igrejas superiores vieram ao Brasil, em visita de doutrinação às respectivas igrejas e casas de divulgação filiadas,  incentivando-nos a realizar a determinação espiritual. 

Com certeza, cada um fez a sua determinação espiritual, mas, o mais importante é realizar a determinação. 

Conforme a predestinação original, fomos criados para viver a vida plena de alegria e felicidade. Ninguém é feliz sozinho. Assim, para concretizar a intenção divina, precisamos levar este maravilhoso ensinamento para aqueles que ainda não o conhecem. E, ainda, depois, levá-los a conhecer a Terra Parental, o berço da humanidade, Jiba. 

Na Instrução 4, o Shimbashira nos orienta utilizando trechos do episódios da vida de Oyassama, para compreendermos o quanto somos protegidos e devemos ser gratos pelas providências divinas e a orientação de Oyassama, para podermos realizar a determinação espiritual.

Primeiro, “Quando bebemos água, sentimos o gosto da água”.

Quando começou a pandemia, muitas pessoas que pegaram o vírus, perderam o paladar, inclusive eu. E quando não sentimos o sabor da comida, também perdemos a alegria de saboreá-la. Sentir o sabor das coisas é a alegria de estar vivendo. Deus-Parens, com a pandemia, mexeu com o nosso lado emocional e, também, espiritual.

Os corpos humanos são todos coisas emprestadas por Deus. Com que pensamento estão usando ?

(ED III-41)

Os corpos humanos são todos coisas emprestadas por Deus. Não conhecem a onipotência de Deus? 

(ED III-26)

Todas as coisas deste mundo são Tsukihi; todos os corpos humanos são emprestados por Tsukihi

(ED VI-120)

Certo dia, fazendo compras no bairro da Liberdade, encontrei com um amigo. Há cerca de quatro anos,  no mês de março, no início da pandemia no Brasil, ele contraiu a Covid-19 e ficou internado por longo tempo. Perguntei a ele: “Como está se sentindo hoje?” 

“Estou melhor, graças a Oyassama. O que a Oyassama disse é verdade: quando bebemos água, sentimos o gosto da água. Fiquei mais de duas semanas sem beber água. Tinha feito traqueostomia e não passava nada na boca. Mas quando bebi água, senti o gosto da água. Realmente, foi gratificante!”. Ainda continuou, com lágrimas nos olhos: “Graças às orações de todos os amigos, pude me recuperar da doença. O Shimbashira, através da Instrução 4, nos passa o quanto é gratificante estarmos com saúde. O corpo é um empréstimo de Deus, somente o espírito é nosso. O que podemos mudar é o nosso espírito!”

Segundo, “Do nó sai o broto.”

“Nó”, podemos resumir em doença, acidente, preocupações, desentendimento; são os problemas físicos ou circunstanciais. Também, o nó foi nos ensinado que é o momento de nós evoluirmos.

“Sai o broto”, é o processo da semeadura, mas nem tudo que plantamos brota. Mesmo nós, fiéis que acreditamos no Caminho, recebemos vários “nós”.

O “nó” é a demonstração do amor de Deus-Parens pelos seus filhos. Significa que Deus demonstra através do nó a necessidade de evoluir para poder alcançar  a vida plena de alegria e felicidade. Deus deseja a mudança de nossa atitude através do aprimoramento espiritual.

O que era normal até ontem, hoje não é mais normal.

“Até ontem, eu comia arroz normalmente, mas hoje não consigo mais comer” ou “Até ontem eu andava naturalmente, mas hoje, não consigo mais andar.” São exemplos de problemas físicos. 

“Até ontem, comíamos todos juntos, como se fosse uma coisa normal, mas hoje, não” ou “Até ontem, eu ia trabalhar normalmente, mas hoje, não posso mais”. São exemplos de problemas circunstanciais.

Antigamente, os mestres comparavam esses problemas físicos e circunstanciais como uma carta enviada por Deus. No entanto, se você não conhece Deus-Parens, não conseguirá entender e, ainda, nem vai saber que a carta chegou.

Faz mais de seis anos que eu e minha esposa recebemos uma carta de Deus-Parens. Minha esposa foi diagnosticada com câncer da mama. 

Quando estamos enfraquecidos por problemas físicos ou circunstanciais, mesmo sabendo que a carta chegou, não temos força para ler e muito menos de entender. Percebi que a carta não tinha solução e nem resposta;  assim solicitei ao condutor da igreja-superior ler junto para poder nos orientar. Assim, recebemos as orientações e hoje podemos dizer que ela está salva. 

O Shimbashira, em dois episódios recentes, nos orienta sobre ter gratidão pelas orientações recebidas e, também, pelas providências e proteções recebidas no dia a dia. 

E, por último, sobre como devemos proceder, o Shimbashira cita: “Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.”

Quem salva é Deus-Parens. Nosso papel é ajudar as pessoas que necessitam de ajuda.

Na Escritura Divina, temos:

Embora até agora todos do mundo estejam cada qual refletindo igualmente,         (ED XII-89)

Como quer que reflitam, é lamentável por não terem o espírito de salvar os outros.       (ED XII-90)

Doravante, é o pedido de Tsukihi, que todos reformem firmemente o espírito.                (ED XII-91)

Significa: “Todas as pessoas do mundo estão pensando em ser feliz, mas, infelizmente, não têm coração para ajudar os outros. Temos que mudar o pensamento de pensar no seu próprio bem, e mudar o pensamento para ajudar os outros. Este é o pedido de Deus”.

“Ensinou que, ao caminhar totalmente dedicado à sincera salvação, o espírito se purifica naturalmente e será salvo, tornando-se alegre e animado”.

O espírito de ajudar os outros é o espírito de ‘vida plena de alegria e felicidade’. Poder caminhar com espírito feliz e alegre é o princípio da salvação. Este é o ensinamento direto da razão celestial quando da criação original.

Por isso, Oyassama orientava as pessoas que foram salvas sobre a razão de salvar o próximo, sobre plantar boas sementes e sobre a razão de ser um instrumento da salvação. 

Orientava repetidamente. Nossos antepassados cumpriram obedientemente as palavras de Oyassama, mudaram suas atitudes, abriram o Caminho e conseguiram cortar muitas das más predestinações. 

O Shimbashira, na Instrução 4, nos orienta e ainda nos dá algumas soluções para passarmos o período dos três anos e evoluirmos:

“O yoboku, conduzindo-se voluntariamente à igreja, animando-se no dia a dia ao hinokishin, deve se empenhar na divulgação a partir das pessoas próximas, como da família e do local de trabalho. Para as pessoas que estão sofrendo com problemas físicos e circunstanciais, vamos confortá-las de coração, solicitar a solução através do Serviço, ministrar o Sazuke nas pessoas que sofrem de doenças e transmitir-lhes que existe o verdadeiro caminho da salvação. Deus-Parens aceitará a sinceridade desse espírito e mostrará as ilimitadas providências.” 

Na Escrita Divina, temos:

Estes filhos que vivem sem nada saberem, inspiram compaixão aos olhos de Deus.           (ED III-94)

Os seres humanos do mundo são todos filhos de Deus, ouçam atentamente e entendam os dizeres de Deus.           (ED III-97)

Se ao menos limparem completamente as poeiras, depois realizarei a salvação extraordinária.

(ED III-98) 

Devido à pandemia global do novo coronavírus, tivemos que realizar muitas adaptações, inclusive nas igrejas. Acho que os condutores de igrejas sofreram bastante nesses últimos três anos, passando por várias dificuldades.

O Serviço Sagrado é muito importante e essencial para a construção do mundo de vida plena de alegria e felicidade. E, vida-modelo de 50 anos de Oyassama, também é o caminho que complementa o espírito para a realização do Serviço Sagrado.

Aproveitando esta atividade do decenário de Oyassama, temos a oportunidade de revigorarmos ainda mais a razão das cerimônias mensais e, assim, contentar e tranquilizar a Oyassama eternamente viva. 

Além disso, também temos a oportunidade de chamar os fiéis e seguidores que se distanciaram do Caminho, mostrando-lhes  a alegria que se esparge da igreja. Ainda, vamos promover e conduzir ativamente os ensinamentos às pessoas que ainda não conhecem o verdadeiro Parens. 

O decenário de Oyassama é a época da salvação, é a época dos Yoboku e fiéis brilharem.

No final da Instrução 4, temos: 

 “Vamos avançar com todas as forças unindo o espírito na caminhada da salvação mundial para contentar e tranquilizar Oyassama eternamente viva”.

Tranquilizar significa que você não precisa se preocupar com algo. Acho que é apenas uma questão de fazer exatamente o que lhe foi dito. 

Ainda, contentar significa ter coragem de trabalhar em algo que você não costuma realizar, mas deseja se esforçar em realizá-lo. 

Desejo que todos se esforcem  de coração e alma nas atividades deste período oportuno que a Sede da Igreja está nos proporcionando rumo ao decenário, como o Dia deAtividade de Todos os Yoboku.

Tendo a vida-modelo de Oyassama como base e apoio, vamos rumar ao decenário firmes e mostrar a Oyassama eternamente viva o quanto evoluímos!

Assim gostaria de concluir minha tarefa, agradecendo-lhes pelo precioso tempo dispensado. Muito obrigado!

*é diretor da Sede Missionária e condutor da 

Igreja Sul América