José Katsumi Ishii
A Oyassama nos ensinou sobre acordar cedo, ser honesto e ser trabalhador. Apesar de parecer ser algo simples, é um ensinamento de muita importância.
Estes são os pontos mais importantes para viver o nosso dia a dia.
“Acordar cedo” não é simplesmente acordar cedo de manhã. Entendemos que devemos acordar cedo para fazer algo em prol de outras pessoas. O “pensar sempre no próximo” é o espírito de acumular merecimento.
“Ser honesto” é trabalhar mesmo que seja em um lugar onde as pessoas não estejam vendo e, também, entendemos que ser honesto é não falar mal das pessoas e, sim, falar o bem. Oyassama ensinou que, mesmo ouvindo com detalhes os ensinamentos de Deus-Parens, se não as colocarmos em prática, isto acabará se tornando em uma “mentira”, ou seja, não é ser honesto consigo mesmo.
Durante o dia, é a hora de “trabalhar”. Antes da manhã e durante a noite, podemos dormir, é a nossa hora, a hora concedida a nós. Mas, fazer algo em prol dos outros, mesmo nesta hora, é algo que, com certeza, Deus aceita. E isso se torna um grande merecimento. Trabalhar é trabalhar em prol das pessoas próximas, daquelas que estão ao nosso redor, e com vigor. O trabalho verdadeiro não tem o objetivo de desejar ter cada vez mais e mais coisas. Oyassama nos ensinou que “Trabalhar um pouco mais após ter trabalhado não é ambição, é o verdadeiro trabalho.”
Essas três frases não são independentes entre si. Nestas três frases estão contidas as atitudes de sempre pensar no próximo.
Essas atitudes parecem simples, mas, no nosso dia a dia, às vezes, não é tão fácil assim. Por isso, o importante é sempre estar com o pensamento voltado a “ser útil às pessoas”.
Na semana passada, a minha mãe quebrou o fêmur e foi submetida a uma cirurgia, no hospital onde a minha irmã trabalha como enfermeira chefe. Isto me fez recordar de quando ela começou a trabalhar após se formar, há cerca de 30 anos.
A minha família vem seguindo os ensinamentos de Oyassama desde a época dos meus avós. Todos nós, na medida do possível, viemos praticando esses ensinamentos, pois acordávamos cedo para realizar o Serviço Sagrado e a honestidade foi sendo adquirida com a educação dos pais.
Depois de formada na faculdade de enfermagem, a minha irmã conseguiu o seu primeiro emprego em um hospital em São Paulo. Depois de alguns meses, a sua chefe começou a pegar no seu pé, dizendo que ela não era uma boa funcionária. E comentou sobre isso com a sua coordenadora, que, então, a manteve em observação por 30 dias.
Trabalhar nesta pressão, preocupada em ser mandada embora não deve ter sido nada fácil. Porém, depois de algumas semanas, quando estava para completar o prazo de 30 dias, descobriu-se que a chefe estava tomando para si alguns objetos do hospital, como remédios, seringas, gazes, etc. Então, a minha irmã, que estava para ser mandada embora, permaneceu no serviço, e a chefe é que foi demitida.
Falar em honestidade realmente parece algo simples, mas com certeza é um dos pontos chave para a vida em sociedade harmoniosa.
Se todos vivermos praticando o que a Oyassama nos ensinou, não haverá quaisquer motivos para conflitos e a vida plena de alegria e felicidade chegará com certeza, não havendo necessidade se preocupar com nada. (José Katsumi Ishii)