634 2024.abr_Doutrina

a fé, ontem e hoje

Ensinamento que conduz à vida de harmonia e realização espiritual

muito tempo, a nossa realidade era muito diferente. Lembro-me de, quando criança, ter acompanhado meus pais para a cerimônia mensal da igreja superior Brasil, localizada na Vila Carrão, na zona leste de São Paulo. Tomávamos um trem e dois ônibus, e levávamos cerca de quatro horas para chegar lá. Terminado a cerimônia mensal, era hora de voltar, enfrentando mais quatro horas. Essa jornada era realizada pelos meus pais, todos os meses, sem falha. A fé que os movia, era única e verdadeira!

 E hoje? Na comodidade do nosso carro, em pouco mais de uma hora, chegamos ao mesmo destino. Mas, como é a nossa fé dos dias de hoje? O que mudou? Recebemos muitas graças, temos mais recursos, vivemos com mais conforto, fartura, a medicina evoluiu muito, temos médicos e remédios e, com isso, mais saúde e qualidade de vida. Mas, será que somos mais felizes? Na realidade, sim, deveríamos ser mais felizes. 

Porém, vivemos um paradoxo. Embora a medicina tenha evoluído consideravelmente, e muitas enfermidades tenham sido erradicadas ou controladas, outras doenças surgiram e prosperaram, tornando os hospitais cada vez mais lotados. A medicina moderna é capaz de fazer diagnósticos com absoluta precisão e também obter a cura para determinadas doenças, coisa impensável há pouco tempo atrás. 

Todos esses avanços são frutos da inteligência humana, uma dádiva concedida por Deus-Parens. Por isso, na Tenrikyo, não existe restrição quanto à procura e uso dos recursos da medicina. 

Porém, o que se faz notar é a excessiva confiança e fé somente na medicina.

No Hino Sagrado X, temos : 

Nono – Até o presente momento, todos igualmente, não conheciam a origem das doenças.

Finalmente, Desta vez, ela foi revelada, a origem das doenças está no espírito.

Procuramos os médicos e remédios porque desejamos a cura  das doenças do nosso corpo. Mas, em nosso ensinamento, a doença tem sua origem no espírito e, portanto, mesmo que se cure o corpo e nada se faça pelo lado espiritual, é provável que as doenças voltem.

Quando nos referimos ao espírito, não estamos falando do aspecto emocional das pessoas. Mas, conforme o dicionário, espírito é a “substância imaterial, incorpórea, inteligente, consciente de si, na qual se situam os processos psíquicos, a vontade, os princípios morais.”

É ensinado também que “as doenças e os problemas circunstanciais são as flores do Caminho”. Ou seja, as dificuldades nos são colocadas para a nossa evolução espiritual. E embora, muitas vezes nos seja difícil aceitar, o fato é que não há outra explicação plausível para o sofrimento do ser humano, pois Deus-Parens não faz nada para fazer sofrer os seus filhos. 

Oyassama nos ensinou que, para a evolução espiritual, precisamos nos conscientizar das 8 poeiras, procurando, no dia a dia, erradicá-las do nosso coração. Como meios para a salvação, ensinou-nos o Serviço e o Sazuke.

Todos esses ensinamentos são esclarecidos na doutrina e, embora recebamos tantas informações, penso que a intensidade da nossa fé não se compara à dos nossos antepassados. Com humildade, simplicidade, muita luta e perseverança, eles construíram o Caminho de hoje.

Muitos dos nossos ancestrais jamais conseguiram regressar a Jiba. Até a celebração dos 140 anos do Ocultamento da Oyassama, muitos seguidores irão fazer o regresso a Jiba. Com a fé e o fervor dos nossos antepassados, vamos regressar levando a nossa imagem um pouco mais evoluída, para contentar e animar Deus-Parens e Oyassama.  

(Roberto Sawao Seo é diretor da Sede Missionária e condutor da Igreja Campinas)