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comunicação empática

José Katsumi Ishii

Já percebeu que parte dos conflitos interpessoais são causadas pelas palavras?

Boa parte dos conflitos que temos com outras pessoas são causados pela forma como dizemos as coisas.

Tendo em mente a importância de saber se comunicar, o psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu um conceito de Comunicação Não Violenta, CNV, que busca estimular a empatia.

Marshall comenta que, muitas vezes, as pessoas não percebem a violência em suas falas porque não aprenderam a se comunicar de outra forma. Elas não notam que a comunicação com grosserias, implicâncias ou acidez causam mal tanto para quem ouve como para quem fala.

Trata-se de uma comunicação alienante e que afasta as pessoas uma das outras.

Podemos colocar em prática a CNV, tendo em mente quatro princípios básicos:

1. Observação: observar de forma neutra, sem julgar ou moralizar. 

2. Sentimento: identificar qual é a emoção que estamos sentindo, ou qual é a emoção que você acredita que o outro está sentindo.

3. Necessidade: expressar qual é a necessidade que está por trás do sentimento, como dizer por que você precisa que algo seja feito. Pesquisas apontam que, quando se justifica o motivo do pedido, aumentam as chances de sermos atendidos pelo outro. 

4. Pedido: sendo assim, o último elemento da CNV é justamente o Pedido, que deve ser feito de forma clara e objetiva para satisfazer a necessidade explicada. 

Um exemplo de CNV.

Imagine que você esteja com uma pessoa e ela está mexendo no celular e você gostaria que ela prestasse atenção na conversa. Não utilizando a CNV, pode ser que se diga algo como:

 “Puxa! Você não sai desse celular! Você não tá nem aí comigo!”

Mas utilizando a CNV, a frase poderia ficar assim: “Quando nós estamos conversando e você mexe no celular eu me sinto triste. Gostaria muito da sua atenção, porque assim o assunto fica mais gostoso. Você pode guardar o celular para conversar comigo?”

 “Há pessoas que são boas em casa e más fora de casa. Também, há pessoas más em casa e boas fora de casa. Mas, o mal é ficar com raiva devido ao seu egoísmo. 

Cada palavra é importante. Com o simples controle do uso das suas palavras, haverá harmonia na família.”  

(Episódios da Vida de Oyassama, n° 137)

 “Ao alcançarem a altura de três pés, começaram a falar…” (Doutrina de Tenrikyo, capítulo III, pág. 32) A providência de poder falar é única para nós, seres humanos. Então, que tal utilizar o falar de forma que contente e agrade as pessoas?

(José Katsumi Ishii, é condutor de igreja e colaborador do Espaço Saúde Tasukeai)