Massanori Kimura
No dia 8 de março, foi realizado o 36º Encontro das Seguidoras de Kokan, na Sede Missionária, Dendotyo do Brasil. O Encontro visou estudar sobre a vida da filha mais nova de Oyassama, Kokan, que desde jovem se dedicava nas tarefas da Residência e foi um grande exemplo na divulgação desta fé.
O evento acontece bienalmente e, na programação, foi apresentada a vida de Kokan, seguida de um relato da senhora Samara Kimura, ex-presidente do Departamento das Moças, sobre a trilha Juusan-Togue, que liga a região de Nara a Osaka, a mesma rota feita por Kokan, aos 17 anos de idade, em sua primeira missão de divulgação na cidade de Naniwa (Osaka). Além disso, também foi realizada uma atividade de tabuleiro em equipes para reflexão sobre Kokan.
Ainda, as participantes realizaram o Kaminanagashi, uma forma de divulgação em que percorrem as ruas entoando os Hinos Sagrados, portando um banner com a escrita “Tenri-Ô-no-Mikoto”. Depois, em uma praça da cidade, dançaram o Hino Yorozuyo e, no trajeto de retorno ao Dendotyo, distribuíram panfletos e a revista Ayumu. Apesar do calor de 33ºC, a atividade foi concluída com sucesso.
O Encontro coincidiu com o Dia Internacional da Mulher. Lembrando da importância do papel da mulher, seja no trabalho, na família ou na religião. Oyassama, com a alma de Izanami-no-Mikoto, deu início ao ensinamento e à expansão para toda a humanidade, sendo fundamental para a nossa vida e prática. Oyassama pediu à sua filha Kokan para realizar a primeira divulgação em terras distantes, fato que demonstra a obediência, a confiança e força de ambas.
Na Tenrikyo, buscamos a Salvação Mútua, com o objetivo de alcançar o mundo de Vida Plena de Alegria e Felicidade. Oyassama nos legou os 50 anos de vida-modelo, que, como modelo, deve ser seguido por todos, indistintamente, pois somos todos irmãos perante a Deus-Parens.
Na Escritura Divina, Oyassama nos ensina que todos, independente do gênero, têm um papel essencial na Salvação:
“Destas árvores, não digo pinheiro fêmea ou macho. A intenção de Tsukihi está em quaisquer árvores.” (ED VII–21)
“Mesmo as árvores usáveis, não são poucas, desejo cinquenta, sessenta em número de pessoas.” (ED VII–23)
“Que o número dessas pessoas não diminua jamais e continue sem interrupção para todo o sempre.” (ED VII–24)
O Departamento das Moças, Joshi do Brasil, tem os seguintes lemas: - Frequentar a Igreja, - Realizar a Divulgação e, - Fazer o Hinokishin.
Para os 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama, o Joshi vem realizando eventos para jovens mulheres. Contamos com a colaboração de todas as igrejas para convidar as associadas a participarem e ajudarem a cumprir as nossas determinações.
(Luana Manami Senda)