Roberto Tadayoshi Watanabe
No dia 1º de maio, tivemos a realização do Dia do Hinokishin em várias localidades do Brasil, onde pessoas que moram na mesma região se reuniram para realizar o Hinokishin. Outros evento estão programados durante todo o mês.
A tradução literal de Hinokishin é contribuição ou dedicação diária. Sendo uma prática que deve ser diária, não é necessário ter um dia determinado para as pessoas se reunirem e fazerem o Hinokishin. Todos os dias, podemos e devemos fazer Hinokishin individualmente, não sendo necessário aguardar por um dia ou evento específico. Ainda, não há forma determinada para o Hinokishin. Qualquer ação em benefício do próximo feita com o sentimento de gratidão a Deus-Parens pelas providências recebidas dia a dia em nosso corpo é Hinokishin. Mesmo o fato de cumprimentarmos as pessoas ao nosso redor com um sorriso no rosto, com ânimo e alegria, de conversarmos com as pessoas sobre a graça do corpo emprestado a nós por Deus-Parens é Hinokishin, conforme temos nos Hinos Sagrados:
“Dizer uma palavra é Hinokishin. Apenas deixa- se espargida a fragrância.” (HS VII-1)
Todos os dias, somos vivificados pelas excelentes providências de Deus-Parens. Em outras palavras, recebemos a salvação todos os dias. Quando pensamos sobre o que podemos fazer para agradecer a Deus-Parens por isso, naturalmente somos levados a ajudar e salvar as outras pessoas. Essa é a atitude que mais contenta a Deus-Parens. Oyassama ensinou: “Se está feliz por ter sido salvo, a melhor maneira de retribuir é salvar com essa alegria aqueles que desejam ser salvos. Por isso, se dedique firmemente na salvação.” (Episódios da Vida de Oyassama, 72)
Ainda nos Hinos Sagrados, temos:
“Ao hinokishin, esquecendo a ambição, isto se torna o primeiro fertilizante.” (HS XI-4)
Conforme essas palavras, quando se pratica o Hinokishin com espírito sincero, apenas movido pelo sentimento de gratidão a Deus-Parens, essa ação se torna um ótimo fertilizante para que as sementes que plantamos no nosso dia a dia possam germinar e crescer vigorosamente.
Mesmo aquele trabalho ou serviço que prestamos, quando feito apenas com o objetivo de receber em troca uma remuneração, não é mais nada além de um serviço remunerado, mas quando se trabalha com ânimo e alegria, com o desejo sincero de ajudar e colaborar com os companheiros e com a empresa, e acima de tudo, com o desejo de agradecer a Deus-Parens pelo fato de estar sendo vivificado e capacitado a trabalhar, creio que isso se torna também um excelente Hinokishin.
Vamos agradecer e retribuir as graças divinas recebidas diariamente praticando o Hinokishin!
*é diretor deste Jornal e condutor da Igreja Nippaku