643 2025.jan_leitura
PaLAVRAS DO CAMINHO
A partir desta edição, iniciamos a publicação em série do conteúdo do livro: Palavras do Caminho, de autoria do reverendo Yoshikazu Fukaya.
Prefácio
Ao ficar sabendo que as ‘Palavras do Caminho’ escritas pelo reverendo Fukaya seriam publicadas em um livro, fiquei muito contente e gostaria de manifestar as minhas felicitações através deste prefácio.
As ‘Palavras do Caminho’ foram publicadas no Jornal Tenri Jiho, durante cinco anos, e eu, como leitor, não tinha imaginado que fosse por tanto tempo. Isso porque, todas as vezes, esperava com ansiedade a publicação e sempre correspondia à minha expectativa. Tinha sido escrito de forma simples e bem compreensível, alcançando diretamente o coração do leitor. Sempre pensei que esse estilo de escrita era a própria pessoa do reverendo Fukaya. Mas, sinto também o árduo trabalho dele para escrever os textos, tomando cuidado em escolher cada palavra e a pontuação.
Além disso, ele tinha muitos outros afazeres e, em meio a isso, continuou escrevendo os textos. Sinto uma grande admiração pela sua dedicação. Sou uma pessoa que tem dificuldade para escrever algo; por isso, sei que não conseguiria fazer o mesmo que ele. Ainda mais, escrever durante cinco anos. O meu apreço por todo o trabalho que teve.
Sei também que ele começou esse trabalho, não porque gostava de escrever. Como responsável da Editora Doyusha, a publicação do Jornal Tenri Jiho tinha como meta não apenas ser lido pelas pessoas do Caminho, mas abranger muito mais pessoas da sociedade. Sabendo dessa responsabilidade e desse ardente desejo é que ele começou a escrever os textos. Pode-se dizer que esse livro é a manifestação do forte dever de servir como um meio de divulgação através das letras.
Apesar de usarmos comumente as palavras do Caminho, quando nos deparamos com uma situação em que precisamos explicar isso para quem não conhece o ensinamento, se torna algo difícil. É preciso ter um preparo para isso. O seu estilo de escrever simples e direto vai atraindo a atenção do leitor e creio que isso seja uma das virtudes do reverendo Fukaya e, também, a sua fé.
O livro “Palavras do Caminho’ não se limita apenas à explicação dos termos, mas é possível perceber, no contexto, a fé do próprio autor. É como se estivéssemos lendo um texto doutrinário. Eu também pude aprender muitas coisas através dos textos. Creio que os leitores, também, puderam assimilar pontos importantes do ensinamento da Tenrikyo.
É preciso enfatizar também que foi muito correta a escolha e a sequência das palavras e agora, ao ser publicado como um livro, com um novo ordenamento dos termos, ficou ainda mais fácil a compreensão da doutrina. Este é um ponto a ser enaltecido.
O meu desejo é que essa publicação seja lida por um grande número de pessoas, pois assim, estará correspondendo à intenção do autor, valorizando o seu trabalho.
Em 26 de janeiro de 1977 - Hidenobu Yamazawa
Cap. I - Caminho
Nós, seguidores da Tenrikyo, nos referimos à nossa fé como ‘Caminho’. ‘Caminho’ não somente tem o significado de rota ou passagem mas pode se referir também à maneira que a pessoa deveria se comportar e viver bem como a aprendizagem especializada em algo.
Oyassama escreveu no verso da Escritura Divina:
Doravante, direi alegorizando num caminho, e não digo absolutamente de onde se trata. (ED. I-46)
Ela ainda alegorizou a caminhada da nossa vida na passagem pelas montanhas íngremes, através de emaranhados de espinhos, seguindo ao longo das estradas estreitas, e passando por trilhas em precipícios, conduzindo-nos finalmente ao caminho real. Assim na Escritura Divina temos:
Esta narração não é senão a do próprio caso, que é o da devoção única a Deus. (ED. I-50)
Oyassama exemplificou em passar pelo ‘Caminho’ a forma de viver que esteja de acordo com a intenção de Deus-Parens. Ela nos deixou também um exemplo de como seguir este Caminho através da sua vida-modelo, e nos ensinou que devemos olhar esta jornada como “algo próprio.” Este verso ensina a cada um de nós que devemos considerar o Caminho como sendo de interesse próprio. Dessa maneira, Oyassama ensinou que este Caminho deve ser seguido por toda a humanidade para se receber a graça da verdadeira salvação. Ainda, esclareceu que este Caminho pode ser seguido por qualquer pessoa. Continuando, na Escritura Divina, temos:
Este caminho é um pedido do Parens. Que todas as pessoas fiquem firmemente cientes. (ED. XIV-56)
Quando usamos a palavra ‘Caminho’, primei-ramente estamos nos referindo principalmente aos ensinamentos que Oyassama nos transmitiu. Nós descrevemos o nosso esforço do dia a dia para fazer jus à intenção de Deus-Parens como “andando pelo Caminho” ou “seguindo o Caminho.” As pessoas que se engajam neste esforço são chamadas de “seguidores do Caminho”. Finalmente, a maneira como usamos a palavra “Caminho” pode referir-se também à Igreja Tenrikyo, como um todo.
Como mencionado acima, este Caminho é o Caminho que deve ser seguido por todas as pessoas. É o verdadeiro caminho que nos conduz para a vida plena de alegria e felicidade. Através deste ensinamento, as pessoas serão capazes de desfrutar a verdadeira felicidade e será concretizado um mundo pleno de alegria.
Oyassama ensinou:
Que imaginam ser este caminho? O caminho verdadeiro que trará paz ao mundo. (ED. VI-4)