637 2024.jul_bem-estar

julho amarelo

Keisuke Kira

O fígado é o órgão que realiza a filtragem do sangue e a eliminação de toxinas dos alimentos, bebidas e medicamentos que nós ingerimos, e por isso ele é tão especial para nós. Porém, há algumas doenças que atacam o fígado, prejudicando a nossa saúde e bem estar geral. “Julho Amarelo” é o mês da conscientização sobre as Hepatites Virais, que são doenças do fígado causadas por alguns vírus que podem invadir o nosso corpo e causar inflamação no órgão. Há vários tipos de hepatites virais, sendo as mais comuns as hepatites A, B e C.

Você lava bem as frutas e verduras compradas no mercado ou na feira? Você lava suas mãos frequentemente, principalmente antes de se alimentar? Se sim, muito bom! Continue assim! Se você anda falhando nisso, comece a criar esse hábito saudável desde já. O vírus da hepatite A é transmissível via oral, por alimentos mal lavados ou mãos contaminadas com o vírus. 

Já os vírus das hepatites B e C são diferentes. Eles são transmitidos via transfusão sanguínea (pessoas que fizeram cirurgia e que precisaram receber sangue de outra pessoa, principalmente antes da década de 90, quando não faziam testes para essas doenças), eram  contaminadas com sangue infectado (mais comum em profissionais da saúde e usuários de drogas injetáveis) e relação sexual desprotegida. Os vírus da hepatite B e C podem ficar adormecidos no corpo por 10, 15 ou 20 anos sem causar sintomas, podendo levar a complicações com cirrose e câncer de fígado.

E quais são os sintomas da hepatite? Os sintomas agudos são muito variáveis, podendo ser os mesmos de uma gripe, como náuseas e vômitos. A icterícia, quando a pessoa fica amarela (olhos e pele), é um sinal de que o fígado não está bem, devendo ir ao médico para investigar a causa. Mas como dito anteriormente, alguns vírus que causam hepatite podem ficar adormecidos no corpo por anos sem causar sintomas, sendo detectáveis apenas com exames de sangue.

Como podemos nos cuidar em relação às hepatites virais? 

Tenha hábitos saudáveis de higiene das mãos e dos alimentos que vamos comer: antes de se alimentar, sempre lavar as mãos com água e sabão, e lavar os alimentos antes de comer ou cozinhar, de preferência com solução com cloro. 

Mantenha a sua carteira de vacina atualizada: o Brasil é referência mundial em cobertura vacinal da população. Porém, infelizmente, após a pandemia, a cobertura vacinal nacional caiu, sendo uma preocupação, pois pode reativar doenças antes erradicadas pelas vacinas. Por isso, é de extrema importância estar com as vacinas em dia. As hepatites A e B possuem vacinação gratuita pelo SUS. Infelizmente a hepatite C não possui vacina, sendo a sua prevenção apenas medidas para evitar o seu contágio. 

Vá ao médico para realizar exames periódicos de rotina: muitas doenças como as hepatites e também outras, como diabetes, colesterol, doenças da tireoide, podem ser diagnosticadas com simples exames de sangue que seu médico pode solicitar. 

Evite o abuso de substâncias que podem causar inflamação no corpo: o cigarro e o álcool possuem substâncias que são tóxicas para o corpo todo, principalmente para o fígado. Essas inflamações constantes podem favorecer as hepatites, além de causar cirrose e até câncer.

De forma geral, devemos cuidar da nossa saúde, do nosso corpo e do nosso espírito. O nosso corpo é um bem que Deus-Parens nos concedeu para viver, sendo de nossa responsabilidade cuidar dele da melhor forma possível. Quando estamos bem de saúde, vamos estar melhores para ajudar o próximo, viver com alegria e fazer hinokishin, além de agradecer Oyassama e Deus-Parens pela nossa vida todos os dias. 

Todas as coisas deste mundo são Tsukihi; todos os corpos humanos são emprestados por Tsukihi.   

(ED VI-120)

Vamos aproveitar esse mês de julho para nos cuidarmos ainda mais, agradecer e comemorar os 70 anos da Associação Feminina e da Associação dos Moços do Brasil! 

Shinsuke Kira, médico, colaborador do Espaço Saúde Tasukeai e yoboku da Igreja Hompaku