631 2024.jan bem-estar

somos todos tasukeai

Espaço Saúde Tasukeai

Chegou o momento de agradecer a todos pelo ano de 2023 e neste Ano-novo que se inicia; esperamos continuar contando com sua inestimável colaboração.

Desde o início do Espaço Saúde Tasukeai, em fevereiro de 2020, estamos tendo a satisfação de vivenciar um crescimento de nossas atividades. Tasukeai é a junção das palavras “Tasuke” (que, em japonês, significa ajudar e salvar) e “Ai” (que significa unir e encontrar) e reflete a nossa missão: “Praticar a ajuda mútua, retribuindo a gratidão através da dedicação ao Hinokishin, aprimorando o espírito e, também, aliviando os sofrimentos físicos e psicológicos  dos fiéis que regressam à Sede Missionária”.

Nos Hinos Sagrados temos: 

“Salvando uns aos outros em todas as coisas, reflitam do íntimo do coração.” (HS IV-7)

Nosso maior desejo é que todos os regressantes ao Dendotyo possam realizar a sua reverência de forma plena, e isto implica na melhor condição de saúde possível, em todos os aspectos. 

E para a continuidade e crescimento do Tasukeai, gostaríamos de convidar os profissionais da área da Saúde, Educação e todas as pessoas que desejam se dedicar e salvar o próximo, realizando o hinokishin com muita alegria e satisfação, que se unam à nossa grande família!

(Roberto Sawao Seo, Condutor da Igreja Campinas e responsável do Espaço Saúde Tasukeai)



Unir pessoas  e aujdar o próximo

O Espaço Saúde Tasukeai, desde a sua fundação, conta com a colaboração de diversos profissionais da saúde incluindo médicos, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, massoterapeutas, acupunturistas, enfermeiros, gerontólogos e nutrólogos. 

Em 2023, mais de 100 colaboradores em sistema de rodízio (uma média de 28 colaboradores/mês), foram responsáveis por vários atendimentos e projetos inéditos, atendendo cerca de 800 pessoas. Só em janeiro, foram 109 atendimentos de participantes e colaboradores do Tsudoi e do Gaku 15+.

Coube à Brinquedoteca Tasukeai promover diversas ações para o público infantil (aproximadamente 250 crianças até 6 anos),  que vão desde a arrecadação de mais de 4 mil pares de meias para serem transformados em cobertores, até a realização de oficinas de bolhas de sabão e gincanas com brinquedos infláveis a céu aberto. 

Outro grande destaque em 2023 foi o projeto “Obentô 60+ & Oniguiri Kids”, projeto conduzido pela equipe do PET (Programa Envelhecer da Tenrikyo), que distribuiu 1.615 obentôs para idosos com mais de 60 anos e oniguiris para crianças de até 10 anos.

Outros números do ano de 2023:

     E a todos que gostariam de contribuir para o Espaço Saúde Tasukeai, em 2024, junte-se a nós!

(Ricardo Shinji Takaki, fiel da Igreja Tenrikyo Central e colaborador do Espaço Saúde Tasukeai)