629 2023.Nov_Meu Cotidiano

caminho de gratidão

Tooru Sato

Meu nome é Tooru Sato. Sou condutor da Igreja Tenrikyo Imigrantes, em São Paulo, e, também, tenho o ofício de serviço de lavanderia.  

Meu pai emigrou para o Brasil a pedido do pai dele, que tinha o desejo de fazer a divulgação no exterior, mas, por vários motivos, não pode concretizar o sonho, transferindo-o ao meu pai. Assim, com um enorme sentimento de obediência ao meu avô, partiu para o Brasil com a esposa e mais três filhos pequenos, com o único intuito de fazer a divulgação do nome divino de Deus -Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto. 

Inicialmente, fomos acolhidos pela Sede Missionária, Dendotyo, e, depois, entramos em uma  fazenda de laranjas. Mas, devido a uma enfermidade nos olhos, meu pai ficou impedido de continuar seu trabalho; acredito que foi uma grande orientação para a família. Fomos acolhidos novamente pelo Dendotyo e, mais tarde, partimos para São Paulo, onde a família Oita, que trabalhava no ramo de lavanderia, nos acolheu e nos ensinou esse ofício. 

Dessa forma, meu pai começou a divulgar, espargindo o ensinamento de Oyassama a partir do acolhimento de famílias que não tinham para onde ir, e, assim, conseguiu conduzí-los ao Caminho desta fé. 

Eu também aprendi o ofício de lavanderia e, da mesma forma que o meu pai, através deste trabalho, tive muitas oportunidades de fazer a divulgação e a ministração do Sazuke aos clientes. 

Acredito que cada um encontra a sua forma de fazer a divulgação e ajudar as pessoas. Tenho a convicção de que a coisa mais importante que podemos fazer é nos dedicarmos sinceramente aos nossos pais (oyakoko), pois, assim, com certeza, estaremos contentando o amor parental de Deus-Parens. 

Graças a este maravilhoso ensinamento e, também,  ao meu ofício, estou tendo muitas oportunidades de retribuir às graças recebidas; são graças contínuas e continuo a receber durante esta minha trajetória. 

A minha maior alegria é que através das orientações de Deus-Parens e nossa mãe Oyassama, e também, dos exemplos deixados pelos meus pais, estamos dando prosseguimento e entendendo a alegria desta fé. E o melhor é poder passar esse contentamento para meus filhos, e hoje, também, para minha neta.

“Oyassama começou sozinha este Caminho, e os precursores, tendo a vida-modelo como apoio do espírito, trilharam-no com muito empenho para que tivesse continuidade até nós. Herdando essa fé, de pais para filhos, de filhos para netos, cada passo acumulado se torna a ligação do Caminho por todas as gerações.” (Instrução 4)